26 outubro 2021

Seminário científico do CENA - Edição de outubro

O Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) da Universidade de São Paulo (USP) tem o prazer de convidá-lo para participar do Ciclo de Seminários Institucionais “Ciência em CENA”, que ocorrerá de forma virtual.
Neste mês de outubro, teremos um webinar online no dia 27 de outubro, quarta-feira, das 11hh às 12h no canal do YouTube “Ciência em CENA - USP”. 

Título da palestra: Nutrição mineral de plantas: uma abordagem da avaliação do estado nutricional à fisiologia da nutrição vegetal
Ministrante: Prof. José Lavres Junior 
Link de acesso: http://bit.do/fSjvG

Novo espaço virtual vai promover iniciativas de ciência aberta da USP

Nesta terça, dia 26 de outubro, a USP faz o lançamento do website Ciência Aberta USP, iniciativa que busca promover o acesso aberto e inclusivo à informação e ao conhecimento gerado na Universidade. O lançamento é baseado na recomendação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) sobre o acesso aberto como forma da ciência estar mais conectada às necessidades da sociedade e promover oportunidades iguais para todos. O evento é aberto ao público e terá transmissão às 10 horas pelo Canal USP no Youtube.
“A inclusão da USP nesse movimento mundial é muito importante e serve como exemplo de como a universidade pública pode liderar iniciativas na América do Sul e inspirar a participação de outras universidades. Esse movimento favorece a todos, os pesquisadores, a própria Universidade e a sociedade”, destaca Jackson Cioni Bittencourt, presidente da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia).
Além dele, participam do evento o reitor da USP, Vahan Agopyan, e o pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Canuto. O novo site será apresentado por Débora Chadi, assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa. O encontro também terá uma palestra do Professor Emérito da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP Jacques Marcovitch, que foi reitor da USP e atualmente é membro do Conselho Superior do Graduate Institute os International and Development Studies (IHEID) em Genebra.
O lançamento faz parte da 24ª Semana do Livro e da Biblioteca na USP e da 10ª Semana Internacional do Acesso Aberto, que acontecem de 25 a 31 de outubro. Este último é um evento global realizado há dez anos com o objetivo de trabalhar a recomendação da Unesco de criar um novo paradigma para o empreendimento científico ao abrir conteúdos, ferramentas e processos científicos baseados em maior reprodutibilidade, transparência, compartilhamento e colaboração.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 25/10/21

22 outubro 2021

Nova mobilização em defesa da Ciência acontece no dia 26 de outubro

Atos acontecem na próxima terça-feira em formato virtual e presencial e são organizados pela ANPG com apoio da SBPC. A Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG) está organizando uma série de atos em protesto contra os cortes do orçamento da Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I). A mobilização tem o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br) e outras entidades.
Em reunião na segunda-feira (18), a associação definiu parcialmente o programa de mobilização marcada para o dia 26 de outubro com um misto de atividades presenciais e virtuais. 
Às 10h haverá um tuitaço com a hashtag #SOSCiência.
Haverá também um ato virtual, às 14 horas, com transmissão pelo canal da ANPG no YouTube, que está sendo organizado com a ICTP.br para trazer parlamentares e representantes de outras entidades. Os eventos acima são confirmados, porém, segundo a ANPG, estão sendo organizados atos em outros estados e universidades. A programação completa será divulgada até segunda-feira (25/10).
O objetivo da mobilização é pressionar o governo e os parlamentares pela recomposição do orçamento da CT&I. O Fundo Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) é hoje a principal fonte de financiamento da pesquisa científica no país e o corte e contingenciamento de suas verbas prejudicam principalmente o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que perdeu mais de R$ 600 milhões de seu orçamento. As entidades também solicitam a liberação dos R$ 2,7 bilhões que ainda restam do FNDCT no ano em curso.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência - 22/10/21


CNPq anuncia a concessão de novas bolsas de pesquisa no país e no exterior

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anuncia a concessão de novas bolsas de pesquisa no país e no exterior para jovens pesquisadores. Serão R$ 35 milhões do orçamento do CNPq para bolsas adicionais no âmbito da Chamada 16/2020 – Bolsas no País e no Exterior.
As bolsas adicionais da Chamada 16/2020 são referentes a projetos de pesquisa avaliados com mérito, mas não contempladas com os recursos previstos originalmente, classificadas como projetos em P2. Ao todo, serão concedidas mais de 492 bolsas, sendo 435 no País e 57 no Exterior. Com esse acréscimo, a chamada contemplará 964 bolsas nas modalidades Pós-Doutorado Junior (PDJ), Pós Doutorado no Exterior, Doutorado-Sanduíche, no País, Doutorado-Sanduíche Empresarial, Pesquisador Visitante, Pós-Doutorado Empresarial, Pós-Doutorado Sênior, Doutorado Pleno no Exterior, Estágio Sênior e Doutorado Sanduíche no Exterior. Mais de 80% dessas bolsas de pesquisa são para o Pós-Doutorado Júnior no país com a perspectiva de estimular que novos doutores tenham oportunidades no país para manter estudos de alta qualidade nas instituições brasileiras.   Fonte: CNPq - 21/10/21

PAE - Retificação na lista de disciplinas disponíveis para estágio

Informamos que houve retificação na lista de disciplinas disponíveis para Estágio, pois duas disciplinas não serão oferecidas no 1º semestre de 2022.
Informações importantes: 
as inscrições para o Estágio PAE se encerram dia 3 de novembro.  
Confira o edital e a lista de disciplinas.

  • Todo docente que pretende ter estagiários no 1º ou 2º semestre de 2022 deverá, obrigatoriamente, participar de ao menos um dia do Workshop PAE a ser realizado nos dias 25 e 26 de outubro;
  • Todo pós-graduando que pretende realizar o estágio mais de uma vez deve, obrigatoriamente, ter participado de ao menos uma edição do Workshop PAE;
  • As justificativas de ausência do Workshop deverão ser enviadas até dia 30 de outubro, impreterivelmente;
  • O envio de  relato ao PADLET é opcional, servindo como um espaço para troca de experiência e vivências tanto de Estagiários quanto de Supervisores.
  • A disciplina de Preparação Pedagógica é uma etapa que precisa ter sua aprovação registrada na ficha do aluno antes da realização do Estágio PAE. Não sendo possível se candidatar ao Estágio ainda cursando a disciplina.

Informações sobre o Edital PAE e as disciplinas encontram-se na página do PAE ESALQ: PAE - Programa de Aperfeiçoamento de Ensino | SVPG - Serviço de Pós-Graduação (usp.br)

Informações sobre o Workshop PAE: IX Workshop sobre Docência no Ensino Superior | SVPG - Serviço de Pós-Graduação (usp.br)    Fonte: SVPG-ESALQ - 22/10/21



Seja um autor da Série Produtor Rural

A Série Produtor Rural é uma publicação seriada produzida pela Divisão de Biblioteca da ESALQ para atender as demandas por conteúdos na área agrícola com linguagem simples e clara, destinada especialmente ao pequeno produtor rural e/ou agricultor familiar, tendo em vista o item 2 dos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU: " Fome Zero e Agricultura Sustentável. Editada desde 1997 pela Divisão de Biblioteca da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), com o objetivo de publicar textos acessíveis aos produtores com temas diversificados e informações práticas, contribuindo para a Extensão Rural.
Quem pode publicar: pesquisadores e docentes da ESALQ e CENA; alunos cujos textos serão revisados por orientadores ou quem o Presidente da Comissão de Cultura e Extensão designar; demais pesquisadores, porém, com a chancela da Comissão de Cultura e Extensão que avaliará os textos.
Requisitos para publicar: uso de linguagem simples, acessível e didática; complementação com recursos de ilustração que facilitem a compreensão do texto.   
Fonte: DIBD-ESALQ - 21/10/21

Teste de Proficiência em Língua Inglesa (TOEIC)

O TOEIC  (Test of English for International Communication) é um teste prático que avalia a proficiência da língua inglesa de pessoas cuja língua nativa não seja o inglês. É desenvolvido a partir de exemplos do inglês falado e escrito, coletados em países diversos, e é composto por 200 questões – 100 de compreensão oral e 100 de leitura, com duração de duas horas. A pontuação do TOEIC fornece um feedback claro sobre o desempenho do candidato no mundo global profissional, com uma avaliação objetiva.
O teste é oferecido exclusivamente para a Comunidade USP (servidores docentes e não-docentes, alunos de pós-graduação e graduação de qualquer unidade).
O próximo exame será aplicado no dia 30 de outubro de 2021 e as inscrições poderão ser feitas pelo site da FEALQ, até o dia 22 de outubro de 2021.   Fonte: ESALQNet - 21/10/21
   

21 outubro 2021

Fontes e recursos de informação da USP

Fonte: AGUIA - 20/10/21

Prêmio Vídeo PPG – Ciências – 2021

A Comissão de Pós-Graduação do CENA parabeniza os pós-graduandos Rachel Ferraz de Camargo, Luís Felipe Guandalin Zagatto e Eduardo Santos Rodrigues pela indicação ao “Prêmio Vídeo PPG-Ciências-2021”, uma iniciativa que busca promover e incentivar a divulgação dos trabalhos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Ciências (Energia Nuclear e na Agricultura).

– 1º lugar: Desenvolvimento de um método rápido e preciso por fluorescência de raios X para a determinação de proteína bruta na soja, de autoria de Rachel Ferraz de Camargo;

– 2º lugar: O feedback planta-solo e suas implicações na restauração ecológica na transição Mata Atlântica – Cerrado, de autoria de Luís Felipe Guandalin Zagatto,

– 3º lugar: Caracterização da absorção foliar, translocação e exportação de cálcio para os frutos: uma busca por fontes de cálcio com mobilidade aumentada, de autoria de Eduardo Santos Rodrigues.https://www.youtube.com/watch?v=S8W0tE06c6U

Saiba mais.   Fonte: CPGCENA - 20/10/21

USP recebe R$ 525,6 milhões em crédito suplementar do Governo do Estado

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou o repasse de R$ 1 bilhão em crédito suplementar para a USP, a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) até o final deste ano. A divulgação foi feita em coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo paulista, no dia 20 de outubro.
Desse montante, a USP receberá R$ 525,6 milhões, que serão investidos em obras e reformas na infraestrutura física e tecnológica, construção de novos laboratórios, biotérios, salas de aula, apoio à permanência estudantil e compra de equipamentos.
A Unesp receberá R$ 245 milhões e a Unicamp, R$ 229,4 milhões, conforme os critérios determinados na distribuição de 9,57% da arrecadação do ICMS do Estado – 5,02% para a USP, 2,34% para a Unesp e 2,19% para a Unicamp.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o reajuste no orçamento de 2022 será dividido da seguinte forma: a USP terá aumento de 24%, recebendo cerca de R$ 7,6 bilhões; a Unesp receberá R$ 3,8 bilhões, um acréscimo de 22% em relação a 2021; a Unicamp ficará com 17% a mais, totalizando R$ 3,7 bilhões; e a Fapesp terá reajuste de 15% sobre o atual orçamento, recebendo R$ 1,85 bilhão.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 20/10/21

20 outubro 2021

29º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP

A Comissão de Pesquisa do CENA convida-os para assistir ao 29º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP – SIICUSP, no dia  21 de outubro de 2021, com início às 8 horas e término às 16 horas, pelo link: http://bit.do/fSgsB - acesso via e-mail institucional da USP.  Confira a programação do Simpósio.   
Fonte: CPqCENA - 18/10/21


U-Multirank cria novo ‘Índice de Cooperação do Ensino Superior’, mostrando que a chave para o sucesso estratégico é a cooperação

Em sua oitava publicação anual, o U-Multirank mostra como as universidades que colaboram com seu ecossistema local e além-fronteiras têm um desempenho melhor do que aquelas que não o fazem. Esta é uma tradução livre da matéria de John Roman. A última análise de um novo Índice de Cooperação – exclusivo do U-Multirank – mostra duas tendências principais:
1) Trabalhos de cooperação: instituições de ensino superior que trabalham em conjunto com outras instituições, empresas e indústrias, governos, órgãos regionais ou além-fronteiras geralmente têm um desempenho melhor do que aqueles que estão menos focados na cooperação;
2) As universidades europeias cooperam de forma mais intensa em comparação com outras regiões, especialmente nas áreas de desempenho de ensino e aprendizagem, investigação, intercâmbio de conhecimentos e internacionalização.
O amplo escopo dos dados do U-Multirank demonstra os efeitos positivos da cooperação em diferentes dimensões de desempenho. As principais instituições do novo Índice de Cooperação U-Multirank são mais bem-sucedidas na graduação no tempo de seus graduados (82% dos alunos de mestrado em comparação com 73%). Entre as principais instituições de cooperação, a fundação de empresas de pós-graduação é muito mais comum (32 empresas de pós-graduação por 1000 graduados em comparação com apenas 17 entre todas as instituições). Além disso, a produção de suas publicações (normalizada por tamanho) é quase o dobro em comparação com todas as universidades.
Conheça o perfil da Universidade de São Paulo: https://www.umultirank.org/study-at/university-of-sao-paulo-rankings/.   Saiba mais.   Fonte: AGUIA - 20/10/21