01 novembro 2021
31 outubro 2021
5G e cidades inteligentes: soluções para um futuro hiperconectado
O que é uma cidade inteligente? A Comissão Europeia define cidade inteligente como “um local onde as redes e serviços tradicionais tornam-se mais eficientes com o uso de tecnologias digitais e de telecomunicações em benefício dos seus habitantes e empresas”. A difusão e disponibilidade de novas tecnologias são necessárias para transformar uma cidade em uma cidade inteligente, contribuindo para atingir um alto nível de desenvolvimento urbano sustentável e melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos.
As cidades inteligentes usam a Internet das Coisas (IoT) para coletar dados em tempo real visando entender melhor como os padrões de demanda estão mudando e responder com soluções mais rápidas e de menor custo. Em termos gerais, os ecossistemas das cidades digitais são projetados para rodar em estruturas de TIC que conectam várias redes dedicadas de dispositivos móveis, sensores, carros conectados, eletrodomésticos, gateways de comunicação e data centers.
Em 2025, as tendências da IoT sugerem que o número de dispositivos conectados em todo o mundo aumentará para 75 bilhões. O número crescente de objetos que se interconectam gera um volume de dados sem precedentes que a cidade pode analisar localmente para tomar decisões mais fundamentadas sobre quais mudanças ou novos projetos beneficiarão mais os moradores. O termo “IoT Massiva” é uma descrição adequada do enorme número de sensores e dispositivos de IoT que se comunicarão. Saiba mais. Fonte: Reply - 31/10/21
30 outubro 2021
Aplicativos móveis facilitam acesso a serviços da CAPES
A CAPES desenvolveu sete aplicativos móveis para facilitar o acesso de seus usuários a dados, informações e serviços da Fundação. As ferramentas estão disponíveis para tablets e smartphones e podem ser baixadas em sistemas IOS e Android, nas lojas do governo federal da Apple Store e da Play Store, do Google. O acesso aos aplicativos é feito pelo login único do governo federal.
O Bolsista CAPES permite que o usuário faça a implementação
de sua bolsa a partir do próprio aplicativo, consulte informações sobre seus
benefícios, em andamento ou concluídos, dados bancários e histórico de
pagamentos. Já o Pesquisador CAPES permite que o beneficiário de
auxílio-pesquisador (AuxPe) visualize informações do seu projeto, acompanhe a
situação dos processos – como cronograma financeiro, plano de aplicação e dados
do cartão – e consulte sua prestação de contas.
Já o Pesquisador CAPES permite que o beneficiário de
auxílio-pesquisador (AuxPe) visualize informações do seu projeto, acompanhe a
situação dos processos – como cronograma financeiro, plano de aplicação e dados
do cartão – e consulte sua prestação de contas.
Pelo aplicativo Periódicos, o usuário acessa o acervo do Portal
de Periódicos da CAPES. É possível realizar buscas rápidas por assuntos, periódicos, livros e bases, além de navegar em websites referenciados pelos resultados das
pesquisas, que são feitas via Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). O Portal é a maior base virtual de apoio à
pesquisa do Brasil, com a oferta de conteúdo científico nacional e
internacional, como teses, dissertações, normas técnicas, patentes e material
audiovisual, entre outros.
Há também o app EduCAPES, que facilita o acesso ao portal de objetos educacionais abertos da Fundação, com milhares de produtos de aprendizagem, como livros didáticos, textos e imagens, entre outros conteúdos de apoio à pesquisa e ao ensino, que têm licenciamento aberto, publicados com autorização expressa do autor ou que estão sob domínio público.
O SisUAB é sobre a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Pela navegação em um mapa interativo, alunos e
professores de graduação e pós-graduação podem encontrar as instituições de
ensino superior (IES) associadas e os polos da rede espalhados por todo o País.
É possível fazer buscas avançadas por localização, região e grau dos cursos,
por exemplo, além de visualizar detalhes como endereço e contatos, e os cursos
oferecidos em cada polo.
Voltado para os pró-reitores das instituições de ensino superior brasileiras, o Sucupira Pró-Reitor permite o acesso a dados institucionais preenchidos por seus coordenadores de programas de pós-graduação (PPG). Também oferece a opção de busca rápida, por programas, professores e alunos, além de permitir a verificação de pendências, estatísticas e mudanças em cada PPG.
O mais novo aplicativo lançado pela Fundação é o Talentos CAPES. O app foi criado para ampliar as conexões acadêmicas e profissionais de ex-bolsistas da CAPES, ao apresentar às empresas os trabalhos realizados no exterior durante seus mestrados ou doutorados. Os próprios autores dos trabalhos são responsáveis por criar e atualizar seus perfis. Fonte: CAPES - 26/10/21
Vacina em spray desenvolvida pela USP contra covid-19 pode estar disponível em 2023
A USP desenvolveu uma vacina
para covid-19 em spray, apresentou a proposta à Agência Nacional de Vigilância
Sanitária (Anvisa) e aguarda autorização para início de estudos em humanos. O
imunizante desenvolvido pelo Instituto do Coração do Hospital das
Clínicas da Faculdade de Medicina da USP tem como objetivo ser
mais uma ferramenta de combate ao novo coronavírus.
“Nós estudamos em detalhes a resposta imune de 220 convalescentes que haviam tido a doença, que se recuperaram, e aí nós pensamos em um peptídeo, estudando bem o vírus, que contemplasse uma resposta muito forte de anticorpo que neutralize o vírus, mas também desse uma boa resposta celular”, contou ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição Jorge Kalil Filho, professor de Imunologia Clínica e Alergia da FMUSP, diretor do Laboratório de Imunologia do InCor e coordenador da pesquisa de desenvolvimento da vacina.
Kalil explica que a administração nasal da vacina foi por causa da
aplicação ser realizada na mesma região onde ocorre a entrada do vírus no corpo
humano. A imunoglobulina A (IgA) é responsável pela defesa contra o
coronavírus. O intuito é estimular essas células do sistema imunológico
localizadas na mucosa nasal, de forma a criar um maior número de
anticorpos. Segundo o professor, as vacinas intramusculares produzem uma
quantidade menor de anticorpos, sendo a versão em spray uma forma mais eficaz
na criação de defesa contra a doença, como para o impedimento da infecção.
O imunizante apresentou em seus testes iniciais grande resposta imunológica quando aplicada. Atualmente, foi solicitado à Anvisa a autorização para iniciar o teste clínico em pessoas. Os testes pretendem entender qual é a forma mais eficiente do funcionamento da vacina nos voluntários. O estudo irá testar questões relacionadas ao número de doses, quantidade de imunizante e como este reage em diferentes organismos. Fonte: Jornal da USP - 29/10/21
“Nós estudamos em detalhes a resposta imune de 220 convalescentes que haviam tido a doença, que se recuperaram, e aí nós pensamos em um peptídeo, estudando bem o vírus, que contemplasse uma resposta muito forte de anticorpo que neutralize o vírus, mas também desse uma boa resposta celular”, contou ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição Jorge Kalil Filho, professor de Imunologia Clínica e Alergia da FMUSP, diretor do Laboratório de Imunologia do InCor e coordenador da pesquisa de desenvolvimento da vacina.
O imunizante apresentou em seus testes iniciais grande resposta imunológica quando aplicada. Atualmente, foi solicitado à Anvisa a autorização para iniciar o teste clínico em pessoas. Os testes pretendem entender qual é a forma mais eficiente do funcionamento da vacina nos voluntários. O estudo irá testar questões relacionadas ao número de doses, quantidade de imunizante e como este reage em diferentes organismos. Fonte: Jornal da USP - 29/10/21
29 outubro 2021
Professora do CENA, está entre as 100 mulheres poderosas do Agro-Forbes
A engenharia agrônoma, Tsai Siu Mui, pós-doutora em Ecologia e em estudos genéticos da fixação
biológica de nitrogênio, hoje é vice-diretora do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA-USP). Atua também no Laboratório de
Biologia Celular e Molecular da instituição. Suas pesquisas
estão voltadas para interação planta-microrganismos, simbioses, marcadores
moleculares, sequenciamento de genomas, genes de defesa em plantas, ecologia
microbiana, desmatamento e conversão do uso da terra com foco nos ciclos
biogeoquímicos. Fonte: Forbes - 15/10/21
27 outubro 2021
26 outubro 2021
Seminário científico do CENA - Edição de outubro
O Centro de Energia Nuclear na Agricultura
(CENA) da Universidade de São Paulo (USP) tem o prazer de convidá-lo para
participar do Ciclo de Seminários Institucionais “Ciência em
CENA”, que ocorrerá de forma virtual.
Neste mês de outubro,
teremos um webinar online no dia 27 de outubro, quarta-feira, das
11hh às 12h no canal do YouTube “Ciência em CENA - USP”.
Título da palestra: Nutrição mineral de plantas: uma
abordagem da avaliação do estado nutricional à fisiologia da nutrição vegetal
Ministrante:
Prof. José Lavres Junior
Link de acesso: http://bit.do/fSjvG
Novo espaço virtual vai promover iniciativas de ciência aberta da USP
Nesta terça, dia 26 de outubro, a USP faz o lançamento do website Ciência Aberta USP, iniciativa que busca promover o acesso aberto e inclusivo à informação e ao conhecimento gerado na Universidade. O lançamento é baseado na recomendação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) sobre o acesso aberto como forma da ciência estar mais conectada às necessidades da sociedade e promover oportunidades iguais para todos. O evento é aberto ao público e terá transmissão às 10 horas pelo Canal USP no Youtube.
“A inclusão da USP nesse movimento mundial é muito importante e serve como exemplo de como a universidade pública pode liderar iniciativas na América do Sul e inspirar a participação de outras universidades. Esse movimento favorece a todos, os pesquisadores, a própria Universidade e a sociedade”, destaca Jackson Cioni Bittencourt, presidente da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia).Além dele, participam do evento o reitor da USP, Vahan Agopyan, e o pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Canuto. O novo site será apresentado por Débora Chadi, assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa. O encontro também terá uma palestra do Professor Emérito da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP Jacques Marcovitch, que foi reitor da USP e atualmente é membro do Conselho Superior do Graduate Institute os International and Development Studies (IHEID) em Genebra.
O lançamento faz parte da 24ª Semana do Livro e da Biblioteca na USP e da 10ª Semana Internacional do Acesso Aberto, que acontecem de 25 a 31 de outubro. Este último é um evento global realizado há dez anos com o objetivo de trabalhar a recomendação da Unesco de criar um novo paradigma para o empreendimento científico ao abrir conteúdos, ferramentas e processos científicos baseados em maior reprodutibilidade, transparência, compartilhamento e colaboração. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 25/10/21
25 outubro 2021
23 outubro 2021
22 outubro 2021
Nova mobilização em defesa da Ciência acontece no dia 26 de outubro
Atos acontecem na
próxima terça-feira em formato virtual e presencial e são organizados pela ANPG
com apoio da SBPC. A Associação Nacional dos Pós-Graduandos
(ANPG) está organizando uma série de atos em protesto contra os cortes do
orçamento da Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I). A mobilização tem o
apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Iniciativa
para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br) e outras entidades.
Em reunião na segunda-feira (18), a associação definiu parcialmente o programa de mobilização marcada para o dia 26 de outubro com um misto de atividades presenciais e virtuais.
Às 10h haverá um tuitaço com a hashtag #SOSCiência.
Haverá também um ato virtual, às 14 horas, com transmissão pelo canal da ANPG no YouTube, que está sendo organizado com a ICTP.br para trazer parlamentares e representantes de outras entidades. Os eventos acima são confirmados, porém, segundo a ANPG, estão sendo organizados atos em outros estados e universidades. A programação completa será divulgada até segunda-feira (25/10).
O objetivo da mobilização é pressionar o governo e os parlamentares pela recomposição do orçamento da CT&I. O Fundo Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) é hoje a principal fonte de financiamento da pesquisa científica no país e o corte e contingenciamento de suas verbas prejudicam principalmente o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que perdeu mais de R$ 600 milhões de seu orçamento. As entidades também solicitam a liberação dos R$ 2,7 bilhões que ainda restam do FNDCT no ano em curso. Saiba mais. Fonte: Jornal da Ciência - 22/10/21
Em reunião na segunda-feira (18), a associação definiu parcialmente o programa de mobilização marcada para o dia 26 de outubro com um misto de atividades presenciais e virtuais.
Às 10h haverá um tuitaço com a hashtag #SOSCiência.
Haverá também um ato virtual, às 14 horas, com transmissão pelo canal da ANPG no YouTube, que está sendo organizado com a ICTP.br para trazer parlamentares e representantes de outras entidades. Os eventos acima são confirmados, porém, segundo a ANPG, estão sendo organizados atos em outros estados e universidades. A programação completa será divulgada até segunda-feira (25/10).
O objetivo da mobilização é pressionar o governo e os parlamentares pela recomposição do orçamento da CT&I. O Fundo Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) é hoje a principal fonte de financiamento da pesquisa científica no país e o corte e contingenciamento de suas verbas prejudicam principalmente o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que perdeu mais de R$ 600 milhões de seu orçamento. As entidades também solicitam a liberação dos R$ 2,7 bilhões que ainda restam do FNDCT no ano em curso. Saiba mais. Fonte: Jornal da Ciência - 22/10/21
CNPq anuncia a concessão de novas bolsas de pesquisa no país e no exterior
Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anuncia a concessão de novas
bolsas de pesquisa no país e no exterior para jovens pesquisadores. Serão R$ 35
milhões do orçamento do CNPq para bolsas adicionais no âmbito da Chamada 16/2020
– Bolsas no País e no Exterior.
As bolsas adicionais da Chamada 16/2020 são referentes a projetos de pesquisa avaliados com mérito, mas não contempladas com os recursos previstos originalmente, classificadas como projetos em P2. Ao todo, serão concedidas mais de 492 bolsas, sendo 435 no País e 57 no Exterior. Com esse acréscimo, a chamada contemplará 964 bolsas nas modalidades Pós-Doutorado Junior (PDJ), Pós Doutorado no Exterior, Doutorado-Sanduíche, no País, Doutorado-Sanduíche Empresarial, Pesquisador Visitante, Pós-Doutorado Empresarial, Pós-Doutorado Sênior, Doutorado Pleno no Exterior, Estágio Sênior e Doutorado Sanduíche no Exterior. Mais de 80% dessas bolsas de pesquisa são para o Pós-Doutorado Júnior no país com a perspectiva de estimular que novos doutores tenham oportunidades no país para manter estudos de alta qualidade nas instituições brasileiras. Fonte: CNPq - 21/10/21
As bolsas adicionais da Chamada 16/2020 são referentes a projetos de pesquisa avaliados com mérito, mas não contempladas com os recursos previstos originalmente, classificadas como projetos em P2. Ao todo, serão concedidas mais de 492 bolsas, sendo 435 no País e 57 no Exterior. Com esse acréscimo, a chamada contemplará 964 bolsas nas modalidades Pós-Doutorado Junior (PDJ), Pós Doutorado no Exterior, Doutorado-Sanduíche, no País, Doutorado-Sanduíche Empresarial, Pesquisador Visitante, Pós-Doutorado Empresarial, Pós-Doutorado Sênior, Doutorado Pleno no Exterior, Estágio Sênior e Doutorado Sanduíche no Exterior. Mais de 80% dessas bolsas de pesquisa são para o Pós-Doutorado Júnior no país com a perspectiva de estimular que novos doutores tenham oportunidades no país para manter estudos de alta qualidade nas instituições brasileiras. Fonte: CNPq - 21/10/21
PAE - Retificação na lista de disciplinas disponíveis para estágio
Informamos que houve retificação na lista de disciplinas disponíveis
para Estágio, pois duas disciplinas não serão oferecidas no 1º semestre de
2022.
Informações importantes:
as inscrições para o Estágio PAE se encerram dia
3 de novembro.
- Todo docente que pretende ter estagiários no 1º ou 2º semestre de 2022 deverá, obrigatoriamente, participar de ao menos um dia do Workshop PAE a ser realizado nos dias 25 e 26 de outubro;
- Todo pós-graduando que pretende realizar o estágio mais de uma vez deve, obrigatoriamente, ter participado de ao menos uma edição do Workshop PAE;
- As justificativas de ausência do Workshop deverão ser enviadas até dia 30 de outubro, impreterivelmente;
- O envio de relato ao PADLET é opcional, servindo como um espaço para troca de experiência e vivências tanto de Estagiários quanto de Supervisores.
- A disciplina de Preparação Pedagógica é uma etapa
que precisa ter sua aprovação registrada na ficha do aluno antes da realização
do Estágio PAE. Não sendo possível se candidatar ao Estágio ainda
cursando a disciplina.
Informações sobre o Edital PAE e as disciplinas encontram-se na
página do PAE ESALQ: PAE - Programa de Aperfeiçoamento
de Ensino | SVPG - Serviço de Pós-Graduação (usp.br)
Informações sobre o Workshop PAE: IX Workshop sobre Docência no Ensino Superior | SVPG - Serviço de Pós-Graduação (usp.br) Fonte: SVPG-ESALQ - 22/10/21
Seja um autor da Série Produtor Rural
A Série Produtor Rural é uma publicação seriada produzida pela
Divisão de Biblioteca da ESALQ para atender as demandas por conteúdos na área
agrícola com linguagem simples e clara, destinada especialmente ao pequeno
produtor rural e/ou agricultor familiar, tendo em vista o item 2 dos 17
objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU: " Fome
Zero e Agricultura Sustentável. Editada desde
1997 pela Divisão de Biblioteca da Escola Superior de Agricultura Luiz de
Queiroz (ESALQ/USP), com o objetivo de publicar textos acessíveis aos
produtores com temas diversificados e informações práticas, contribuindo para a
Extensão Rural.
Quem pode publicar: pesquisadores
e docentes da ESALQ e CENA; alunos cujos textos serão revisados por
orientadores ou quem o Presidente da Comissão de Cultura e Extensão designar;
demais pesquisadores, porém, com a chancela da Comissão de Cultura e Extensão
que avaliará os textos.
Requisitos para publicar: uso
de linguagem simples, acessível e didática; complementação com recursos de
ilustração que facilitem a compreensão do texto.
Fonte: DIBD-ESALQ - 21/10/21
Teste de Proficiência em Língua Inglesa (TOEIC)
O TOEIC (Test of English for International
Communication) é um teste prático que avalia a proficiência da língua
inglesa de pessoas cuja língua nativa não seja o inglês. É desenvolvido a
partir de exemplos do inglês falado e escrito, coletados em países diversos, e
é composto por 200 questões – 100 de compreensão oral e 100 de leitura, com
duração de duas horas. A pontuação do TOEIC fornece um feedback claro sobre o
desempenho do candidato no mundo global profissional, com uma avaliação
objetiva.
O teste é oferecido exclusivamente para a Comunidade USP (servidores docentes e não-docentes, alunos de pós-graduação e graduação de qualquer unidade).
O próximo exame será aplicado no dia 30 de outubro de 2021 e as inscrições poderão ser feitas pelo site da FEALQ, até o dia 22 de outubro de 2021. Fonte: ESALQNet - 21/10/21
O teste é oferecido exclusivamente para a Comunidade USP (servidores docentes e não-docentes, alunos de pós-graduação e graduação de qualquer unidade).
O próximo exame será aplicado no dia 30 de outubro de 2021 e as inscrições poderão ser feitas pelo site da FEALQ, até o dia 22 de outubro de 2021. Fonte: ESALQNet - 21/10/21
Assinar:
Postagens (Atom)