19 fevereiro 2022
A contagem de citações reforça a influência de artigos altamente citados e nos leva a desvalorizar aqueles com menos
No contexto da avaliação diária da pesquisa, as contagens de citações são muitas vezes consideradas como um simples indicador da influência de qualquer artigo em particular. No entanto, todas as citações não são iguais e podem ser implantadas para atingir fins diferentes. Comentando um estudo recente sobre como pesquisadores de 15 áreas acadêmicas entendem a influência do trabalho citado em sua pesquisa, Eamon Duede mostra como a citação desempenha um papel tanto na indicação quanto na formação da influência dos trabalhos de pesquisa.
De muitas maneiras, os trabalhos de pesquisa são repositórios de conhecimento potencialmente impactante, cada um construindo, conectando, desafiando ou reconhecendo um ao outro. E um dos principais meios pelos quais essas diversas atividades são registradas no livro-caixa do progresso científico é através da prática da citação.Como resultado, tornou-se comum e não totalmente irracional acreditar que o número de vezes que um artigo foi citado é uma medida direta de quão influente ele foi. Se um trabalho foi citado significativamente mais vezes do que seus pares na área, então, com toda a probabilidade, esse artigo foi mais influente do que os outros. Portanto, não é de se admirar que cientistas, administradores, órgãos financiadores e comitês de premiação usem a contagem de citações como uma das principais formas de avaliar a influência na tomada de decisões. Saiba mais. Fonte: Latindex - 18/02/22
Divulgado edital do Prêmio CAPES de Tese 2022
A CAPES lançou a 17ª edição do Prêmio CAPES de Tese. O Edital nº 11/2022 foi publicado no Diário Oficial da
União desta quinta-feira, 17. A seleção vai reconhecer os melhores trabalhos de
conclusão de doutorado, defendidos no Brasil em 2021. Um em cada área do
conhecimento reconhecida pela Fundação.
Até 49 teses serão escolhidas na primeira etapa da seleção. Entre essas, três receberão o Grande Prêmio CAPES de Tese, relacionado a cada grande área: Ciências Biológicas, da Saúde e Agrárias, Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar (Materiais e Biotecnologia), e Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas.
Os programas de pós-graduação (PPG) farão uma pré-seleção, para eleger as teses que os representarão no concurso. Os trabalhos precisam estar registrados na Plataforma Sucupira da CAPES e terem sido defendidos no Brasil, em 2021, mesmo em casos de cotutela ou outras formas de dupla diplomação. As inscrições, aceitas a partir da próxima segunda-feira, 21, vão até o dia 22 de abril, é devem ser feitas pelo site https://pct.capes.gov.br. O resultado do Prêmio tem divulgação prevista para agosto. Os vencedores do Grande Prêmio serão conhecidos em dezembro. Saiba mais. Fonte: CCS/CAPES - 18/02/22
Até 49 teses serão escolhidas na primeira etapa da seleção. Entre essas, três receberão o Grande Prêmio CAPES de Tese, relacionado a cada grande área: Ciências Biológicas, da Saúde e Agrárias, Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar (Materiais e Biotecnologia), e Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas.
Os programas de pós-graduação (PPG) farão uma pré-seleção, para eleger as teses que os representarão no concurso. Os trabalhos precisam estar registrados na Plataforma Sucupira da CAPES e terem sido defendidos no Brasil, em 2021, mesmo em casos de cotutela ou outras formas de dupla diplomação. As inscrições, aceitas a partir da próxima segunda-feira, 21, vão até o dia 22 de abril, é devem ser feitas pelo site https://pct.capes.gov.br. O resultado do Prêmio tem divulgação prevista para agosto. Os vencedores do Grande Prêmio serão conhecidos em dezembro. Saiba mais. Fonte: CCS/CAPES - 18/02/22
Portal de Periódicos da CAPES mantém 89 contratos
Com 434 instituições
participantes, o Portal de Periódicos da
CAPES oferece mais de 42 mil publicações de todas as áreas do conhecimento.
Maior iniciativa da América Latina para consulta a conteúdo científico
produzido no Brasil e exterior, a plataforma contribui há mais de 20 anos com a
formação de pesquisadores. Em 2021, somente entre janeiro e agosto, foram mais
de 100 milhões de acessos a textos completos e referenciais de pesquisa e
resumo.
O Portal de Periódicos democratiza o alcance a conteúdos atualizados, sem limitações geográficas ou de horário. Os estudantes, professores e pesquisadores das instituições participantes podem acessar o seu conteúdo de forma remota e por aplicativo móvel próprio para celulares e tablets. Saiba mais. Fonte: CCS/CAPES - 18/02/22
18 fevereiro 2022
A Amazon lança uma biblioteca digital no Metrô de Madri
A Amazon lança uma biblioteca digital no Metrô de Madri que abriga mais de 260 audiolivros para diversão de seus usuários. Experiências e valor acrescentado. É isso que os consumidores exigem de muitas das marcas que tentam cativar e gerar relacionamento com eles por meio de suas mensagens e abordagens publicitárias. A equipe de marketing da Audible na Espanha, plataforma de audiolivros da multinacional Amazon, inspirou-se nessa máxima para realizar uma ativação inédita na Espanha. Especificamente, a linha 10 de Nuevos Ministerios foi o local escolhido para instalar uma grande biblioteca de audiolivros Audible para convidar os usuários do metrô a começar a ouvir esse tipo de formato. O espaço inclui mais de 260 títulos, entre os quais estão os mais ouvidos, títulos originais e mais uma centena de temas e autores diferentes.
Os usuários do Metrô de Madri poderão usufruir desta iniciativa até 14 de março, além de ter acesso a uma assinatura de 2 meses do Audible, que oferece mais de 90.000 títulos disponíveis. O objetivo final é justamente mostrar a amplitude do catálogo disponível e seu compromisso com a cultura neste formato cada vez maior. Fonte: Latindex - 18/02/22
Em entrevista, reitor fala sobre as expectativas para o retorno das aulas presenciais na USP
Em entrevista à Rádio
Bandeirantes, concedida no dia 17 de fevereiro, o reitor da USP, Carlos
Gilberto Carlotti Junior, falou sobre a retomada das atividades presenciais na
Universidade.
“A expectativa é que, no dia 14 de março, voltemos às aulas
presenciais em toda a Universidade. Com a diminuição de casos de covid-19 para
este início de março, a grande adesão da nossa comunidade ao sistema de
vacinação e o uso de medidas de defesa pessoal, como uso de máscara e de álcool
gel, acreditamos que poderemos fazer essa volta integral ao ensino presencial.
E também utilizando algumas ferramentas que aprendemos durante a pandemia, de
um ensino mediado pela tecnologia”, afirmou.
Carlotti falou sobre as ações que serão adotadas pela Universidade para minimizar os efeitos da pandemia no aprendizado nos estudantes. “Estamos programando para 2022 algumas ações que recuperem esse ensino que foi, de certa forma, diminuído. Vamos fazer um programa de tutoria com alunos dos últimos anos dos cursos de graduação, de pós-graduação e pós-doutores, para que atuem junto com os professores, complementando o ensino que foi feito durante a pandemia, principalmente para aqueles alunos que ingressaram na Universidade em 2020 e em 2021”, explicou. Fonte: Jornal da USP - 18/02/22
Carlotti falou sobre as ações que serão adotadas pela Universidade para minimizar os efeitos da pandemia no aprendizado nos estudantes. “Estamos programando para 2022 algumas ações que recuperem esse ensino que foi, de certa forma, diminuído. Vamos fazer um programa de tutoria com alunos dos últimos anos dos cursos de graduação, de pós-graduação e pós-doutores, para que atuem junto com os professores, complementando o ensino que foi feito durante a pandemia, principalmente para aqueles alunos que ingressaram na Universidade em 2020 e em 2021”, explicou. Fonte: Jornal da USP - 18/02/22
Anvisa aprova 1º autoteste contra covid-19 no Brasil
Testes de antígeno podem diagnosticar infecção em poucos minutos, o que permite tratar a doença logo no início e romper cadeias de transmissão
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta
quinta-feira (17/02) o primeiro registro de autoteste de covid-19. O teste
de antígeno pode diagnosticar uma infecção em poucos minutos. Esse
tipo de teste é normalmente feito com a inserção de um swab (um tipo de
cotonete) no nariz da pessoa, que depois deve ser imerso em um tubo com fluido
e agitado. Algumas gotas são em seguida pingadas em uma base plástica, e após
cerca de 15 minutos o número de traços que aparece no visor indica se há
uma infecção. É o mesmo tipo de teste rápido já feito em farmácias. Em nota, a
Anvisa informou que a avaliação do pedido levou 16 dias, incluindo o tempo
necessário para o fabricante se adequar às exigências técnicas feitas. O autoteste detecta os antígenos - determinadas proteínas do invólucro
viral - e tem uma eficácia alta, mas é menos preciso do que o RT-PCR, que
detecta o próprio material genético do coronavírus e deve ser feito em
laboratório.
Diagnóstico rápido
Esses testes permitirão aumentar a testagem de pessoas sintomáticas,
assintomáticas e de indivíduos que tiverem tido contato com outras infectadas
pelo coronavírus, permitindo romper cadeias de transmissão e tratar
a doença logo no início. O
primeiro autoteste autorizado pela Anvisa, de nome Novel Coronavírus (Covid-19)
Autoteste Antígeno, é produzido pela CPMH Comércio e Indústria de Produtos
Médicos-Hospitalares e Odontológicos. Os autotestes já estão sendo utilizados e
comercializados há muito tempo em vários outros países.
Fonte: DW Brasil - 17/02/22
17 fevereiro 2022
Curso aborda atualização em métricas de desempenho acadêmico
Até o dia 4 de março estão
abertas as inscrições para o III Curso de Atualização em Métricas de Desempenho
Acadêmico e Comparações Internacionais, iniciativa do Projeto Métricas que vai abordar o desenvolvimento de competências e
habilidades para analisar criticamente o uso de métricas, além de liderar ações
relacionadas ao aprimoramento do desempenho institucional das universidades no
Brasil. Para essa terceira edição do curso, o conteúdo foi ampliado com
módulos focados na relação da ciência com a sociedade, no uso responsável de
métricas, no acompanhamento dos egressos e na inclusão social com base em uma
leitura atualizada para a governança acadêmica. O programa completo está disponível neste
link.
As aulas serão realizadas entre os meses de março e novembro. O
programa oferece 50 horas de atividades didáticas estruturadas e 30 horas de
trabalho individual e em grupo. A carga de trabalho é estimada em duas horas
semanais.
O curso é destinado a lideranças e profissionais de gestão universitária e dirigentes de instituições de ensino superior e comunicadores de ciência. O processo de seleção levará em conta a análise de currículo, a motivação para participar do curso e o vínculo institucional. O resultado final da seleção será divulgado até o dia 11 de março de 2022.
O Projeto Métricas, desenvolvido pelas três universidades públicas paulistas e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), tem o objetivo de tornar mais acessível o conhecimento público sobre metodologia e métricas; apresentar processos de monitoramento e internalização dos indicadores; fomentar uma política pública sobre indicadores de desempenho; e aprimorar a governança das instituições.
Liderado por Jacques Marcovitch, professor sênior da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP e integrante do conselho do Graduate Institute (IHEID), em Genebra, o Projeto Métricas já lançou dois livros com conteúdos orientadores sobre o tema, além de oferecer um curso de atualização. Mais informações e link para inscrições estão no site do Projeto Métricas. Fonte: Jornal da USP - 17/02/22
O curso é destinado a lideranças e profissionais de gestão universitária e dirigentes de instituições de ensino superior e comunicadores de ciência. O processo de seleção levará em conta a análise de currículo, a motivação para participar do curso e o vínculo institucional. O resultado final da seleção será divulgado até o dia 11 de março de 2022.
O Projeto Métricas, desenvolvido pelas três universidades públicas paulistas e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), tem o objetivo de tornar mais acessível o conhecimento público sobre metodologia e métricas; apresentar processos de monitoramento e internalização dos indicadores; fomentar uma política pública sobre indicadores de desempenho; e aprimorar a governança das instituições.
Liderado por Jacques Marcovitch, professor sênior da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP e integrante do conselho do Graduate Institute (IHEID), em Genebra, o Projeto Métricas já lançou dois livros com conteúdos orientadores sobre o tema, além de oferecer um curso de atualização. Mais informações e link para inscrições estão no site do Projeto Métricas. Fonte: Jornal da USP - 17/02/22
Mais visualizações do VOSviewer adicionadas ao Dimensions
Temos o prazer de compartilhar que, após a integração do VOSviewer Online no Dimensions, no ano passado agora há ainda mais visualizações do VOSviewer disponíveis no Dimensions Analytics. Além das análises de coautoria e citação na Visualização Analítica do Pesquisador disponível em todas as versões do Dimensions, os usuários do Dimensions Analytics e instâncias personalizadas no nível de análise agora têm acesso às seguintes visualizações:
- Organizações de pesquisa: coautoria e análise de citações
- Títulos das fontes: análise de citações
- Países: coautoria e análise de citações
Tornando ainda mais fácil visualizar diversas redes
bibliométricas e identificar padrões-chave em grandes conjuntos de dados
bibliométricos sem sair do aplicativo. Saiba mais sobre o VOSviewer Online em Dimensions. Fonte: AGUIA - 17/02/22
Crie planos de gerenciamento de dados que atendam aos requisitos institucionais e do financiador
Use a ferramenta DTMTool |
- Ajustar o seu projeto de
pesquisa às políticas mandatórias da sua instituição e/ou
dos órgãos de fomento à pesquisa;
- Assegurar a integridade da
pesquisa e o seu potencial de replicação;
- Assegurar que os dados e
demais registros de pesquisa sejam acurados, completos, autênticos e
confiáveis;
- Aumentar a sua eficiência como
pesquisador – um plano que organize os dados e seu armazenamento permite
que você foque na sua pesquisa. Você estará mais capacitado a localizar e
usar os seus dados e compartilhá-los com os seus colaboradores;
- Permitir que os seus dados
sejam compreensíveis agora e no futuro – se os dados são bem
documentados antes e durante a formação da coleção de dados, eles serão
mais facilmente entendidos e reutilizados;
- Economizar tempo e recursos a
longo prazo;
- Aumentar a segurança
dos dados e minimizar os riscos de perda;
- Evitar a duplicação de
esforços na recoleta ou regeração dos dados, possibilitando que outros
pesquisadores se beneficiem dos seus dados e os interprete em outros
contextos e com novas visões;
- Aumentar a visibilidade da
pesquisa – se os seus dados foram planejados para estarem organizados
e corretamente arquivados, eles poderão ser identificados, recuperados e
citados, aumentando a visibilidade da sua pesquisa e o seu prestígio como
pesquisador;
- Tornar mais fácil a preservação e o arquivamento – ajustando antecipadamente a geração de dados tomando como referência as práticas, formatos e demais padrões mais adequados ao arquivamento e à preservação de longo prazo, torna a gestão de dados mais fácil e menos custosa; além do mais, tornam os dados mais aderentes aos requisitos dos repositórios e centros de dados. Fonte: CIN/CNEN - 17/02/22
FAPESP reajusta em 15% o valor de bolsas no país
O Conselho Superior da
FAPESP aprovou ontem (16/02) aumento de 15% no valor de todas as bolsas
concedidas a estudantes de graduação, pós-graduação
e Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes, além de bolsas de
treinamento técnico, aperfeiçoamento pedagógico, de participação em cursos
e estágios no país, entre outras. Os
novos valores estarão vigentes a partir de 1º de março e podem ser consultados
em: fapesp.br/valores/bolsasnopais.
Fonte: Agência FAPESP - 17/02/22
Projeto investiga como transformar CO2 de algas e cianobactérias em bioetanol e plástico verde
Capturar dióxido de carbono (CO2) de algas e bactérias para
gerar produtos de alto valor agregado, como biocombustível ou plástico verde,
de forma natural e sustentável. Investigar essas possibilidades é o objetivo do
projeto “Captura de CO2 bioassistida e conversão em bioprodutos”, realizado no
âmbito do Centro de
Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI),
um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE)
constituído por FAPESP e Shell na Escola Politécnica da Universidade de São
Paulo (Poli-USP).
“O termo ‘captura de CO2 bioassistida’ indica que o processo é feito sem aditivos químicos e de forma natural, por via biológica. Utilizamos dois microrganismos que fazem fotossíntese, que são as microalgas e as cianobactérias”, explica a bióloga Elen Aquino Perpetuo, professora do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordenadora-geral do projeto.
Em relação às microalgas, além de captura e fixação de CO2, a sua biomassa pode ser fermentada em reatores para a produção de bioetanol, chamado de etanol de terceira geração. “Biocombustíveis provenientes dessas biomassas atraem muita atenção, pois essas algas podem ser cultivadas com CO2 e luz solar, utilizando água salgada ou salobra em terras não cultiváveis”, explica a pesquisadora. Saiba mais. Fonte: Agência FAPESP - 17/02/22
“O termo ‘captura de CO2 bioassistida’ indica que o processo é feito sem aditivos químicos e de forma natural, por via biológica. Utilizamos dois microrganismos que fazem fotossíntese, que são as microalgas e as cianobactérias”, explica a bióloga Elen Aquino Perpetuo, professora do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordenadora-geral do projeto.
Em relação às microalgas, além de captura e fixação de CO2, a sua biomassa pode ser fermentada em reatores para a produção de bioetanol, chamado de etanol de terceira geração. “Biocombustíveis provenientes dessas biomassas atraem muita atenção, pois essas algas podem ser cultivadas com CO2 e luz solar, utilizando água salgada ou salobra em terras não cultiváveis”, explica a pesquisadora. Saiba mais. Fonte: Agência FAPESP - 17/02/22
Projeto propõe melhorar produtividade da cana-de-açúcar
O aumento da produção de açúcar e do volume de biomassa da cana – o
bagaço e a palha – possibilitará produzir etanol de segunda geração
“A cana produz açúcar apenas uma vez ao ano. Nossa ideia é fazer
com que isso aconteça duas vezes ao ano, a exemplo do que ocorre com o milho,
que tem a safra principal e a chamada ‘safrinha’”, afirma o coordenador da
pesquisa, o biólogo Marcos Buckeridge, diretor do Instituto Nacional de Ciência
e Tecnologia do Bioetanol (INCT), sediado no Instituto de Biociências (IB) da
USP.
“O primeiro passo do trabalho será sequenciar o genoma da cana-de-açúcar em nível cromossômico para assim termos o mapa de genes da planta”, diz Buckeridge. “O genoma é dividido em cromossomos e os genes que coordenam funções biológicas estão espalhados entre eles. Para entender como o crescimento vegetal é coordenado, é necessário conhecer as posições exatas de cada gene ativado durante o crescimento.”
Na pesquisa, será utilizado um sistema desenvolvido por um dos integrantes da equipe do projeto, Diego Riaño-Pachón, professor do CENA-USP. “Ele criou um modelo de três métodos distintos que será de grande valia para conseguirmos chegar ao sequenciamento do genoma da cana em nível cromossômico”, diz Buckeridge. “A ideia desse modelo é combinar estratégias de sequenciamentos clássicos com moderna técnica de sequenciamento físico (PacBio) que permite obter sequências de grandes fragmentos do DNA da cana. Dessa maneira, será possível sobrepor entre si esses pedaços grandes do DNA e entender onde começam e terminam os cromossomos. Além disso, as outras duas técnicas de sequenciamento poderão ser sobrepostas e, em conjunto, as três técnicas deverão prover uma precisão inédita do genoma da cana.” Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 16/02/22
“O primeiro passo do trabalho será sequenciar o genoma da cana-de-açúcar em nível cromossômico para assim termos o mapa de genes da planta”, diz Buckeridge. “O genoma é dividido em cromossomos e os genes que coordenam funções biológicas estão espalhados entre eles. Para entender como o crescimento vegetal é coordenado, é necessário conhecer as posições exatas de cada gene ativado durante o crescimento.”
Na pesquisa, será utilizado um sistema desenvolvido por um dos integrantes da equipe do projeto, Diego Riaño-Pachón, professor do CENA-USP. “Ele criou um modelo de três métodos distintos que será de grande valia para conseguirmos chegar ao sequenciamento do genoma da cana em nível cromossômico”, diz Buckeridge. “A ideia desse modelo é combinar estratégias de sequenciamentos clássicos com moderna técnica de sequenciamento físico (PacBio) que permite obter sequências de grandes fragmentos do DNA da cana. Dessa maneira, será possível sobrepor entre si esses pedaços grandes do DNA e entender onde começam e terminam os cromossomos. Além disso, as outras duas técnicas de sequenciamento poderão ser sobrepostas e, em conjunto, as três técnicas deverão prover uma precisão inédita do genoma da cana.” Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 16/02/22
16 fevereiro 2022
Capes concederá 1.400 bolsas de doutorado-sanduíche no exterior
A Capes publicou, na edição desta quarta-feira, 16, do Diário
Oficial da União, o edital nº10/2022 do
Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE). O processo de
seleção interno dos doutorandos vai até 31 de março. O investimento previsto
pela Capes é de até R$ 81,8 milhões para financiamento de até 1.400 bolsas. Os
benefícios durarão de seis a dez meses.
O PDSE tem por objetivo complementar e aumentar as possibilidades de formação ofertadas no Brasil, ampliando a colaboração com cientistas do exterior, além de contribuir para expandir a visibilidade da produção científica da comunidade acadêmica do País e fortalecer os programas de pós-graduação brasileiros.
O PDSE tem por objetivo complementar e aumentar as possibilidades de formação ofertadas no Brasil, ampliando a colaboração com cientistas do exterior, além de contribuir para expandir a visibilidade da produção científica da comunidade acadêmica do País e fortalecer os programas de pós-graduação brasileiros.
Para participar do PDSE, o candidato deverá estar matriculado em
curso de doutorado no Brasil, não possuir título de doutor, ter sido aprovado
no exame de qualificação ou ter cursado o primeiro ano do doutorado, comprovar
proficiência em língua estrangeira e não acumular a bolsa com benefícios para a
mesma finalidade de outras agências de fomento. Após a finalização dos estudos
no exterior, o bolsista deve retornar ao País para a defesa da tese. Os
programas de pós-graduação participantes do Programa Institucional de
Internacionalização (PrInt) não poderão indicar bolsistas para o PDSE.
Os selecionados pelas instituições deverão se inscrever no link ‘Inscrição Online’ da página do Programa, de 4 abril até as 17h de 25 de abril. As dúvidas em relação ao edital ou dificuldades técnicas deverão ser enviadas para o e-mail pdse@capes.gov.br em até dois dias antes do final das inscrições.
As pró-reitorias de pós-graduação (ou equivalentes) terão de 2 a 13 de maio, até as 17h, para homologar as candidaturas. Estas serão analisadas pela Capes, que publicará uma relação preliminar de aprovados a partir de 22 junho. Os candidatos não selecionados terão 10 dias corridos após a comunicação da Fundação para recorrer junto à Coordenação de Candidaturas a Bolsas e Auxílios no Exterior. O resultado final será publicado a partir do dia 11 de julho e o início das atividades no exterior se dará entre setembro e novembro desse ano.
Os selecionados pelas instituições deverão se inscrever no link ‘Inscrição Online’ da página do Programa, de 4 abril até as 17h de 25 de abril. As dúvidas em relação ao edital ou dificuldades técnicas deverão ser enviadas para o e-mail pdse@capes.gov.br em até dois dias antes do final das inscrições.
As pró-reitorias de pós-graduação (ou equivalentes) terão de 2 a 13 de maio, até as 17h, para homologar as candidaturas. Estas serão analisadas pela Capes, que publicará uma relação preliminar de aprovados a partir de 22 junho. Os candidatos não selecionados terão 10 dias corridos após a comunicação da Fundação para recorrer junto à Coordenação de Candidaturas a Bolsas e Auxílios no Exterior. O resultado final será publicado a partir do dia 11 de julho e o início das atividades no exterior se dará entre setembro e novembro desse ano.
Fonte: CAPES - 16/02/22
Participe da 1ª Oficina Básica do Moodle de 2022
Inscrição A oficina será realizada através da plataforma Google Meet e o link será enviado na data do evento. |
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