31 março 2022

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Ler na tela ou ler no papel, um novo dilema?

Faz algum tempo que o debate sobre o futuro da leitura deixou de lado a questão sobre se o meio digital pode provocar o fim da leitura no papel. Isto porque a venda de livros impressos segue crescendo, apesar do avanço dos e-books.
Afastado, ao menos por enquanto, o temor de extinção do livro físico, a nova pergunta que tem provocado o meio educacional, indaga sobre qual a melhor forma de ler, se no meio digital ou no meio impresso. Decorrente desta, há outra discussão, ainda mais recente, que tenta responder à questão sobre se a leitura digital pode prejudicar a nossa capacidade de ler com profundidade. Esse debate vem ganhando espaço depois da publicação, no Brasil, do livro da neurocientista Maryanne Wolf, o Cérebro no mundo Digital – Os desafios da leitura na nova era (Editora Contexto).
O problema é que o debate público em torno do tema tem dado destaque apenas às transformações no cérebro provocadas pela exposição às telas de que Wolf trata em seu livro e a um possível efeito deletério da tecnologia digital sobre a leitura.   Saiba mais.
Fonte: Jornal da Ciência - 31/03/22

Lançamento da 2ª edição do e-book “Fritz Müller 200 anos: legado que ultrapassa fronteiras”

Baixe gratuitamente o e-book em bit.ly/3NNtr5E

Elsevier adquire a Science-Metrix Inc., fornecedora de serviços e dados de análise de pesquisa


Fundada em Montreal em 2002, a Science-Metrix é líder mundial na área de bibliometria e avaliação de políticas e programas de C&T. Em 2018, a Science-Metrix foi adquirida pela Elsevier, e sua equipe agora está posicionada na unidade de Análise de Pesquisa e Serviços de Dados da Elsevier. Com acesso direto ao extenso banco de dados e recursos de análise de dados da Elsevier, continuamos a fornecer as melhores análises bibliométricas da área e a contribuir para o desenvolvimento de nossa área por meio de apresentações em conferências e publicações revisadas por pares.
A Science-Metrix é líder internacionalmente reconhecida na avaliação de políticas e atividades de C&T usando métodos bibliométricos. Trabalhamos para organizações governamentais, educacionais, sem fins lucrativos ou privadas que realizam pesquisas científicas ou estão envolvidas com financiamento e gestão de pesquisas.
Análise bibliométrica de ponta e desenvolvimento de indicadores para informar sua complexa formulação de políticas de C&T.   Fonte: Science-Metrix - 30/03/22

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A Agenda de Ciência Aberta 2025 da União Europeia

A Open Science Agenda 2025 foi elaborada a partir da experiência dos membros na transição para a Open Science (US Open Science Surveys) e de desenvolvimentos nacionais e europeus. Buscando ser o mais inclusivo possível e levando em consideração sua ampla gama de membros, os EUA selecionou três grandes áreas prioritárias para seu futuro trabalho de Ciência Aberta: Acesso aberto a produtos acadêmicos em uma feira de ecossistema de publicação acadêmica, dados de pesquisa FAIR e pesquisas avaliação.
Através da Agenda, a EUA pretende apoiar os seus membros na transição para a Ciência Aberta, contribuir para o desenvolvimento de políticas nacionais, europeias e institucionais que promovam a Ciência Aberta e incentivar as universidades a desempenhar um papel mais proativo nos quadros regulamentares e financeiros que compõem esse processo.
Fonte: Latindex - 30/03/22

30 março 2022

Edusp seleciona propostas de obras didáticas para o ensino de graduação e pós-graduação

A Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) lançou Edital para selecionar livros e obras didáticas produzidas por docentes da Universidade para apoiar o ensino de disciplinas nos cursos de Graduação e Pós-Graduação, em quaisquer áreas do conhecimento.
“A USP tem um importante papel de contribuir para a qualidade do ensino superior no País. Esse edital incentiva a produção de títulos de qualidade acadêmica para auxiliar os docentes nas aulas dos cursos de graduação e pós-graduação, e com potencial para se tornarem material didático para outras universidades brasileiras”, avalia o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.
Os docentes interessados devem submeter suas propostas entre os dias 1º de junho e 31 de agosto, pelo e-mail edusp.presid@usp.br. As obras serão avaliadas pelo Conselho Editorial da Edusp, considerando o mérito acadêmico e a adequação ao Edital.
A proposta deve incluir o conteúdo didático completo e consolidado da obra e uma justificativa de como ela contribui para o ensino acadêmico, mencionando os cursos em que poderá ser adotada e suas diferenças em relação ao material atualmente disponível no mercado.
Não há uma quantidade pré-definida de propostas a serem selecionadas. De acordo com o diretor-presidente da Edusp, Sergio Miceli Pessôa de Barros, “a Editora pretende estimular a produção e difusão de obras didáticas de autoria de docentes da USP, as quais também poderão atender ao mercado nacional, a exemplo de alguns textos já com várias reimpressões na atual Coleção Acadêmica”.
As obras selecionadas serão publicadas e comercializadas em formato digital ou impresso pela Edusp, que será responsável pelo projeto gráfico, produção editorial e impressão dos títulos.
Para mais informações, consulte o Edital de Seleção de Livros e Obras Didáticas para o Ensino de Graduação e de Pós-graduação na página da Edusp.   Fonte: Jornal da USP - 29/03/22


Plataforma Dimensions Analytics, baseada em registros DOI, está disponível na USP

Leia a notícia na íntegra

Melhorias na Biblioteca Virtual Pearson

Trouxemos para você algumas novidades interessantes que implementamos na Biblioteca Virtual da PearsonEssas melhorias já vêm sendo implementadas desde o final do ano passado até neste primeiro trimestre de 2022. O objetivo principal dessas melhorias é facilitar e aprimorar a experiência de aprendizado na plataforma. Confira só quais foram as principais melhorias aplicadas:  
  1. Integração com carrinho de compras: correção e aprimoramento no processo de compra de créditos para impressão.
  2. Controle de idade: implementação do processo de consentimento dos responsáveis legais dos estudantes para ter acesso a Biblioteca Virtual.
  3. MARC-21: separação do arquivo para aplicação de 2.000 títulos por vez e revisão dos caracteres especiais para upload de títulos.
  4. Marcação de texto no leitor dos apps: correção da marcação na versão Android e IOS da Biblioteca Virtual.
  5. Zoom nos apps: correção na aplicação do zoom na versão Android e IOS.
  6. Transição de páginas: transição mais rápida e fluída o que ocasiona um carregamento mais rápido do conteúdo.
  7. Remover marcação: implementação da opção “x” para remover as marcações realizadas nas páginas dos livros.
  8. Zoom – PDF: correção da permanência do zoom ao tocar as páginas dos livros em PDF.
  9. Visualização das páginas: correção na quebra e/ou travamento de páginas do leitor.
  10. Estabilidade dos aplicativos: melhoria no desempenho e estabilidade da Biblioteca Virtual na versão Android e IOS.
  11. Padrão BISAC: implementação do padrão BISAC para a categorização de livros dentro do acervo.
  12. Leitura offline: correção do “bug” para a leitura offline pelo aplicativo. 

Estágio no Laboratório de Ecotoxicologia do CENA-USP

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Burn-out acadêmico?

Burn-out? As recentes mudanças no mundo causaram um esgotamento físico e mental em todos, e certamente você ouviu essa palavra com mais frequência nos últimos dois anos, mas o que significa?É uma síndrome de desgaste ocupacional, que em 2019 foi incluída na Classificação Internacional de Doenças (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS).Nem todos os sintomas aparecem ao mesmo tempo, apresentando estágios diferentes dependendo do indivíduo. Pode começar com uma simples exaustão e evoluir para uma condição de estresse crônico. 


     Fonte: Emerald - 29/03/22


29 março 2022

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Guias para baixar da Taylor & Francis

         

      

Manutenção de Infraestrutura AGUIA

Escolha o periódico certo para sua pesquisa: Pensar. Verificar. Enviar.

Apoiamos o Think. Check. Submit., uma iniciativa lançada por uma coalizão de organizações de comunicação acadêmica. Ele fornece as ferramentas para ajudá-lo a escolher o periódico certo para o seu trabalho.
Pensar. Verificar. Enviar. foi estabelecido porque existem alguns periódicos que não fornecem a garantia de qualidade e serviços que seriam fornecidos por um periódico respeitável. Em particular, muitos desses periódicos não garantem que haja revisão completa por pares ou feedback do editor.
Isso significa que, se você enviar para um desses periódicos, seu artigo de pesquisa não receberá o benefício de feedback útil de seus colegas. Também pode levar outras pessoas a serem céticas sobre a validade dos resultados publicados.
Você deve, portanto, certificar-se de enviar seu trabalho para um periódico em que possa confiar. Usando a lista de verificação fornecida no site Think. Check. Submit., você pode fazer uma escolha informada.   Fonte: Latindex - 29/03/22