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31 março 2022
Ler na tela ou ler no papel, um novo dilema?
Faz algum tempo que o debate sobre o futuro da leitura deixou de
lado a questão sobre se o meio digital pode provocar o fim da leitura no papel.
Isto porque a venda de livros impressos segue crescendo, apesar do avanço dos
e-books.
Afastado, ao menos por enquanto, o temor de extinção do livro físico, a nova pergunta que tem provocado o meio educacional, indaga sobre qual a melhor forma de ler, se no meio digital ou no meio impresso. Decorrente desta, há outra discussão, ainda mais recente, que tenta responder à questão sobre se a leitura digital pode prejudicar a nossa capacidade de ler com profundidade. Esse debate vem ganhando espaço depois da publicação, no Brasil, do livro da neurocientista Maryanne Wolf, o Cérebro no mundo Digital – Os desafios da leitura na nova era (Editora Contexto).
O problema é que o debate público em torno do tema tem dado destaque apenas às transformações no cérebro provocadas pela exposição às telas de que Wolf trata em seu livro e a um possível efeito deletério da tecnologia digital sobre a leitura. Saiba mais.
Fonte: Jornal da Ciência - 31/03/22
Afastado, ao menos por enquanto, o temor de extinção do livro físico, a nova pergunta que tem provocado o meio educacional, indaga sobre qual a melhor forma de ler, se no meio digital ou no meio impresso. Decorrente desta, há outra discussão, ainda mais recente, que tenta responder à questão sobre se a leitura digital pode prejudicar a nossa capacidade de ler com profundidade. Esse debate vem ganhando espaço depois da publicação, no Brasil, do livro da neurocientista Maryanne Wolf, o Cérebro no mundo Digital – Os desafios da leitura na nova era (Editora Contexto).
O problema é que o debate público em torno do tema tem dado destaque apenas às transformações no cérebro provocadas pela exposição às telas de que Wolf trata em seu livro e a um possível efeito deletério da tecnologia digital sobre a leitura. Saiba mais.
Fonte: Jornal da Ciência - 31/03/22
Elsevier adquire a Science-Metrix Inc., fornecedora de serviços e dados de análise de pesquisa
A Science-Metrix é líder internacionalmente reconhecida na avaliação de políticas e atividades de C&T usando métodos bibliométricos. Trabalhamos para organizações governamentais, educacionais, sem fins lucrativos ou privadas que realizam pesquisas científicas ou estão envolvidas com financiamento e gestão de pesquisas.
Análise bibliométrica de ponta e desenvolvimento de indicadores para informar sua complexa formulação de políticas de C&T. Fonte: Science-Metrix - 30/03/22
A Agenda de Ciência Aberta 2025 da União Europeia
A Open Science Agenda 2025
foi elaborada a partir da experiência dos membros na transição para a Open
Science (US Open Science Surveys) e de desenvolvimentos nacionais e europeus.
Buscando ser o mais inclusivo possível e levando em consideração sua ampla gama
de membros, os EUA selecionou três grandes áreas prioritárias para seu futuro
trabalho de Ciência Aberta: Acesso aberto a produtos acadêmicos em uma feira de
ecossistema de publicação acadêmica, dados de pesquisa FAIR e pesquisas
avaliação.
Fonte: Latindex - 30/03/22
30 março 2022
Edusp seleciona propostas de obras didáticas para o ensino de graduação e pós-graduação
A Editora da Universidade de São
Paulo (Edusp) lançou Edital para selecionar livros e obras didáticas produzidas
por docentes da Universidade para apoiar o ensino de disciplinas nos cursos de
Graduação e Pós-Graduação, em quaisquer áreas do conhecimento.
“A USP tem um importante papel de contribuir para a qualidade do ensino superior no País. Esse edital incentiva a produção de títulos de qualidade acadêmica para auxiliar os docentes nas aulas dos cursos de graduação e pós-graduação, e com potencial para se tornarem material didático para outras universidades brasileiras”, avalia o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.
Os docentes interessados devem submeter suas propostas entre os dias 1º de junho e 31 de agosto, pelo e-mail edusp.presid@usp.br. As obras serão avaliadas pelo Conselho Editorial da Edusp, considerando o mérito acadêmico e a adequação ao Edital.
A proposta deve incluir o conteúdo didático completo e consolidado da obra e uma justificativa de como ela contribui para o ensino acadêmico, mencionando os cursos em que poderá ser adotada e suas diferenças em relação ao material atualmente disponível no mercado.
Não há uma quantidade pré-definida de propostas a serem selecionadas. De acordo com o diretor-presidente da Edusp, Sergio Miceli Pessôa de Barros, “a Editora pretende estimular a produção e difusão de obras didáticas de autoria de docentes da USP, as quais também poderão atender ao mercado nacional, a exemplo de alguns textos já com várias reimpressões na atual Coleção Acadêmica”.
As obras selecionadas serão publicadas e comercializadas em formato digital ou impresso pela Edusp, que será responsável pelo projeto gráfico, produção editorial e impressão dos títulos.
Para mais informações, consulte o Edital de Seleção de Livros e Obras Didáticas para o Ensino de Graduação e de Pós-graduação na página da Edusp. Fonte: Jornal da USP - 29/03/22
“A USP tem um importante papel de contribuir para a qualidade do ensino superior no País. Esse edital incentiva a produção de títulos de qualidade acadêmica para auxiliar os docentes nas aulas dos cursos de graduação e pós-graduação, e com potencial para se tornarem material didático para outras universidades brasileiras”, avalia o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.
Os docentes interessados devem submeter suas propostas entre os dias 1º de junho e 31 de agosto, pelo e-mail edusp.presid@usp.br. As obras serão avaliadas pelo Conselho Editorial da Edusp, considerando o mérito acadêmico e a adequação ao Edital.
A proposta deve incluir o conteúdo didático completo e consolidado da obra e uma justificativa de como ela contribui para o ensino acadêmico, mencionando os cursos em que poderá ser adotada e suas diferenças em relação ao material atualmente disponível no mercado.
Não há uma quantidade pré-definida de propostas a serem selecionadas. De acordo com o diretor-presidente da Edusp, Sergio Miceli Pessôa de Barros, “a Editora pretende estimular a produção e difusão de obras didáticas de autoria de docentes da USP, as quais também poderão atender ao mercado nacional, a exemplo de alguns textos já com várias reimpressões na atual Coleção Acadêmica”.
As obras selecionadas serão publicadas e comercializadas em formato digital ou impresso pela Edusp, que será responsável pelo projeto gráfico, produção editorial e impressão dos títulos.
Para mais informações, consulte o Edital de Seleção de Livros e Obras Didáticas para o Ensino de Graduação e de Pós-graduação na página da Edusp. Fonte: Jornal da USP - 29/03/22
Melhorias na Biblioteca Virtual Pearson
Trouxemos para você algumas novidades interessantes que implementamos na Biblioteca Virtual da Pearson! Essas melhorias já vêm sendo implementadas desde o final do ano passado até neste primeiro trimestre de 2022. O objetivo principal dessas melhorias é facilitar e aprimorar a experiência de aprendizado na plataforma. Confira só quais foram as principais melhorias aplicadas:
- Integração com carrinho de compras: correção e aprimoramento no processo de compra de créditos para impressão.
- Controle de idade: implementação do processo de consentimento dos responsáveis legais dos estudantes para ter acesso a Biblioteca Virtual.
- MARC-21: separação do arquivo para aplicação de 2.000 títulos por vez e revisão dos caracteres especiais para upload de títulos.
- Marcação de texto no leitor dos apps: correção da marcação na versão Android e IOS da Biblioteca Virtual.
- Zoom nos apps: correção na aplicação do zoom na versão Android e IOS.
- Transição de páginas: transição mais rápida e fluída o que ocasiona um carregamento mais rápido do conteúdo.
- Remover marcação: implementação da opção “x” para remover as marcações realizadas nas páginas dos livros.
- Zoom – PDF: correção da permanência do zoom ao tocar as páginas dos livros em PDF.
- Visualização das páginas: correção na quebra e/ou travamento de páginas do leitor.
- Estabilidade dos aplicativos: melhoria no desempenho e estabilidade da Biblioteca Virtual na versão Android e IOS.
- Padrão BISAC: implementação do padrão BISAC para a categorização de livros dentro do acervo.
- Leitura offline: correção do “bug” para a leitura offline pelo aplicativo.
Burn-out acadêmico?
Burn-out? As recentes mudanças no mundo causaram um esgotamento físico e mental em todos, e certamente você ouviu essa palavra com mais frequência nos últimos dois anos, mas o que significa?É uma síndrome de desgaste ocupacional, que em 2019 foi incluída na Classificação Internacional de Doenças (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS).Nem todos os sintomas aparecem ao mesmo tempo, apresentando estágios diferentes dependendo do indivíduo. Pode começar com uma simples exaustão e evoluir para uma condição de estresse crônico.
Fonte: Emerald - 29/03/22
29 março 2022
Escolha o periódico certo para sua pesquisa: Pensar. Verificar. Enviar.
Apoiamos o Think. Check. Submit., uma iniciativa lançada por uma coalizão de organizações de comunicação
acadêmica. Ele fornece as ferramentas para ajudá-lo a escolher o periódico certo
para o seu trabalho.
Pensar. Verificar. Enviar.
foi estabelecido porque existem alguns periódicos que não fornecem a garantia
de qualidade e serviços que seriam fornecidos por um periódico respeitável. Em
particular, muitos desses periódicos não garantem que haja revisão completa por
pares ou feedback do editor.
Isso significa que, se você
enviar para um desses periódicos, seu artigo de pesquisa não receberá o
benefício de feedback útil de seus colegas. Também pode levar outras pessoas a
serem céticas sobre a validade dos resultados publicados.
Você deve, portanto,
certificar-se de enviar seu trabalho para um periódico em que possa confiar.
Usando a lista de verificação fornecida no site Think. Check. Submit., você
pode fazer uma escolha informada. Fonte: Latindex - 29/03/22
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