07 abril 2022

Implementar a Agenda 2030 da ONU é essencial para um futuro melhor

Segundo Nuno Coelho, professor da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, é importante que cada cidadão conheça cada uma das 17 iniciativas propostas para garantir a aplicação das metas e um futuro com mais qualidade de vida


O podcast
Em Dia com o Direito desta semana fala sobre quais são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, conhecidos como Agenda 2030, e como a implementação dessas metas depende da colaboração de cada pessoa e de cada instituição presente no planeta.
Quem fala sobre os objetivos é o professor Nuno Coelho, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, que reforça cada meta e explica quais são os objetivos buscados por cada implementação, que atingem parâmetros ambientais, sociais, ecológicos e de sustentabilidade.
Nuno cita cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e a importância da aplicação desses propósitos, que passam por garantir direitos humanos básicos, como o fim da pobreza e da fome, preservação do meio ambiente, com atitudes para combater as mudanças climáticas e assegurar a perpetuação dos ecos e biossistemas e combater desigualdades sociais. A implementação desses objetivos visa garantir um futuro melhor e mais sustentável para as próximas gerações.
O podcast é produzido pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, com coordenação do próprio professor Nuno Coelho. Ouça aqui o podcast
Fonte: Jornal da Ciência - 07/04/22

Mostra virtual expõe as possibilidades de uso da arte na ciência

Confira a mostra

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Plataforma Dimensions Analytics está disponível na Universidade de São Paulo (USP)

Acesse aqui

O desenvolvimento científico global e a competitividade entre as universidades estão demandando estratégias cada vez mais complexas de gestão, com foco na produção científica sustentável e incremento da colaboração internacional.
O sucesso de uma instituição depende de formar bons profissionais mas também depende de manter pesquisadores de primeira linha, obter o financiamento necessário, além de garantir uma estrutura apropriada para obter resultados de pesquisa de impacto, revelando seu real desempenho acadêmico e científico para seu país e para o mundo. A plataforma Dimensions foi desenvolvida para apoiar diferentes grupos dentro de uma organização de pesquisa, desde os próprios pesquisadores, coordenadores de pesquisa, bibliotecários, editores de revistas e livros, até estudantes, para o alcance de tais objetivos de qualidade.
Plataforma Dimensions contempla conteúdos bem mais amplos e distintos que outras plataformas analíticas de publicações científicas como SciVal (Elsevier) e InCites (Clarivate Analytics), uma vez que se baseia em Identificadores de Objetos Digitais (DOIs) atribuídos a documentos digitais publicados em geral tais como artigos, e-books, conjuntos de dados científicos, menções online, testes clínicos, patentes, documentos de políticas, financiamentos, independente de indexação nas bases de dados mencionadas, fornecendo links para os websites onde os conteúdos digitais efetivamente podem ser consultados, bem como dados de impacto nas redes sociais podem ser imediatamente visualizados.   Saiba mais.   
Fonte: AGUIA - 07/04/22

Lista de nº ORCiDs vinculados aos nº USP

Encaminhamos em anexo lista de Nº USP vinculados ao Nº ORCiD por Unidade atualizada em 16/03/2022. Solicitamos ampla divulgação entre Diretores das Unidades, docentes, alunos de pós-graduação e de graduação, bem como funcionários, em que conste também as seguintes informações e orientações a seguir, bem como reforçando a necessidade de adicionar informações ao registro ORCiD: Biografia, Emprego, Formação, Trabalhos, etc.  É necessário esclarecer que há quatro instâncias do ORCiD na USP, que convivem e que podem causar confusão. O nº ORCiD é um só, mas o vínculo Nº USP com Nº ORCiD só acontece na instância 3.

1) Registro ORCiD mundial - gratuito e aberto a qualquer pesquisador, sem estabelecer vínculo institucional. http://www.orcid.org.

2) Informação do ORCiD no DataUSP - weR_USP - Sistemas USP - STI - o docente informa o nº ORCiD, mas nenhuma autenticação ou vínculo com a USP e a ORCID é estabelecido. https://uspdigital.usp.br/datausp.

3) Registro do nº USP vinculado ao nº ORCiD - o vínculo da comunidade USP de docentes, discentes e funcionários é estabelecido mediante o uso da autenticação do nº USP e senha única USP e a Organização ORCID. http://www.usp.br/orcid.

4) Informação do ORCiD no Janus - Pós-Graduação - o aluno informa o nº ORCiD, mas nenhum vínculo é estabelecido entre seu nº USP e o nº ORCiD. https://uspdigital.usp.br/janus. Segue lista de Nº USP vinculados ao Nº ORCiD, com dados atualizados até 16/03/2022 às 17h20. Segue também o Tutorial de vinculação do nº USP ao nº ORCiD atualizado out. 2020, que auxilia na compreensão do processo de vinculação. Link de acesso para criar e/ou vincular seu nº USP ao registro ORCiD.  Entre em contato com a equipe da Biblioteca na sua Unidade para outras informações.   Saiba mais.   Fonte: AGUIA - 07/04/22

06 abril 2022

TOEFL ITP - Teste de Proficiência em Língua Inglesa aplicado na ESALQ

O TOEFL ITP é um teste prático da ETS que avalia a proficiência da língua inglesa de pessoas cuja língua nativa não seja o inglês. É desenvolvido a partir de exemplos do inglês falado e escrito, coletados em países diversos, e é composto por 140 questões – 50 de compreensão oral, 40 de estrutura gramatical e 50 de leitura, com duração de duas horas. O TOEFL é o exame mais solicitado para quem deseja fazer cursos no exterior em países de língua inglesa ou em outros países onde a instrução será em inglês, especialmente para alunos de graduação e pós-graduação interessados em programas de intercâmbio. 
O próximo exame online será aplicado no dia 30 de abril de 2022 e as inscrições poderão ser feitas através do site da FEALQ, até o dia 20/04/22. A comunidade do Campus Luiz de Queiroz e da Faculdade de Odontologia de Piracicaba terão taxas especiais. https://bit.ly/3LOxUD1.   Fonte: Centro de Estudos Linguísticos ESALQ – 06/04/22

Como se inscrever nos treinamentos do Portal de Periódicos da CAPES

O Portal de Periódicos oferece diversos treinamentos para o usuário aprimorar a navegação no site e ampliar o conhecimento sobre vários conteúdos disponibilizados no Portal. Os treinamentos acontecem de segunda a sábado nos três turnos: manhã (9h às 12h), tarde (14h às 17h) e noite (19h às 20h50), sendo que aos sábados, eles são das 10h às 12h. Em cada semana destaca-se uma área do conhecimento. Todas as quintas-feiras, das 14h às 15h50, acontecem os treinamentos especiais. É um trabalho do Portal juntamente com os editores com o objetivo de informar e capacitar os usuários sobre os conteúdos assinados disponibilizados no Portal.  
É importante destacar que os treinamentos são on-line, gratuitos e abertos a todos os interessados, e não há necessidade de vinculação acadêmica ou institucional para participar. Todos os participantes, desde que comprovada a participação com a assinatura na lista de presença, tem direito a certificação.  
As inscrições nos treinamentos do Portal de Periódicos podem ser feitas no próprio site do Portal, de acordo com os passos a seguir
1°) Faça a identificação no Portal pela seção "Meu Espaço". Se não for cadastrado, é só clicar em "Registra-se". O cadastro permite usar vários recursos adicionais do Portal de Periódicos; 
2°) Após se identificar, clique no Menu Treinamentos - Calendário. Escolha o mês, dia, turno e área do conhecimento que deseja se inscrever. 
3°) Para solicitar a sua inscrição, basta clicar no botão "Solicitar inscrição". 
4°) Um e-mail de confirmação será encaminhado para seu endereço de e-mail cadastrado no "Meu Espaço". 
Qualquer dúvida ao tentar se inscrever, o usuário poderá enviar um e-mail para treinamento.periodicos@capes.gov.br.


Cientistas apresentam o estado da arte da pesquisa em nanotecnologia no Estado de São Paulo

A nanotecnologia – área que envolve a manipulação de materiais nas escalas molecular e atômica, operando com estruturas da ordem de grandeza de 1 a 100 nanômetros e controlando sistemas quase que átomo a átomo – não é mais uma promessa para o futuro. Possibilitando melhorar as propriedades de materiais de uso corrente ou obter a partir deles propriedades totalmente novas, é um recurso consolidado, com larga aplicação em campos muito variados – de informática a medicina, de agricultura a farmácia, de geração de energia a confecção de roupas.
Com o emprego de nanotecnologia em agricultura, Fraceto afirmou que “grandes avanços foram obtidos com a chamada ‘revolução verde’, nas décadas de 1950-60”. Mas lembrou que esse modelo causou uma série de impactos ambientais, com o uso excessivo de recursos, o desmatamento e a contaminação do solo e da água. E também provocou fortes impactos sobre a saúde humana, com a presença de resíduos de fertilizantes e defensivos agrícolas nos alimentos e na água.
Para promover uma produção que seja, ao mesmo tempo, eficiente, sustentável e resiliente, uma das linhas de pesquisa envolve o emprego de nanotecnologia com o objetivo de diminuir expressivamente as quantidades de fertilizantes e defensivos. “Desenvolvemos um herbicida encapsulado em nanopartículas que possibilita reduzir em 80 vezes a concentração do ingrediente ativo”, informou.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP - 06/04/22

05 abril 2022

USP sobe quatro posições no ranking do SCImago

A USP subiu quatro posições na classificação internacional SCImago Institutions Rankings (SIR), ranking espanhol anual elaborado pelo laboratório de pesquisa SCImago Lab, ligado ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC). A USP passou da 47ª para a 43ª posição, sendo a universidade latino-americana mais bem classificada.
Este ranking, divulgado no dia 4 de abril, avalia instituições de ensino superior e de pesquisa classificando-as por um indicador composto que combina três conjuntos diferentes de métricas com base no desempenho em pesquisa, resultados de inovação e impacto social medido por sua visibilidade na web.
No quesito Pesquisa, os principais critérios estão relacionados ao impacto científico, especialização temática, quantidade de publicações e colaboração internacional com redes de outras instituições. Nesse item, a USP é considerada a 16ª universidade do mundo que mais publicou artigos científicos indexados na base de dados científicos Scopus – que é produzida pela editora holandesa Elsevier e é considerada uma das maiores do mundo.   Saiba mais.  Fonte: Jornal da USP - 05/04/22

Saiba mais

Diálogo para o conhecimento

Orientação de estudos acadêmicos requer o estabelecimento de metas e um ambiente de trabalho pautado na colaboração


Da iniciação científica ao doutorado, as metodologias de trabalho entre orientador e orientando devem ser adaptadas conforme o perfil dos pesquisadores envolvidos, bem como a natureza do estudo em questão. Mas, a despeito das particularidades de cada caso, alguns elementos são comuns a relações bem-sucedidas. Entre eles estão a determinação de metas de curto, médio e longo prazo, o incentivo à troca de conhecimento com outros estudantes e o apoio na resolução de dificuldades envolvendo metodologias, experimentos em laboratórios e pesquisas de campo.
Em artigo publicado em dezembro de 2021 na revista Nature, alunos de doutorado do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, chamam a atenção sobre práticas que facilitam a comunicação efetiva com seus orientadores. Compreender as próprias necessidades constitui o primeiro passo, pois permite identificar se o aluno trabalha melhor com prazos flexíveis ou predeterminados, além de saber se demanda uma orientação mais estrita ou prefere a liberdade de escolher suas próprias questões de pesquisa. Estabelecer o tempo preciso para se preparar para reuniões individuais, definir as prioridades com o orientador, conhecer sua forma de trabalhar e rever constantemente suas metas são outras diretrizes apontadas pelo artigo.   
Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP - abril 2022

Perfil da retratação de artigos de autores brasileiros

Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) levantaram o perfil de artigos científicos de autores brasileiros que sofreram retratação entre 2002 e 2019. Com base em dados da plataforma Retraction Watch, que compila casos de papers considerados inválidos pelos periódicos que os publicaram, o grupo identificou 162 artigos retratados no período, dos quais quase 60% envolveram má conduta – os casos mais comuns foram de imagens duplicadas ou adulteradas (14,2% do total); plágio ou autoplágio (12,2%); ou resultados falsificados ou manipulados (5,4%). Outros 19% foram cancelados por erros ou deslizes cometidos de boa-fé e 14,8% por equívocos dos próprios periódicos. Não foi possível definir a causa da retratação em 6,1% dos casos. O estudo foi publicado em novembro na revista Transinformação.   Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP - abril 2022

Leia a revista Pesquisa FAPESP edição de abril de 2022

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