20 abril 2022
Ranking universitário Research.com: simplificação a ser colocada em perspectiva
Melhores cientistas de Biologia e Bioquímica do Brasil
Na listagem com 100 destacados encontram-se docentes e pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP) e do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA-USP), unidades de ensino e pesquisa da Universidade de São Paulo localizadas em Piracicaba (SP).
Esta 1ª edição do ranking dos melhores cientistas em Biologia e Bioquímica foi publicada a partir de dados e contribuições científicas desde 2014. Os indicadores consideram o índice h, publicações e citações recolhidos em 6 de dezembro de 2021. Os dados têm como base um exame meticuloso de 166.880 cientistas no Google Scholar e no Microsoft Academic Graph. Para a disciplina de Biologia e Bioquímica, foram examinados mais de 23.129 perfis.
Representam a ESALQ os docentes Carlos Eduardo Pellegrino Cerri (Departamento de Ciência do Solo), Ricardo Antunes Azevedo (Departamento de Genética), João Lúcio de Azevedo (Departamento de Genética), Luiz Lehmann Coutinho (Departamento de Zootecnia) e Ricardo Ribeiro Rodrigues (Departamento de Ciências Biológicas).
Estudo investiga perfil de empresas com DNA USP
Levantamento utilizou dados da Agência USP de Inovação para analisar a
participação feminina, a distribuição e a área de atuação de empresas fundadas
por uspianos
Novo aplicativo móvel da Elsevier ajuda pesquisadores a se manterem atualizados
FAPESP amplia colaboração com universidades britânicas
Guia prático auxilia manejo de solos com o uso de plantas de cobertura
Na publicação estão reunidas recomendações práticas de 49 plantas de cobertura cultivadas no Brasil: são gramíneas, forrageiras, leguminosas e oleaginosas como canola, centeio, braquiárias, sorgo, tremoço, trigo, crotalária, girassol e diversos capins. Dividido em Plantas de Primavera/Verão e Outono/Inverno, a obra traz características gerais, informações fitotécnicas, indicações e limitações de uso e impacto no manejo da saúde do solo tanto para cultivos solteiros (uma espécie) quanto para consórcio de duas espécies, ou mixes com três ou mais espécies na mesma área. O livro está disponível gratuitamente para download neste link. Para ler o livro clique aqui. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 19/04/22.
19 abril 2022
Imposto de renda - liberada declaração de rendimentos
A declaração é destinada a bolsistas no País e no exterior que receberam o pagamento de benefício da Fundação, consultores que tiveram Auxílio de Avaliação Educacional (AAE), pesquisadores que ganharam Auxílio Financeiro a Projeto Educacional ou de Pesquisa (Auxpe) e pessoas que obtiveram da CAPES diárias e ajudas de custo. Fonte: CCS/CAPES - 19/04/22
“Modelo híbrido de trabalho chegou para ficar”
O professor Helio Zylberstajn comenta a tendência surgida com o advento
da pandemia, que é a do trabalho a distância, assim como seu impacto nas
relações trabalhistas
18 abril 2022
Indisponibilidade de sistemas AGUIA - Manutenção elétrica no Datacenter
Devido às características de alguns de nossos equipamentos e a fim de evitar a perda de informações importantes e preservar o trabalho diligentemente desenvolvido não apenas pela equipe da AGUIA, mas também por todas as Bibliotecas da USP, iremos realizar uma parada preventiva em todos os sistemas da AGUIA.
Iniciando as 16h do dia 18 de abril de 2022, um a um os sistemas serão desligados. Iniciaremos o processo de verificação de integridade da infraestrutura às 6h do dia 19 de Abril de 2022 e esperamos que todos sistemas estejam plenamente restabelecidos às 10h deste mesmo dia.
Início: 18/04/2022 às 16h
Término: 19/04/2022 às 10h (estimado)
Sistemas afetados: todos os sistemas da AGUIA
17 abril 2022
16 abril 2022
Fungo induz crescimento anormal do cacaueiro para depois se alimentar do tecido morto
Agora, o grupo descobriu que o processo de infecção ocorre em duas etapas. Na primeira o fungo libera citocinina, que faz o cacaueiro produzir seu alimento favorito, a lignina, que ele consome na segunda.
O engenheiro agrônomo Antônio Figueira, professor do CENA e coordenador da pesquisa, explica: “Há dois tipos de patógenos de plantas: os biotróficos, que requerem tecidos vivos para se nutrir; e os necrotróficos, que se alimentam de tecidos mortos. Existe também uma classe híbrida, constituída pelos chamados hemibiotróficos, que infecta inicialmente células vivas e, em uma fase subsequente, passa a parasitar células mortas. O Moniliophthora perniciosa pertence a essa terceira classe”. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 14/04/22
14 abril 2022
A Ciência Aberta e suas implicações na Universidade
Acesso Aberto e Ciência Aberta
Em recente verbete sobre Ciência Aberta, o autor apresenta as principais questões, a saber, que não existe uma definição consensual de Ciência Aberta (Open Science) e que não deve ser confundida com Acesso Aberto (Open Access).
No entanto, são frequentes os documentos em que a discussão sobre ciência aberta acaba se reduzindo ao acesso aberto, talvez com considerações adicionais sobre como a atividade de pesquisa deve ser avaliada. Por exemplo, em um site de universidade você pode encontrar uma nota (O que queremos dizer com acesso aberto ou ciência aberta?) cujo título equivale a uma coisa com outra e que em seu conteúdo se refere exclusivamente ao acesso aberto.
Essa confusão se explica porque na origem do surgimento do movimento pela ciência aberta, os manifestos Budapest Open Access Initiative (BOAI, 2002), Bethesda Statement on Open Access (2003) e Berlin Declaration on Open Access to Knowledge in the Science and Humanidades (2003), todas se referem, como se vê, ao acesso aberto.
Este consiste basicamente, como afirma a declaração de Budapeste, na “disponibilidade gratuita [de artigos em revistas e preprints] na Internet, que permite a qualquer usuário ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou utilizá-los para qualquer finalidade legal, sem nenhuma barreira financeira, legal ou técnica”. Onde, a partir daqui, não é trivial e faz parte da ciência aberta, mas isso, se aceitarmos provisoriamente a definição que a UNESCO recomenda, há muito mais do que o mero acesso aberto. Saiba mais. Fonte: Blog de Studia XXI
Na USP, museus são fonte de ensino, pesquisa e extensão
Dentre esses espaços, quatro deles, localizados na capital, apresentam características especiais: o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Museu Paulista (MP) e o Museu de Zoologia (MZ). Esses são os museus estatutários da USP, unidades que concentram ensino, pesquisa e extensão e gozam de um status semelhante ao das demais unidades de ensino da Universidade. Sendo todos os museus da USP importantes, estes, entretanto, são de longe os mais robustos. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 14/04/22