14 abril 2022

A Ciência Aberta e suas implicações na Universidade


A ciência mudará e se desenvolverá e, eventualmente, deixará de ser uma disciplina especial de poucos escolhidos e se tornará um patrimônio comum da humanidade.
A ciência aberta é definida como uma construção inclusiva que combina diferentes movimentos e práticas com o objetivo de tornar o conhecimento científico multilíngue abertamente disponível e acessível a todos, bem como reutilizável por todos, se as colaborações científicas e a troca de informações forem aumentadas, em benefício da ciência e da sociedade , e os processos de criação, avaliação e comunicação do conhecimento científico aos agentes sociais mais da comunidade científica tradicional.
Acesso Aberto e Ciência Aberta
Em recente verbete sobre Ciência Aberta, o autor apresenta as principais questões, a saber, que não existe uma definição consensual de Ciência Aberta (Open Science) e que não deve ser confundida com Acesso Aberto (Open Access).
No entanto, são frequentes os documentos em que a discussão sobre ciência aberta acaba se reduzindo ao acesso aberto, talvez com considerações adicionais sobre como a atividade de pesquisa deve ser avaliada. Por exemplo, em um site de universidade você pode encontrar uma nota (O que queremos dizer com acesso aberto ou ciência aberta?) cujo título equivale a uma coisa com outra e que em seu conteúdo se refere exclusivamente ao acesso aberto.
Essa confusão se explica porque na origem do surgimento do movimento pela ciência aberta, os manifestos Budapest Open Access Initiative (BOAI, 2002), Bethesda Statement on Open Access (2003) e Berlin Declaration on Open Access to Knowledge in the Science and Humanidades (2003), todas se referem, como se vê, ao acesso aberto.
Este consiste basicamente, como afirma a declaração de Budapeste, na “disponibilidade gratuita [de artigos em revistas e preprints] na Internet, que permite a qualquer usuário ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou utilizá-los para qualquer finalidade legal, sem nenhuma barreira financeira, legal ou técnica”. Onde, a partir daqui, não é trivial e faz parte da ciência aberta, mas isso, se aceitarmos provisoriamente a definição que a UNESCO recomenda, há muito mais do que o mero acesso aberto.   Saiba mais.   Fonte: Blog de Studia XXI