12 maio 2022

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Feira de recrutamento e carreira na USP inscreve universitários em busca de oportunidades

A Feira de Recrutamento e Carreira (RC), organizada pela empresa júnior da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP desde 2001, nasceu com o propósito de ajudar os estudantes a conquistarem oportunidades no mercado de trabalho. Neste ano, a feira acontecerá em dois formatos – on-line e presencial –, virtualmente nos dias 17 e 18 de maio através da plataforma Zoom, e presencialmente nos dias 19 e 20 de maio no prédio da FEA, no campus da Cidade Universitária, em São Paulo.
O evento é gratuito e aberto a todos os universitários, independente de curso ou faculdade. As inscrições vão até o dia 18 e podem ser feitas pelo formulário neste link. Após essa data só será possível presencialmente nos dias 19 e 20, até o encerramento do evento. A ideia é que o evento ajude quem está buscando se desenvolver e aprender, procurando estágio, entender como funcionam os processos seletivos de emprego, a rotina das empresas, como montar um currículo ou se apresentar numa seleção.
Nos dois formatos, a feira contará com o OpenSpace, cheio de palestras dinâmicas com diversas empresas, workshops com capacitação em soft e hard skills, além dos stands para interagir e conhecer melhor cada empresa, com a chance de conquistar uma oportunidade profissional. Para mais informações sobre o cronograma da feira e inscrições, acesse: http://feirarecrutamentoecarreira.com.br.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 11/05/22

Competição internacional procura projetos científicos inovadores da USP

Pesquisas inovadoras são a chave para entender e resolver os maiores desafios da contemporaneidade. Por isso, a Fundação Falling Walls está à procura de projetos inovadores da USP para participarem da competição internacional Breakthroughs of the Year 2022, que integra a Berlin Science Week (BSW), um dos maiores eventos de popularização da ciência no mundo. Os candidatos podem ser nomeados até o dia 15 de maio. 
A fundação busca atrair cientistas estrangeiros, especialmente da América Latina e, considerando que a USP é uma das mais importantes universidades brasileiras e desenvolve muitas pesquisas científicas, está à procura de participantes e projetos da Universidade. A competição é toda em inglês e os candidatos devem ser nomeados por uma universidade, instituto de pesquisa, fundação, empresa ou pesquisadores renomados. Para indicar alguém ou você mesmo, é preciso se registrar e preencher algumas informações básicas sobre a pessoa ou o projeto indicado. Assim que a indicação for feita, o indicado será contatado automaticamente e precisará aceitar a indicação, além de enviar mais informações sobre a pesquisa ou projeto. 
São dez categorias voltadas a pesquisadores, engenheiros, educadores, artistas e startups que atuem com ciência e inovação: Life Sciences, Physical Sciences, Engineering and Technology, Social Sciences and Humanities, Art and Science, Future Learning (formerly Digital Education), Science and Innovation Management, Emerging Talents, Science Start-Ups e Science Engagement. Cada categoria terá dez finalistas, e os vencedores serão convidados a participar do evento final da BSW, em Berlim. Mais informações e o formulário de nomeação podem ser encontrados neste link.   Fonte: Jornal da USP - 10/05/22

Programa de Estímulo a Vocações Científicas

Iniciativa, que foi retomada após parceria entre ABC e Fapesp, busca estimular o intercâmbio científico entre os estados brasileiros. Os interessados poderão se inscrever até 30 de junho

A Academia Brasileira de Ciências (ABC), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), comunica a abertura da Chamada 2023 para o Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas (PAPL). É a primeira vez que o Programa é realizado de forma conjunta entre ABC e Fapesp, parceria que foi fundamental para sua retomada.

O PAPL foi criado pela ABC em 1994 para oferecer aos estudantes universitários a oportunidade de estagiar em laboratórios dirigidos por membros titulares da Academia, com linhas de pesquisa definidas e reconhecidamente produtivas. Nesta edição do programa, serão selecionados 50 alunos de graduação de todo o Brasil, das diversas áreas do conhecimento, sendo 25 alunos do Estado de São Paulo que estagiarão em outros Estados e 25 alunos de todo o restante do Brasil que estagiarão em laboratórios paulistas.
Os estudantes interessados poderão se inscrever até o dia 30 de junho de 2022. A lista dos laboratórios disponíveis para estágio pode ser consultada aqui. Após essa etapa, todos os interessados serão avaliados por uma comissão e os selecionados passarão para a etapa de envio de propostas na plataforma da FAPESP junto ao orientador designado. A ABC conta com a colaboração das universidades e demais instituições para que divulguem o programa entre seu corpo estudantil.  Confira o edital completo.  Inscreva-se!   Fonte: ABC - 11/05/22

França-Brasil: a ciência como caminho para a sustentabilidade

Evento nesta quinta-feira, 12, em Brasília, destaca a cooperação científica entre os dois países. Serão apresentados projetos que envolvem desenvolvimento sustentável, biodiversidade, meio ambiente e mudança climática

A cooperação científica entre França e Brasil vem de longa data. Equipes mistas, compostas por pesquisadores franceses e brasileiros, produzem e compartilham conhecimento Brasil afora. Esses pesquisadores se debruçam sobre questões científicas que podem ter um impacto direto na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Entre os temas que são objeto de estudo estão a gestão da água e a segurança hídrica no semiárido nordestino, o impacto das enchentes na Amazônia e a agricultura sustentável. De fato, “ciências da sustentabilidade” permitem responder aos desafios ambientais globais que afetam também o Brasil.
A Embaixada da França em Brasília sedia, no dia 12 de maio, o evento que se propõe a ser uma vitrine dos principais projetos dessa parceria franco-brasileira. Com o título França-Brasil: A ciência como caminho para a sustentabilidade, o evento abre espaço para que os pesquisadores apresentem seus projetos e também os resultados e aplicações práticas dos estudos em termos de políticas públicas, principalmente no enfrentamento dos desafios ambientais.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência - 11/05/22

Semana Nacional de Museus

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11 maio 2022

Manual de edição em jornalismo científico: saiba mais sobre isso

Apresentamos aqui alguns trechos reproduzidos do Manual de edição em jornalismo científico publicado pelo Massachusetts Institute of Technology no âmbito do Programa Knight de Jornalismo Científico. Porém, vale a pena ler a obra por completo e que se encontra publicada em português
A ciência avança a passos lentos — e a boa ciência, mais devagar ainda. Se há uma mensagem abrangente neste capítulo, é que os melhores cientistas são cuidadosos e metódicos, indo passo a passo da hipótese à confirmação. O jornalismo, em especial o jornalismo diário, tende a operar numa lógica diferente e mais rápida, enfatizando avanços importantes que atendem a um limiar subjetivo do que é uma notícia. Por isso, fazer jornalismo de ciência pode ser um desafio — primeiro, para discernir em que estágio do processo de pesquisa um estudo específico se enquadra e, em seguida, para envolver o público e explicar claramente por que esse único passo, essa nova evidência, afinal, importam. Resultados de artigos científicos relatados sem contexto também podem corroer a confiança dos leitores tanto na ciência quanto no jornalismo.   Saiba mais.   Fonte: AGUIA - 11/05/22

FAPESP reunirá bolsistas de pós-doutorado e pesquisadores de destaque em diferentes áreas da ciência

Em comemoração aos seus 60 anos, a FAPESP promoverá encontros entre bolsistas de pós-doutorado da Fundação e de outras agências de fomento do país e pesquisadores com destacada atuação em suas respectivas áreas de conhecimento no Brasil e no exterior. As inscrições estão abertas até 10 de junho.
Duas “Escolas FAPESP 60 Anos” estão agendadas para o mês de agosto – uma na área de Ciências Exatas, Naturais e da Vida, a ser realizada entre os dias 7 e 10, e outra na área de Humanidades, Ciências Sociais e Artes, entre os dias 21 e 24.
“Esses encontros oferecem a pesquisadores em formação uma oportunidade de interagir com cientistas mais experientes, bem-sucedidos em diferentes campos do conhecimento, para discutir problemas científicos concretos e examinar o panorama mundial e as políticas de ciência e tecnologia. É também uma oportunidade de conviver com colegas que têm interesses comuns, de outras instituições e de outros Estados do país. É uma contribuição à formação de nossas futuras lideranças”, diz Marco Antonio Zago, presidente da FAPESP.   Saiba mais.
Fonte: Agência FAPESP - 11/05/22


10 maio 2022

Aplicativo Campus para Comunidade USP

Desde 2016 está disponível, para os sistemas Android e IOS, o aplicativo Campus USP para o monitoramento dos campi, que permite ao usuário relatar, por exemplo, a ocorrência de furtos, roubos, sequestros, vandalismo, problemas na iluminação pública, vazamentos de água e presença de animais abandonados.
Os registros podem ser feitos por meio de texto, fotos ou áudio e são encaminhados imediatamente para o atendimento da Guarda Universitária e das Prefeituras dos Campi. Outra função do aplicativo é que o usuário, durante um deslocamento a pé, pode ativar o sistema de alerta que, em uma situação de emergência, avisa a Guarda Universitária, bastando, para isso, agitar o aparelho celular. O aplicativo está disponível nas lojas App Store e Google Play, com o nome Campus USP nos endereços:

                    iOS
https://apps.apple.com/br/app/campus-usp/id1052700869

Depois de instalado no seu dispositivo móvel, o usuário deve fazer o login com seu número USP, usando a senha única de acesso aos sistemas institucionais da Universidade. O sistema está em funcionamento em todos os campi da USP Fonte: SPPU USP - 10/05/22


                                   
Inscrições  |   Transmissão

Avaliação Quadrienal começou oficialmente na 2ª feira

A CAPES começou na segunda-feira, 9 de maio, a Avaliação Quadrienal 2017-2020. A partir de agora, as comissões de avaliação  se reúnem para atribuir notas aos programas de pós-graduação (PPG). Esses encontros marcam o início oficial do processo, mas são fruto de uma série de etapas preparatórias (leia mais sobre cada fase aqui).
Em treinamento realizado para os Colégios, Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, classificou as atividades que estão por vir como o ponto de conclusão do ciclo avaliativo. “Este é o resultado de quatro anos de trabalho. Todos os coordenadores de PPG e de áreas de avaliação estão envolvidos e estarão ainda mais nos próximos dias”, disse. “Passamos por uma pandemia, houve um afastamento físico das atividades aliado ao aumento de nossas atribuições, mas a Avaliação Quadrienal permaneceu como um compromisso da CAPES e de todos.”, afirmou.  Saiba maisFonte: CCS/CAPES - 10/05/22


Impacto ecológico do desmatamento da Amazônia

Episódio 3

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09 maio 2022



TOEFL ITP - Teste de Proficiência em Língua Inglesa aplicado na ESALQ

O TOEFL ITP é um teste prático da ETS que avalia a proficiência da língua inglesa de pessoas cuja língua nativa não seja o inglês. É desenvolvido a partir de exemplos do inglês falado e escrito, coletados em países diversos, e é composto por 140 questões – 50 de compreensão oral, 40 de estrutura gramatical e 50 de leitura, com duração de duas horas. 
O TOEFL é o exame mais solicitado para quem deseja fazer cursos no exterior em países de língua inglesa ou em outros países onde a instrução será em inglês, especialmente para alunos de graduação e pós-graduação interessados em programas de intercâmbio. 
O próximo exame online será aplicado no dia 28 de maio de 2022 e as inscrições poderão ser feitas através do site da FEALQ, até o dia 18/05/22. A comunidade do Campus Luiz de Queiroz e da Faculdade de Odontologia de Piracicaba – FOP terão taxas especiais. https://bit.ly/3snXcko.

MCTI/CNPq anuncia chamamento de R$ 150 milhões para apoio à fixação de jovens doutores no Brasil

Serão mil bolsas para todas as áreas do conhecimento, sendo R$ 100 milhões de recursos do Governo Federal e outros R$ 50 milhões das Fundações de Amparo à Pesquisa dos estados 


Uma importante medida para ajudar a manter jovens doutores no país foi anunciada, na quinta-feira (5), pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo Alvim, e pelo presidente do CNPq/MCTI, professor Evaldo Vilela. Trata-se do Chamamento Público para Participação do Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil. Ao todo serão investidos R$ 150 milhões, sendo R$ 100 milhões provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e R$ 50 milhões das Fundações de Amparo à Pesquisa dos estados. Serão oferecidas mil bolsas para todas as áreas do conhecimento para financiamento no prazo de 24 meses.
O objetivo do Programa é criar condições favoráveis para que jovens doutores possam prosseguir com suas atividades de pesquisa junto a grupos e redes no país; contribuir para a retenção de jovens doutores em Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e empresas, em áreas consideradas de vanguarda científico-tecnológica e/ou em temas estratégicos para as regiões e para o país. O Chamamento visa implementar o programa por meio do estímulo à realização de ações comuns e complementares entre o CNPq/MCTI e o Confap, por meio as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), impulsionando a utilização de recursos de forma descentralizada e flexível para o fortalecimento e a expansão dos grupos de pesquisa das várias unidades federativas do Brasil. A submissão de propostas será iniciada no dia 10 de maio, quando a íntegra do Chamamento estará disponível na página do CNPq/MCTI na internet.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência - 09/05/22

França: 13 recomendações para promover a ciência aberta nas universidades

O primeiro Plano Nacional de Ciência Aberta da França 2018-2021 levantou questões sobre o papel das bibliotecas e centros de documentação e o roteiro a seguir para adaptá-lo à realidade da pesquisa. Em fevereiro de 2021, quatro gerentes gerais de educação, esporte e pesquisa prepararam um relatório dirigido a Frédérique Vidal, ministro francês do Ensino Superior, Pesquisa e Inovação.
A primeira seção do relatório apresenta uma definição e um estado da arte da ciência aberta. Dentro da revisão dos conceitos, vale destacar um quadro-resumo de um possível plano de ação, com recomendações e áreas envolvidas, com base no relatório da Open Science Policy Platform, escrito por um grupo de especialistas comissionados pelo a Comissão Europeia.
A segunda e terceira seções fornecem a visão teórica genérica das ações específicas que estão sendo realizadas nas universidades francesas e oferecem um catálogo que pode servir de modelo para as demais. A pesquisa, realizada com 70 instituições (bibliotecas universitárias ou centros de documentação), mostra que as bibliotecas participam do desenvolvimento de políticas e mandatos de ciência aberta, embora essa participação seja muito desigual e pouco definida.   Saiba mais.   Fonte: AGUIA - 09/05/22

Inscrições

08 maio 2022

Chamada CNPq nº 07/2022: prorrogação da submissão de propostas

Prorrogadas as submissões de propostas à Chamada CNPq nº 07/2022, destinada a conceder bolsas de mestrado e doutorado a Programas de Pós-Graduação (PPG), como parte do processo de transição para o novo modelo de concessão de bolsas do CNPq/MCTI.
O novo prazo é o dia 20 de maio de 2022.
Podem participar todos os Programas que possuem bolsas vincendas entre 1ª de janeiro e 21 de dezembro de 2022, provenientes do antigo modelo de quotas.
Verifique os PPG que podem concorrer à Chamada