17 maio 2022

== 17 a 27 maio ==


           Webinar PressReader: revistas e jornais em um click
           Data: 17 de maio de 2022
           Horário: 15h-16h
           Inscrições: https://bit.ly/3yzNTlo

           Webinar Journal Citation Reports (JCR): como identificar revistas de alto impacto –             métricas e indicadores
           Data: 23 de maio de 2022
           Horário: 15h – 17h
           Inscrições: https://bit.ly/38jiLfe

           Webinar Reflexões sobre Ciência Aberta
           Data: 26 de maio de 2022
           Horário: 14h – 16h
           Inscrições: https://bit.ly/3L4frSt

           Webinar Introdução à divulgação científica e marketing do seu artigo (Parte 2)
           Data:  27 de maio de 2022
           Horário: 14h – 16h
           Inscrições: https://bit.ly/3PioHpq


GO (Global Open) FAIR BRASIL

GO (Global Open) FAIR é uma iniciativa de baixo para cima cujo objetivo é fazer com que dados fragmentados e desconectados sejam Encontráveis, Acessíveis, Interoperáveis e, portanto, Reusáveis (FAIR na sigla em inglês) por máquinas e pessoas. A iniciativa GO FAIR busca o desenvolvimento de um ambiente global compartilhado para a pesquisa e inovação baseada em dados. O centro da iniciativa é a federação de redes temáticas de excelência existentes que se compromete coletivamente aos Princípios FAIR em termos de estratégias de implementação desses princípios, o que inclui padrões, protocolos, políticas, diretrizes, boas práticas, dentre outros. O aumento da eficiência no uso dos recursos necessários para a gestão de dados, proporcionado pela adoção dos princípios FAIR é fundamental para garantir um retorno maior e mais rápido para a sociedade. 
O Escritório de Apoio de Coordenação GO FAIR Brasil é um dos escritórios regionais de apoio e coordenação da rede GO FAIR e, por isso, tem a responsabilidade de difundir, apoiar e coordenar as atividades relacionadas à adoção da estratégia de implementação dos princípios FAIR definida pela iniciativa GO FAIR em todo o território brasileiro.   Saiba mais.   
Fonte: AGUIA - 17/05/22


16 maio 2022

Informe CNPq - nova alternativa de Login

A mudança no Login Único do CNPq/MCTI aos seus sistemas de informação, bem como a inclusão da possibilidade de acesso a esses sistemas pelo Login Unico do Cidadão, foi realizada nessa segunda-feira com sucesso, sem nenhum prejuízo dos dados armazenados pelas plataformas. Preparamos um FAQ com as principais dúvidas que pode ser acessado em https://bit.ly/3wiXnQk e reforçarmos as orientações já dadas para o primeiro acesso: https://bit.ly/3w6D4We. Lembramos que não houve qualquer mudança interna aos sistemas ou às suas bases de dados que, atualmente, são replicadas e possuem várias cópias de segurança na infraestrutura de TI do CNPq.
Procurem, sempre, os canais oficiais do CNPq para obter esclarecimentos e mais informações.
Para qualquer outra dúvida entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo telefone +55 61 3211-4000 das 8:00h às 20:00h (horário de Brasília/DF).   Fonte: CNPq - 17/05/22

USP retoma passeios culturais gratuitos e apresenta patrimônios e acervos à sociedade

Realizado há dez anos, o programa Giro Cultural USP tem o objetivo de divulgar o patrimônio arquitetônico, cultural e científico da Universidade

Conhecer a maior universidade da América Latina, sua história, museus, acervos culturais e científicos é o que propõe o programa Giro Cultural USP. Após um período de inatividade, devido à pandemia de covid-19, o programa criado em 2012 pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP retoma suas atividades com força total em 2022 e abre agendamentos para escolas e grupos com no mínimo 15 pessoas. A iniciativa já atendeu mais de 30 mil pessoas em três opções de roteiros no campus Butantã: Vista Panorâmica, Acervo Cultural e Acervo Científico. Nos moldes dos passeios city sightseeing realizados nos mais importantes centros urbanos mundiais, o roteiro Vista Panorâmica busca situar e integrar o visitante ao campus Cidade Universitária, no Butantã. Acompanhados por mediadores durante o trajeto, os participantes conhecem um pouco sobre a história da criação da USP e recebem informações sobre as unidades de ensino, institutos e museus que compõem o campus. Durante o percurso, os monitores destacam ainda a Torre do Relógio, as esculturas da artista Tomie Ohtake, o monumento em homenagem a Ramos de Azevedo – mais conhecido como Praça do Cavalo – e o monumento em homenagem a Armando de Salles Oliveira. A duração do passeio é de 1h30.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 16/05/22

Taxonomia de Bloom para a era digital

     Fonte: Latindex - 16/05/22

Podcast do IBICT

13 maio 2022

Fonte: CNPq - 13/05/22

A partir do dia 16 de maio, as páginas de acesso aos sistemas Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP), Currículo Lattes e Plataforma Integrada Carlos Chagas (PICC) irão mudar.
  • A página para login terá, agora, um novo visual e oferece mais segurança e praticidade com a possibilidade de login único, via Gov.br;
  • Acesso o site oficial do CNPq para ter acesso a todas as mudanças https://bit.ly/3w6D4We.
Permanecem:
  • Para o primeiro acesso, as credenciais serão as mesmas já utilizadas no Currículo Lattes;
  • Estrangeiros sem CPF permanecem com a possibilidade de acesso via e-mail.


Saiba mais

Treinamento técnico em biologia e agronomia no Centro de Energia Nuclear na Agricultura

Uma bolsa FAPESP de treinamento técnico nível três (TT-3) é oferecida pelo projeto “Feedbacks planta-solo na Floresta Amazônica e em sistemas agrícolas no Estado do Amazonas”. O prazo de inscrição acaba na próxima quarta-feira (18/05). Conduzido no Laboratório de Biologia Celular e Molecular do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA-USP), em Piracicaba, o projeto apoia estudos sobre a diversidade microbiana dos solos amazônicos e suas características químicas, físicas e biológicas. O objetivo principal será determinar em solos amazônicos – tanto sob sistemas de agroflorestal quanto sob agricultura convencional e pastagens degradadas, em diferentes profundidades – a presença de grupos microbianos associados à ciclagem de nitrogênio e fósforo, além do ciclo do metano e da presença de micorrizas nas plantas. São pré-requisitos para a vaga: graduação em biologia ou agronomia, ter realizado ao menos uma iniciação científica na graduação e demonstrar facilidade de leitura de artigos científicos em inglês.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP - 13/05/22


Superlaboratório Sirius 'abre as portas' ao público com visita virtual guiada

O Sirius, superlaboratório de luz síncrotron de 4ª geração, instalado no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), realiza na segunda-feira (16) uma visita virtual guiada por dentro do acelererador de elétrons brasileiro. O evento celebra o Dia Internacional da Luz.

A transmissão ao vivo está programada para começar às 10h, pelo canal do YouTube do CNPEM. Os visitantes virtuais poderão conhecer técnicas e recursos utilizados para desvendar a estrutura dos mais diversos materiais. Líderes das diversas linhas de luz, que são estações de pesquisa que estão entre as mais avançadas da ciência e disponíveis atualmente em poucos lugares do mundo, serão os guias dos visitantes. 
O que é o Sirius?
Principal projeto científico do governo federal, o Sirius é um laboratório de luz síncrotron de 4ª geração, que atua como uma espécie de "raio X superpotente" que analisa diversos tipos de materiais em escalas de átomos e moléculas.   continua...   Fonte: Portal G1 - 13/05/22

FAPESP reajusta auxílio a pesquisador visitante

O Conselho Superior da FAPESP aprovou um reajuste no valor da manutenção mensal de pesquisadores visitantes. Esse tipo de auxílio permite a permanência de pesquisadores de instituições de pesquisa do exterior ou de outros Estados do Brasil em uma instituição de pesquisa no Estado de São Paulo, por um período contínuo e não superior a um ano. Os novos valores estão vigentes desde 1º maio, com percentual de reajuste de aproximadamente 20% para as três categorias, equivalentes a professores titulares, doutores e associados. O último reajuste havia sido em 1º de setembro de 2018.
A alteração vale para novas propostas de Auxílio Pesquisador Visitante, incluindo processos em contratação, e para auxílios já vigentes, que tiveram a manutenção mensal referente a maio creditada com os novos valores. A tabela com os valores está disponível em: www.fapesp.br/1092. As normas da modalidade Auxílio Pesquisador Visitante podem ser consultadas em: www.fapesp.br/auxilios/visitante.   Fonte: Agência FAPESP - 13/05/22

USP na Semana Nacional dos Museus

Com o tema O Poder dos Museus, instituições de todo o País vão celebrar de 16 a 22 de maio a 20ª Semana Nacional dos Museus, iniciativa que tem como objetivo motivar o diálogo com os diversos públicos e fortalecer o reconhecimento e a visibilidade dessas instituições. Os museus ligados à USP participam com atividades especiais pensadas para a semana e destacam exposições e ações educativas relacionadas a seus acervos. Confira abaixo a programação na Universidade e neste link a relação completa de atividades pelo País.
A Semana é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e tem origem no Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio, data que conta todos os anos com o lançamento de um tema que deve servir para reflexão e para permear a programação de todas as instituições pelo mundo. O evento deste ano tem no Brasil uma configuração especial com a comemoração do bicentenário da Independência e do centenário da Semana de Arte Moderna e contará com exposições, oficinas, palestras, visitas mediadas, mesas-redondas, ações educativas e outras atividades.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP - 12/05/22


JoVE vídeos educativos: potencializando a habilidade de pesquisa e o aprendizado

Enquanto a plataforma JoVE de vídeos científicos e educativos está disponível para a USP mediante um trial por 60 dias, a contar do dia 4 de abril de 2022, para que todos conheçam melhor seu potencial e aplicação, tanto em termos de divulgação científica, quanto em termos de apresentações de práticas laboratoriais e científicas. Criada em 2006, a plataforma é dedicada à publicação de pesquisas científicas em formato audiovisual para ajudar os pesquisadores em alguns dos maiores desafios da comunidade científica contemporânea: a capacidade de reprodução de seus experimentos e o tempo necessário ao trabalho intensivo de aprendizagem de novas técnicas experimentais. A JoVE proporciona acesso a milhares de vídeos publicados em várias disciplinas da Ciência, Medicina e Engenharia. O acesso à Plataforma JoVE durante o trial na Universidade de São Paulo deve ser feito pelo link https://www.jove.com/ por meio de IP de computador reconhecido pela USP ou acesso remoto pelo VPN/USP e e-mail, via Usp.br.  
Ouça a gravação - senha: %A$zW9ED

12 maio 2022

Comer sem comprometer o futuro: projeto da USP ensina alimentação sustentável

Sustentarea, da Faculdade de Saúde Pública da USP, promove iniciativas de formação sobre o tema da alimentação e sustentabilidade; projeto oferece curso gratuito sobre os ODSs da ONU e sistemas alimentares com inscrições abertas até 22 de maio

Alimentação é um assunto mais complexo do que escolher o que será servido na hora do café, almoço ou jantar.  Por trás de cada prato de comida, há questões sobre como aqueles alimentos são produzidos e quais são os seus efeitos na saúde humana e para o meio ambiente. Formar cidadãos conscientes sobre este tema é o que propõe o Sustentarea, Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão (Nace) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) voltado para a disseminação da alimentação sustentável. Fundado em 2012, há dez anos o Sustentarea promove eventos e cursos e produz publicações e conteúdos sobre o assunto, como e-books, revista trimestral, livros de receitas, além de programas de podcast, que podem ser acessados gratuitamente pelo site.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 12/05/22

Fapesp promove encontro entre bolsistas de pós-doutorado e pesquisadores de destaque

Em comemoração aos seus 60 anos, a Fapesp promoverá encontros entre bolsistas de pós-doutorado da fundação e de outras agências de fomento do País e pesquisadores com destacada atuação em suas respectivas áreas de conhecimento no Brasil e no exterior. As inscrições estão abertas até 10 de junho.
Duas Escolas Fapesp 60 Anos estão agendadas para o mês de agosto – uma na área de Ciências Exatas, Naturais e da Vida, a ser realizada entre os dias 7 e 10, e outra na área de Humanidades, Ciências Sociais e Artes, entre os dias 21 e 24.
“Esses encontros oferecem a pesquisadores em formação uma oportunidade de interagir com cientistas mais experientes, bem-sucedidos em diferentes campos do conhecimento, para discutir problemas científicos concretos e examinar o panorama mundial e as políticas de ciência e tecnologia. É também uma oportunidade de conviver com colegas que têm interesses comuns, de outras instituições e de outros Estados do País. É uma contribuição à formação de nossas futuras lideranças”, diz Marco Antonio Zago, presidente da Fapesp.   Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - 12/05/22

Pesquisador na USP é eleito membro da Royal Society

Na última terça-feira, 10, a Royal Society selecionou mais de 60 cientistas excepcionais de todo o mundo por suas excelentes contribuições à ciência. Entre eles, o professor Carlos Nobre, pesquisador sênior do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, diretor científico do Instituto de Estudos Climáticos da Universidade Federal do Espírito Santo e diretor da Amazon Third Way Initiative/Projeto Amazônia 4.0. Para o cientista, a escolha da Royal Society tem a ver com sua longa trajetória de dedicação ao estudo do clima e da floresta. “Como um alerta aos riscos que a Amazônia vem correndo e aos riscos das mudanças climáticas para o Brasil”, diz.
Ao todo, 51 bolsistas e dez membros estrangeiros, juntamente com um bolsista honorário, foram eleitos fellows e membros estrangeiros da sociedade. Fundada em 1660, a instituição britânica é uma das mais antigas e prestigiadas sociedades científicas do mundo.   Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - 12/05/22

Banco de dados e ferramentas disponíveis aos usuários


Scopus é o maior banco de dados de resumos e citações da literatura com revisão por pares: revistas científicas, livros, processos de congressos e publicações do setor. Oferecendo um panorama abrangente da produção de pesquisas do mundo nas áreas de ciência, tecnologia, medicina, ciências sociais, artes e humanidades, a solução Scopus disponibiliza ferramentas inteligentes para monitorar, analisar e visualizar pesquisas. Conforme a pesquisa se torna cada vez mais global, interdisciplinar e colaborativa, selecionando a Scopus, você poderá garantir que pesquisas importantes de todo o mundo não fiquem de fora.   continua...



ScienceDirect é uma plataforma online que permite acesso a artigos em texto completo de diversas áreas de conhecimento mantida pela Elsevier. Lançado originalmente em março de 1997, é uma plataforma para acesso a textos completos. A ScienceDirect contém artigos de mais de 3.800 revistas e mais de 37.000 títulos de livros. Muitas de suas publicações são aprimoradas com elementos interativos fornecidos por autores, como áudio, vídeo, gráficos, tabelas e imagens. 1,4 milhão de artigos no ScienceDirect são de acesso aberto. Os artigos publicados em acesso aberto são revisados ​​por pares e disponibilizados gratuitamente para que todos possam ler, baixar e reutilizar de acordo com a licença de usuário exibida no artigo.  continua...

O cenário atual de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) requer que os pesquisadores e gerentes de pesquisa criem novas maneiras de avaliar a qualidade e o impacto de seus projetos de pesquisa. Com o uso de uma tecnologia avançada de inteligência de pesquisa, a solução SciVal - http://scival.com - permite que você obtenha um panorama da pesquisa em nível institucional, nacional e internacional, realize comparações de desempenho, analise tendências e tópicos de todas as áreas de conhecimento, busque colaboradores e gere relatórios, em segundos. A plataforma analítica SciVal da Elsevier oferece acesso fácil e rápido a análises baseadas em publicações e citações de milhões de autores, de mais de 14.000 instituições de pesquisa de 230 países de todo o mundo.






Mendeley é uma ferramenta de gerenciamento de referências que permite organizar e pesquisar facilmente sua biblioteca pessoal, anotar documentos e citar enquanto escreve. O plugin de processador de texto de Mendeley funciona com Microsoft Word, Libre Office e outros processadores de texto populares.   continua...

Com a solução Dimensions Analyticsque acaba de ser assinada pela Universidade de São Paulo (USP), os Editores de Revistas têm acesso a informações privilegiadas sobre os itens publicados incluindo artigos científicos a partir dos DOIs (Digital Object Identifiers) ativados. Além disso, têm acesso a dados de pesquisa, ensaios clínicos, patentes e documentos de políticas governamentais, além de citações e menções nas redes sociais. É possível aplicar Filtros por data, pesquisador, grupo, país, editora, tipo de publicação, título de revista, organização de pesquisa, local da organização de pesquisa, financiador, acesso aberto, entre outros. A vinculação de todos esses dados permite que o(a) editor(a), seus assessores e mesmo os autores dos itens publicados em cada edição visualizem os textos completos, sempre que disponíveis. As informações encontram-se no contexto e, dessa forma, permitem obter novos insights de análises complexas, rastreando as relações entre seus resultados.   continua...


PressReader é uma base que oferece acesso digital a mais de 7.000 títulos de jornais e revistas do mundo todo. Trata-se de conteúdo de imprensa. Participe deste Webinar e saiba mais sobre a PressReader. A PressReader está disponível a todos na USP. PressReader tem a maior seleção de jornais e revistas de mais de 120 países em mais de 60 idiomas. São 7.000 publicações confiáveis ​​em uma única plataforma. E os leitores podem traduzir instantaneamente artigos em até 21 idiomas. Simplificando, a experiência do PressReader é única. The Washington Post, Los Angeles Times, Forbes, News Week, PC World, Popular Science, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Revista Isto É são algumas das publicações que estão acessíveis. Escolha os assuntos de sua preferência: alimentos e gastronomia, arte, ciência, computação, entretenimento, esportes, história, medicina, saúde, TV, etc.

Você já nos acompanha nas redes sociais?

Siga-nos e fique por dentro de todas as nossas ações.
A Biblioteca do CENA também está presente nas redes sociais para estar cada vez mais próxima de você. Poderíamos listar centenas de motivos relevantes para você passar a seguir a Biblioteca do CENA nas suas mídias sociais, mas citaremos apenas alguns. Vamos lá! Clique nos links abaixo e comece a interagir conosco agora mesmo.

  • Obtenha diariamente as notícias sobre o que está acontecendo no universo acadêmico;
  • Seja o primeiro a saber sobre novas aquisições do acervo, novos produtos e eventos;
  • Facilita a distribuição do conteúdo;
  • Conhece melhor o público-alvo;
  • Facilita a distribuição do conteúdo;
  • Informação em tempo real.

        
 

Feira de recrutamento e carreira na USP inscreve universitários em busca de oportunidades

A Feira de Recrutamento e Carreira (RC), organizada pela empresa júnior da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP desde 2001, nasceu com o propósito de ajudar os estudantes a conquistarem oportunidades no mercado de trabalho. Neste ano, a feira acontecerá em dois formatos – on-line e presencial –, virtualmente nos dias 17 e 18 de maio através da plataforma Zoom, e presencialmente nos dias 19 e 20 de maio no prédio da FEA, no campus da Cidade Universitária, em São Paulo.
O evento é gratuito e aberto a todos os universitários, independente de curso ou faculdade. As inscrições vão até o dia 18 e podem ser feitas pelo formulário neste link. Após essa data só será possível presencialmente nos dias 19 e 20, até o encerramento do evento. A ideia é que o evento ajude quem está buscando se desenvolver e aprender, procurando estágio, entender como funcionam os processos seletivos de emprego, a rotina das empresas, como montar um currículo ou se apresentar numa seleção.
Nos dois formatos, a feira contará com o OpenSpace, cheio de palestras dinâmicas com diversas empresas, workshops com capacitação em soft e hard skills, além dos stands para interagir e conhecer melhor cada empresa, com a chance de conquistar uma oportunidade profissional. Para mais informações sobre o cronograma da feira e inscrições, acesse: http://feirarecrutamentoecarreira.com.br.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 11/05/22