27 maio 2022

FAPESP destina R$ 990,1 milhões a novas iniciativas de apoio à pesquisa

Em uma solenidade realizada em São Paulo nesta quarta-feira (25/5) para comemorar seus 60 anos, a FAPESP anunciou investimentos de R$ 990,1 milhões em novas iniciativas de apoio à pesquisa. O maior quinhão se destina a três chamadas para aquisição de grandes equipamentos científicos destinados a múltiplos usuários e também de acervos e coleções em universidades e institutos de pesquisa paulistas – o total será de R$ 450 milhões. As propostas podem ser apresentadas até 31 de agosto. Outros R$ 240 milhões se destinam a seis novos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid), sendo três nas áreas de ciências da saúde, biológicas e agronomia e veterinária, selecionados em 2021, e três em ciências humanas, sociais, arquitetura e urbanismo, economia e administração, em 2022. O programa, criado em 2000, garante financiamento de longo prazo a redes de pesquisadores dedicados a temas na fronteira do conhecimento.   Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP - 26/05/22


Inscrições

Prêmio CAPES de Tese recebe 1.266 trabalhos

A 17ª edição do Prêmio CAPES de Tese teve 1.266 inscritos. A seleção vai reconhecer os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no Brasil em 2021. Cada uma das 49 áreas do conhecimento, reconhecidas pela Fundação, terá uma tese selecionada, conforme Edital nº 11/2022Na segunda fase do concurso, três receberão o Grande Prêmio CAPES de Tese, um em cada grande área: Ciências Biológicas, da Saúde e Agrárias, Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar (Materiais e Biotecnologia) e Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas. Uma comissão estabelecida para o Prêmio  selecionará os trabalhos que devem ter originalidade, caráter inovador e relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do País. Além disso, também serão consideradas a qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese, bem como a metodologia utilizada, a qualidade da redação e a estrutura e organização do texto. O resultado do Prêmio está previsto para agosto e os vencedores do Grande Prêmio serão conhecidos em dezembro.   Saiba mais.    Fonte: CCS/CAPES - 27/05/22

26 maio 2022

Confira um mundo de informações no Espaço do Pesquisador da AGUIA-USP

Clique aqui

Biblioteca da ESALQ-USP oferece atividades de apoio acadêmico


A Divisão de Biblioteca da ESALQ-USP oferece
atividades de apoio acadêmico para alunos de graduação, pós-graduação, docentes e demais pesquisadores, por meio dos Seminários para Capacitação no Uso da Biblioteca, Pesquisa na Web e Estrutura do Trabalho Científico​.

CoNTEÚDOS:

  1. Portais de Pesquisa Abertos e Restritos | Busca integrada nos acervos impressos e eletrônicos das Bibliotecas da USP, estratégias e operadores booleanos para pesquisa avançada​ em bases de dados nacionais e internacionais, outros serviços de descoberta e indicadores bibliométricos;
  2. Estrutura do Trabalho Científico e Turnitin | Apresentação do trabalho de conclusão de curso, dissertações e teses da ESALQ/USP, dicas de escrita científica, templates para formatação e ​depósito, Sistema de Submissão de Teses​, Estação de Autochecagem para detecção de similaridade ou plágio, direitos autorais, dicas de apresentação oral;
  3. EndNote X Mendeley | Ferramentas para gerenciamento e normalização automática de Citações e Referências em milhares de estilos bibliográficos nacionais e internacionais (normas ABNT inclusive) e outras plataformas de apoio como Mecanismo Online de Referências - MORE e EndNote Click;
  4. Identificadores Digitais de Autor (ORCID) | Atualização e integração com Lattes ID, Scopus Author ID, Researcher ID, GoogleID, etc.
DURAÇÃO: 2 horas/tema​.
EQUIPE​​: Bibliotecárias Eliana Maria Garcia, Ligiana Clemente do Carmo Damiano e Thais Cristiane Campos de Moraes​​.​
​FORMATO: Aulas interativas​ agendadas conforme o perfil, disponibilidade e área de interesse do pesquisador.
LOCAIS: ​Auditório​s, Departamentos​ e Salas de Aula ou on-line via Google Meet/Zoom.

Webinários ABC/CNPq: a contribuição dos INCTs para a sociedade

Programa Institutos Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação (INCTs)  se caracteriza por grandes projetos de pesquisa de longo prazo, de alto impacto científico e de formação de recursos humanos, em redes nacionais e ou internacionais de cooperação científica, envolvendo pesquisadores e bolsistas das mais diversas áreas. Como forma de promover o acompanhamento das realizações dessa rede pela sociedade, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) estão organizando uma série de quatro eventos, os “Webinários ABC/CNPq: a Contribuição dos INCTs para a Sociedade”.
Ao longo das próximas terças-feiras, dias 31/5, 7/6, 14/6 e 21/6, sempre das 16h às 18h, representantes de alguns INCTs vão apresentar temas amplos, transversais à atuação dos mais de 100 institutos. No dia 31 de maio, estão confirmados na cerimônia de abertura o ministro de CT&I e os presidentes da ABC, CNPq e Confap. A seguir, o vice-presidente da ABC fará uma apresentação.   Veja a programação.   Fonte: Jornal da Ciência - 26/05/22

CNPq lança a Chamada Pública PIBIC nº 21/2022 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica 2022/2024

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lança nesta quarta-feira (25/05) a Chamada Pública PIBIC nº 21/2022 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica 2022/2024 para a concessão de cerca de 26 mil bolsas de Iniciação Científica (IC), modalidade de bolsa tradicional e histórica do Conselho. Universidades e centros de pesquisa, públicos e privados, poderão concorrer por meio da submissão de propostas institucionais até o dia 11/07/2022.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) é uma política pública criada e implementada pelo CNPq desde o final dos anos 80, e que completará 34 anos de existência em 2022. Anualmente, são mais de 35 mil estudantes beneficiários dos programas institucionais de bolsas de iniciação científica e tecnológica do CNPq, sendo o PIBIC o mais antigo deles.
A submissão de propostas deve ser feita, exclusivamente, pelo Representante Institucional de Iniciação Científica (RIC) e as instituições a serem selecionadas devem desenvolver pesquisa científica e manter uma política de iniciação científica institucionalizada, visando à execução de projetos de pesquisa científica, nas diferentes áreas do conhecimento.
As instituições aprovadas na seleção pública poderão implementar as bolsas em dois ciclos de 12 (doze) meses. O primeiro ciclo a ser iniciado em 1º de setembro de 2022 e o segundo ciclo a ser iniciado em 1º de setembro de 2023.
As chamadas dos programas PIBITI, PIBIC-Af e PIBIC-EM, todas para o período 2022/2024, serão publicadas em breve. Leia aqui o texto da Chamada PIBIC nº 21/2022.  
Fonte: CNPq - 26/05/22

SBPC lança página com orçamentos governamentais dedicados à ciência

Objetivo da iniciativa é auxiliar coberturas jornalísticas que abordem desenvolvimento científico no País e o universo político

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lança nesta quarta-feira (25/05) a Chamada Pública PIBIC nº 21/2022 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica 2022/2024 para a concessão de cerca de 26 mil bolsas de Iniciação Científica (IC), modalidade de bolsa tradicional e histórica do Conselho. Universidades e centros de pesquisa, públicos e privados, poderão concorrer por meio da submissão de propostas institucionais até o dia 11/07/2022. Além dos indicadores da Lei Orçamentária Anual (LOA) e os recursos direcionados ao setor por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o levantamento realizado pela SBPC também considera outras unidades da administração pública de interesse para CT&I, Meio Ambiente e Educação, como a Embrapa, a Fiocruz, a Capes e o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Acesse a página de Análises orçamentárias e legislativas neste link Saiba mais.  Fonte: Jornal da Ciência - 26/05/22

Inscrições

Edusp começa a publicar títulos do catálogo em e-book

Primeira leva de títulos digitais da editora universitária tem 12 livros, entre eles três do geógrafo Milton Santos e um do historiador e cientista político Boris Fausto

A Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) decidiu publicar um catálogo de livros em formato eletrônico. A oferta aos leitores começa com 12 títulos ainda neste primeiro semestre. A iniciativa é justificada como mais uma ferramenta para manter o catálogo ativo, mesmo que as edições impressas fiquem esgotadas. A editora justifica que as escolhas dos primeiros títulos no novo formato seguiram critérios como aparecerem em listas de mais vendidos, terem recebido prêmios ou interessarem também a outros públicos além do universitário.
Essa primeira leva tem três obras do geógrafo Milton Santos, um título fundamental do cientista político e historiador Boris Fausto e uma obra do antropólogo argentino Néstor García Canclini, entre outros. Segundo o diretor-presidente da Edusp, Sergio Miceli, os livros eletrônicos chegam a representar até 15% do total de vendas de algumas editoras. "Muitas pessoas querem e-books, mas precisamos ver a aceitação. Vamos testar e, se as vendas forem bem, podemos ampliar”, afirma.   Fonte: PublishNews - 25/05/22

FAPESP celebra seus 60 anos com o anúncio de novos investimentos

Os CPEs constituem um modelo de financiamento à pesquisa que integra o setor empresarial e o acadêmico em um arranjo extremamente eficiente. O estado de Nova York [Estados Unidos] também adota esse modelo e conta hoje com 15 desses centros. A FAPESP, com os três centros anunciados hoje, passa a apoiar 23 CPEs, que no total vão mobilizar mais de R$ 1,5 bilhão em atividades de pesquisa. Assim, os R$ 325 milhões alocados pela FAPESP são praticamente multiplicados por cinco”, destacou Luiz Eugênio Mello, diretor científico da Fundação.
As novidades incluem ainda: um edital para a criação de três novos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs); a iniciativa Pesquisadores em Risco, voltada a apoiar cientistas em países conflagrados; o Projeto Geração, para financiar ideias audaciosas de pesquisadores em início de carreira; o Proeduca, programa desenvolvido com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e focado na melhoria do ensino básico; a iniciativa Amazônia +10, uma parceria da FAPESP com as Fundações de Amaro à Pesquisa (FAPs) da Amazônia Legal que visa o desenvolvimento sustentável; e três novos editais de apoio à infraestrutura em pesquisa.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP - 26/05/22

Novos Centros de Ciência para o Desenvolvimento buscarão soluções para problemas da sociedade

Apoiar pesquisas orientadas a problemas com impacto social ou econômico é a missão dos 15 Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCDs) anunciados durante a cerimônia de comemoração dos 60 anos da FAPESP nesta quarta-feira (25/05). No total, R$ 89,5 milhões serão investidos nos próximos anos nesses novos centros. Os CCDs têm focos em desafios específicos, de interesse de órgãos públicos e relevantes para o desenvolvimento de São Paulo. Os resultados esperados devem promover o avanço no conhecimento e proporcionar a melhoria das políticas públicas. Os novos CCDs aprovados têm como focos o desenvolvimento de biofármacos, inovação em políticas públicas urbanas, inovação tecnológica para emergências em saúde, soluções para resíduos, segurança hídrica, doenças humanas e animais, emissões de gases do efeito estufa, aprimoramento de vacinas, entre outros.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP - 26/05/22

25 maio 2022

Global Challenge Lab 2022 – Climate Action (Pós-Graduação)

Estão abertas, até às 12h do dia 10 de junho de 2022, as inscrições ao Edital 1548 / 2022 – Global Challenge Lab 2022 – Climate Action (Pós-Graduação) para seleção de até 35 (trinta e cinco) estudantes de pós-graduação da USP interessados(as) em participar do Global Challenge Lab 2022 – Climate Action, evento virtual promovido pela parceria entre a Imperial College of Science, Technology and Medicine (Inglaterra) e a Tsinghua University (China) e que acontecerá de 6 a 15 de julho de 2022.
Este Edital e todas as publicações a ele referentes ficarão disponíveis na área pública do Sistema Mundus, opção Editais > Alunos de Pós-Graduação (não é necessário login no sistema, nem filtro na busca pelo edital), sob o código 1548, até consumada a providência que lhe disser respeito. Para esclarecimentos de eventuais dúvidas acerca de benefícios, requisitos gerais e específicos, o candidato deve consultar o escritório internacional da sua Unidade USP de origem.   Fonte: ESALQNet – 25/05/22

Grupo de pesquisa atualiza base de dados sobre biomas brasileiros

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM), sediado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), disponibilizou em sua base de dados o acervo cartográfico atualizado dos seis grandes biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. O trabalho foi desenvolvido pela Equipe de Transferência e Difusão da instituição.
Entre os dados cartografados disponíveis estão a densidade demográfica (habitantes por quilômetro quadrado), a população urbana e rural e a soma do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios do bioma. Um dos cuidados tomados pelos pesquisadores foi estabelecer uma metodologia para classificar os municípios que tivessem território em mais de um bioma. Nestes casos, prevaleceu o maior porcentual do território municipal.
Para consultar a base de dados, clique em Download de Dados – Meio Ambiente e selecione Grandes Biomas do Brasil ou Grandes Biomas do Semiárido e Amazônia Legal do Brasil.  
Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 25/05/22

III Conferência Mundial de Educação Superior: reflexões e perspectivas

Artigo de Rui Oppermann, professor da UFRGS e membro ENLACES e KAIRÓS, e Jorge Audy, professor da PUCRS e também membro KAIRÓS, para o Jornal da Ciência

Ocorreu em Barcelona neste mês de maio de 2022 a III Conferência Mundial de Educação Superior (CMES) da UNESCO. Estas conferências, que ocorrem a cada dez anos, visam definir os rumos da Educação Superior dos países membros da Unesco para o decênio seguinte. A primeira CMES ocorreu em 1998 e a segunda em 2009, ambas na sede da UNESCO em Paris, França. Na segunda Conferência o tema central foi o papel da Educação Superior (ES) no desenvolvimento dos países, a partir da constatação de que nunca na história a ES tinha sido tão determinante do desenvolvimento social e econômico das nações. Comentou-se muito a proposta de países do hemisfério norte de caracterizar a ES como um serviço, remetendo as discussões para o âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC). Após muitas reflexões, prevaleceu a visão da educação como um bem público.
Nesta terceira CMES, em Barcelona, Espanha, o foco central foi a questão da sustentabilidade ambiental e o futuro do planeta, bem como o papel da Universidade neste contexto. Para além desta responsabilidade de ser um locus privilegiado das reflexões críticas e de encaminhamento de soluções para a questão ambiental global, diversos outros aspectos emergiram na Conferência. Um ponto de convergência foi o papel dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) como uma referência para a atuação das Universidades, seja na primeira missão (ensino), segunda (pesquisa) ou terceira (extensão e inovação).   Saiba mais.  Fonte: Jornal da Ciência - 25/05/22


Fonte: Pesquisa FAPESP - maio 2022

24 maio 2022

Panorama 2021 da produção científica no Brasil e no mundo será apresentado nesta 4.ª feira

O cenário da pandemia da Covid-19 influenciou a produção científica no Brasil e no mundo no ano passado? Quais foram as instituições brasileiras que mais contribuíram com a comunidade científica? Que áreas exercem protagonismo nesse campo?

Essas e outras questões serão discutidas nesta quarta-feira,  25 de maio, às 10h30, durante o webinar de lançamento do “Boletim Anual do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (Octi)”. Promovido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), o evento é aberto ao público e contará com a participação de representantes do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O Boletim OCTI apresenta a atualização dos monitoramentos temáticos da ciência brasileira e mundial e em indicadores de CT&I. A programação será realizada pelo canal do CGEE no Youtube. Se inscreva neste link.   Fonte: CGEE - 24/05/22


Webinar: Lançamento do Boletim Anual do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação 

Data: 25/05/2022  |  quarta-feira  |  Hora: 10h30 (horário de Brasília)



                        Webinar Análise de Redes Sociais aplicada ao estudo do Twitter
                        Data: 25 de maio
                        Horário: 11 horas
                        Informes e inscrições: seminariomente@gmail.com
                        Transmissão FBLive: UAMLerma


Diversidade na Ciência: qual a importância de equipes diversas para a inovação científica e tecnológica? 
O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) promove um debate virtual sobre o “Guia de Formação de equipes extraordinárias” que aborda a necessidade da diversidade na Ciência quanto à raça, etnia, gênero e regionalidade.
A pesquisadora e coordenadora de Tecnologia Química do INT, Andréa Farias, juntamente com os pesquisadores da UFMG, UFBA, PUC- Rio/ FAPERJ e WTT conversam sobre a importância de equipes diversas para a inovação científica e tecnológica.
A transmissão do evento será no YouTube, na próxima quarta-feira, 25 de maio, às 15 horas.
Fonte: CNPq - 24/05/22