O pano de fundo é um fenômeno positivo: o crescimento, a partir do final da década de 1990, do número de consórcios e iniciativas internacionais compreendendo colaborações entre nações do hemisfério Norte, que concentra a maioria dos países ricos, e do Sul, em desenvolvimento. Dados apresentados na conferência mostraram que, em cooperações globais, 90% do financiamento provém de nações de alta renda e isso em geral tem reflexos nas relações de poder. Saiba mais. Fonte: Pesquisa FAPESP - julho 2022
05 julho 2022
Desigualdade em colaborações é questão de integridade científica, aponta Conferência Mundial
O pano de fundo é um fenômeno positivo: o crescimento, a partir do final da década de 1990, do número de consórcios e iniciativas internacionais compreendendo colaborações entre nações do hemisfério Norte, que concentra a maioria dos países ricos, e do Sul, em desenvolvimento. Dados apresentados na conferência mostraram que, em cooperações globais, 90% do financiamento provém de nações de alta renda e isso em geral tem reflexos nas relações de poder. Saiba mais. Fonte: Pesquisa FAPESP - julho 2022
Brasil diversifica pesquisas sobre integridade científica
Contorcionismo em traduções sinaliza má conduta em artigos científicos
Governo da China quer criar 50 novas revistas científicas
Estratégia
busca garantir a qualidade e a integridade dos periódicos
TOEFL ITP - Teste de Proficiência em Língua Inglesa aplicado na ESALQ
04 julho 2022
USP oferece acesso a 13 mil e-books da Biblioteca Virtual Pearson para seus alunos
Plataforma pode ser acessada pela Rede VPN USP e
dá acesso a mais de 30 editoras com livros digitais em língua portuguesa;
professores, pesquisadores e funcionários da Universidade também têm acesso
O acesso a bibliotecas virtuais e
conteúdos científicos digitais, recurso importante para os estudantes durante a
pandemia, se tornou uma política da Universidade mesmo com o retorno
presencial. Exemplo disso é que alunos, pesquisadores e funcionários da USP
podem consultar e fazer downloads de e-books da Biblioteca Virtual Pearson que conta atualmente com mais de 12 mil títulos de diversas
áreas do conhecimento. O acesso é possível a partir da conexão VPN USP.
É o segundo ano que a Agência USP de Gestão
da Informação Acadêmica (Aguia), responsável pelas parcerias da Universidade
com plataformas e ferramentas de conteúdo educativo e científico, faz um
convênio com a Pearson Education para oferecer livros eletrônicos digitais de
vários selos editoriais em áreas como Administração, Computação, Direito,
Economia, Educação, Engenharia, Letras, Gastronomia, Marketing,
Medicina, Psiquiatria e Turismo.
Há publicações das editoras Prentice Hall,
Makron Books, Addison Wesley, Contexto, IBPEX/Intersaberes, Cia das Letras,
Casa do Psicólogo, Rideel, Aleph, Papirus, Educs, Jaypee Brothers, Callis,
Lexikon, Summus, Interciência, Autêntica, Vozes, Freitas Bastos, Oficina de
Textos, Difusão, EdiPUCRS, Brasport, Labrador, Yendis, Blucher e Atheneu.
Criação da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da Universidade de São Paulo (ABCD-USP)
(Revoga a Resolução 7791/2019)
Dispõe sobre a criação da
Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) e dá outras providências.
Spix, Martius e a comissão científica austro-alemã no Brasil
No segundo episódio da temporada ‘Viajantes e
Naturalistas no Brasil’, do podcast Ciência para Ouvir, a historiadora e
pesquisadora Karen Lisboa apresenta a passagem desses cientistas pelo País
Gravação e slides dos webinars:
Clique aqui |
03 julho 2022
Acesso aos e-Books da American Chemical Society liberado para a USP até 30 de julho
Os eBooks da ACS estão sempre entre os mais demandados e utilizados nas principais universidades e instituições de pesquisa do mundo, com elevadas estatísticas de uso e recomendações, uma vez que cobrem os mais diversos e importantes temas e áreas científicas, como: química, física, biologia, medicina, farmacologia, agricultura, ciência dos alimentos, ciências da terra, ciência dos materiais, engenharias, meio ambiente, sustentabilidade, energia e petróleo, transporte, nanotecnologia, sensores, biotecnologia, machine learning e muito mais.
Confira o breve tutorial Como acessar os ebooks da ACS.
É necessário estar conectado a um computador autorizado da USP ou efetuar a conexão remota. Fonte: AGUIA - 01/07/22
Fator de Impacto 2022 – Clarivate nomeia os principais periódicos com base nas citações
O JCR é baseado em dados de 2021 compilados da Web of Science Core Collection™, a coleção líder de periódicos, livros e anais de conferências de qualidade no maior banco de dados global de citações neutras para editores do mundo. As publicações são avaliadas por uma equipe global de editores internos da Clarivate usando rigorosos critérios de seleção. Os dados do conteúdo selecionado são cuidadosamente selecionados para garantir a precisão nas métricas do JCR, juntamente com um amplo corpo de dados descritivos. Esses insights permitem que pesquisadores, editores, editores, bibliotecários e financiadores explorem os principais impulsionadores do valor de um periódico para diversos públicos. Saiba mais.
01 julho 2022
O que a Pós-Graduação da USP aprendeu com a pandemia?
Parceria com a França seleciona projetos em Agronomia e Veterinária
Ano Internacional da Ciência Básica para o Desenvolvimento Sustentável
O Ano de 2022 (julho) – 2023 (julho) foi escolhido pela Unesco
como o Ano Internacional da Ciência Básica para o Desenvolvimento
Sustentável (AICBDS / IYBSSD). Certamente, esse é um tema de
grande relevância e que nos oferece a oportunidade de discutirmos a importância
da ciência básica como pilar na construção dos conhecimentos e para a aplicação
da ciência, com destaque para aquelas associadas ao desenvolvimento
sustentável. Também nos abre a possibilidade de promovermos atividades junto à
sociedade e escolas em torno desses temas. Estão sendo organizadas inúmeras
iniciativas em todos os países que serão registradas no sítio da Unesco (https://www.iybssd2022.org)
para que todos possam acessar essas atividades globais. A ideia é fazermos um
movimento planetário de apoio à ciência básica!
Maratona de escrita acadêmica em inglês auxilia pós-graduandos em artigos acadêmicos
O primeiro dia do evento (15) consistirá no compartilhamento do texto com o grupo, no feedback dado pelos tutores e na criação de uma To Do List, que deverá ser utilizada como guia para a reescrita dos pontos levantados no texto de cada estudante. O segundo dia (22), consistirá na apresentação das melhorias realizadas no texto, que deverá ser compartilhado não apenas com o tutor, mas, também, com outros alunos que irão compor o grupo.
Para mais informações sobre este e os próximos eventos, acompanhe o LLAC no site e nas redes sociais: letramentoacademico.fflch.usp.br. Fonte: Jornal da USP - 30/06/22