17 fevereiro 2023

Carreira acadêmica precisa se tornar mais atrativa e capaz de reter jovens talentos

Em uma carta publicada na revista Science, um grupo de pesquisadores brasileiros, que atua no Brasil e em outros países, chama a atenção para a necessidade de desenvolver programas capazes de atrair e reter os cientistas formados na última década. Ainda que o país tenha mais do que dobrado o número de doutores formados nos últimos 20 anos e subido dez posições no ranking de publicação de artigos entre 2007 e 2011, os repetidos cortes orçamentários desde 2015 prejudicaram imensamente o sistema de ciência e tecnologia do país, argumentam os autores (leia mais em: revistapesquisa.fapesp.br/bases-para-reconstruir-a-capacidade-cientifica-do-brasil/). 
Como resultado, eles destacam, muitos dos cerca de 100 mil cientistas em início de carreira estão desempregados ou em trabalhos que não demandam a formação acadêmica de cientista. É uma mão de obra altamente qualificada, formada com investimento público, inclusive por meio do programa Ciência sem Fronteiras.   Saiba maisFonte: Agência FAPESP - 17/02/23

16 fevereiro 2023

Governo divulga reajuste em bolsas de pesquisa

O governo federal anunciou reajuste de 40% nas bolsas de pós-graduação. Os valores , e o aumento foi prometido após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva. Veja os novos valores mais abaixo. O percentual de 40% vale para as bolsas de mestrado e doutorado da Capes e do CNPq. Para outros níveis de ensino, também há reajustes em dimensões distintas.   Saiba mais.   Fonte: CNPq – 16/02/23

Veja abaixo os novos valores e o percentual do reajuste nas bolsas da Capes e do CNPq:

  • Mestrado: de R$ 1.500 para R$ 2.100 (alta de 40%)
  • Doutorado: de R$ 2.200 para R$ 3.100 (40%)
  • Pós-doutorado: de R$ 4.100 para R$ 5.200 (25%)
Leia também: CAPES e CNPq aumentam bolsas de pós-graduação em 40%

Nota do CNPq sobre as bolsas de Produtividade em Pesquisa

"A atual gestão do CNPq reconhece que há uma grande demanda de bolsas PQ e anunciará o aumento do número dessas bolsas, de nível PQ-2, para 2023”, informa o presidente do órgão, Ricardo Galvão, em nota encaminha ao Jornal da Ciência

O CNPq não está considerando modificação no atual sistema de Bolsas de Produtividade em Pesquisa – PQ, imprescindíveis para estimular a produção científica de pesquisadores, desde os em início de carreira aos com carreira consolidada, que lideram grupos de pesquisas e coordenam projetos de grande relevância para o país. Esses bolsistas são, também, parceiros do CNPq no trabalho dos Comitês Assessores, que analisam as propostas apresentadas nas chamadas. A atual gestão do CNPq reconhece que há uma grande demanda de bolsas PQ e anunciará o aumento do número dessas bolsas, de nível PQ-2, para 2023.  Fonte: CNPq - 16/02/23

Boas práticas para garantir a visibilidade e posicionamento institucional na Web

Na atualidade, um dos maiores desafios é manter e promover a presença e a popularidade das organizações na Web. Desde um design atrativo até conteúdos de qualidade chamam a audiência mas nem sempre a mantém. É necessário adotar práticas e técnicas que otimizem a descoberta e forneçam acesso efetivo e persistente, confiabilidade e segurança. Esta é uma tradução livre do texto publicado no website da Webometrics. Ranking Web of Repositories e intitulado Decalogue of good practices in institutional web positioning. Confira as dicas e verifique se sua instituição ou empresa segue tais recomendações. Leia com atenção pois as dicas são muito pertinentes para os gestores de websites, blogs e repositórios.   Saiba mais.   Fonte: ABCD USP - 16/02/23

Guia para inclusão de conteúdos no Google Acadêmico

Google Acadêmico – https://scholar.google.com , também chamado de Google Scholar, fornece uma maneira simples de pesquisar amplamente a literatura acadêmica. De um só lugar, você pode pesquisar em várias disciplinas e fontes: artigos, teses, livros, resumos e pareceres de tribunais, de editoras acadêmicas, sociedades profissionais, repositórios on-line, universidades e outros sites. O Google Acadêmico ajuda você a encontrar trabalhos relevantes no mundo da pesquisa acadêmica. O Google Scholar visa classificar os documentos da mesma forma que os pesquisadores, avaliando o texto completo de cada documento, onde foi publicado, por quem foi escrito, bem como com que frequência e quão recentemente foi citado em outra literatura acadêmica. Este é um verdadeiro desafio para quem quer alcançar altos níveis de popularidade e boa classificação de seus websites, perfis, blogs e repositórios no Google Acadêmico.   Saiba mais.   Fonte: ABCD USP - 16/02/23

Inscrições abertas para os treinamentos de março e abril do Portal de Periódicos

O cronograma bimestral dos treinamentos do Portal de Periódicos referente aos meses de março e abril já está disponível no site. O usuário pode acessá-lo em Treinamentos -  Materiais de apoio, e saber as opções que melhor se encaixam na sua área de interesse. As áreas do conhecimento abordadas no próximo bimestre são: Engenharias; Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Linguística, Letras e Artes; Multidisciplinar e Ciências Extas e da Terra. Acesse Treinamentos – Calendário e inscreva-se!   Saiba mais.   Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 15/02/23

Aplicativo Web of Science™ My Research Assistant



Apresentando Web of Science™ My Research Assistant, um aplicativo móvel que dá acesso à Web of Science e à Master Journal List onde você estiver. Pesquise e salve rapidamente as pesquisas dos principais jornais do mundo, crie um feed com curadoria das pesquisas mais importantes para você e compartilhe facilmente artigos com colegas - tudo em seu smartphone, onde quer que a inspiração surja.

Baixe agora o aplicativo.

Sefaz-SP esclarece que o ITCMD não incide sobre bolsas de estudo de instituições públicas

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) encaminhou à FAPESP o seguinte esclarecimento sobre a incidência do Imposto sobre Transmissão de Causa Mortis e Doação (ITCMD) sobre bolsas de estudos concedidas por agência de fomento à pesquisa: Bolsas de estudos de instituições públicas não são tributadas pelo ITCMD, o imposto recolhido pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo [Sefaz-SP] sobre Transmissão Causa Mortis e Doação, com alíquota de 4%. O esclarecimento é necessário para evitar dúvidas de alguns bolsistas que receberam avisos, no final do ano passado, sobre possíveis inconsistências entre as doações declaradas à Receita Federal e ao Fisco Paulista.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP – 16/02/23

15 fevereiro 2023

O novo ranking Qualis, ou o retorno da múmia

No apagar das luzes do governo Bolsonaro, a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) anunciou a versão preliminar do novo Qualis. O sistema, que classifica periódicos científicos em um ranking de categorias, é uma das pedras fundamentais da avaliação de pós-graduações da agência – uma ilha de meritocracia no sistema público brasileiro que determina a distribuição de verbas e bolsas entre os programas do país de acordo com seu desempenho acadêmico. Revisões do Qualis costumam causar estardalhaço na comunidade acadêmica brasileira. É quase garantido que a publicação do ranking vá gerar reclamações sobre a nota recebida pela revista X, ou sobre o periódico Y ter ou não sido incluído. Desta vez, a insatisfação foi suficiente para gerar um abaixo-assinado de pesquisadores em economia e motivar correções na versão preliminar, que deve ser atualizada após o período de consulta pública. Boa parte das críticas parecem justificadas: nos exemplos mais extremos, artigos individuais foram classificados como periódicos e ganharam pontuações altas no ranking. Afora isso, incômodos usuais como a hipervalorização de revistas nacionais e o excesso de periódicos no topo do ranking se somaram a outras criadas pela unificação das classificações por área, o que evidenciou disparidades entre os estratos em diferentes campos da ciência.  Leia na íntegra: Nexo – 15/02/23

AmIT é tecnologia sustentável para a Amazônia

Estamos às vésperas de iniciar um novo programa de desenvolvimento da Amazônia baseado em tecnologia. Isso começou a ser pensado há 30 anos, logo depois da Conferência da ONU, sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, ocorrida no Rio de Janeiro, a ECO-92. Naquela ocasião, o governador do Amazonas, Gilberto Mestrinho, zarpou para Boston, a fim de formatar uma parceria entre o MIT, Massachusetts Institute of Technology e as universidades locais, UFAM e UTAM, atualmente, UEA. O objeto desse enlace era injetar uma dose cavalar de tecnologia nas veias abertas da Amazônia. Não deu certo. Hoje, três décadas depois, para falar de futuro, conversamos com o professor Estevão Monteiro de Paula, que é um entusiasta dessa iniciativa desde sua formação acadêmica na América do Norte, onde fez PhD em Engenharia pela Universidade do Tennessee, e atualmente é um dos responsáveis pelo projeto do AmIT, Instituto de Tecnologia da Amazônia, com Adalberto Val e Carlos Nobre, entre outros pesquisadores da Pan Amazônia. Neste bate-papo, Estevão conta alguns detalhes desse empreendimento que pretende gerenciar o desenvolvimento socioeconômico sustentável da Amazônia continental com as ferramentas da Ciência, Tecnologia e Inovação.
 
Leia na íntegra: Brasil Amazônia Agora.   Fonte: Jornal da Ciência – 15/02/23

Editora American Chemical Society apresenta evento sobre Química

American Chemical Society - ACS, editora reconhecida mundialmente por publicar e divulgar as pesquisas mas relevantes em Química e áreas afins, anuncia o encontro virtual e gratuito “Como potencializar o impacto e a visibilidade dos seus artigos científicos”. O evento virtual contará com nove sessões temáticas voltadas para diferentes áreas do conhecimento ligadas à Química. O encontro buscará discutir os seguintes tópicos: como um cientista pode potencializar os seus artigos na literatura, as formas de publicação, as análises cientométricas mais relevantes, o que as editoras e os revisores esperam do seu manuscrito e a importância desses detalhes no impacto e destaque da sua publicação. Além disso, serão apresentados os periódicos científicos publicados pela American Chemical Society mais alinhados com cada área da Química e afins, e como procurar as diretrizes e entender o escopo da revista adequada para a submissão do seu manuscrito. O evento é gratuito e será transmitido por meio da plataforma Zoom.   Saiba mais e inscreva-se!    Fonte: Portal de Periódicos CAPES – 14/02/23

Atividades de extensão passarão a ser obrigatórias no currículo dos cursos de graduação

Visando cumprir a Constituição Federal, que define o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a USP está discutindo de que forma as atividades de extensão irão compor 10% do total da carga horária curricular dos cursos de graduação. A medida atende à resolução 07/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), que estabelece as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira. De acordo com o documento, as avaliações do Ministério da Educação (MEC) passam a considerar o currículo dos cursos com a extensão obrigatória. A determinação vale para as instituições públicas e privadas. A resolução considera que as atividades extensionistas, segundo sua caracterização nos projetos políticos pedagógicos dos cursos, podem se inserir nas modalidades: programas, projetos, cursos e oficinas, eventos e prestação de serviços.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 14/02/23

14 fevereiro 2023

RSC e SBQ abrem inscrições para 3º Prêmio Jovem Pesquisador

Para concorrer aos prêmios de 1,5 mil libras, o candidato deve estar inscrito na 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (RASBQ) com resumo submetido, no qual ele deve ser o apresentador. Esse trabalho pode ser apresentado na forma de pôster ou apresentação oral. Além disso, o candidato deverá preencher também o formulário de inscrição e fazer o upload do resumo já submetido à 46ª RASBQ, apresentar uma carta de motivação e uma carta de recomendação. Elizabeth Magalhães, gerente geral da RSC no Brasil e o professor Edson dos Anjos (UFMS), integrante do comitê JP-SBQ dão os detalhes.   Fonte: Jornal da Ciência - 14/02/23

As inscrições estão abertas até 20/02/2023.

O link do formulário está disponível pelo link: bit.ly/PremioJP_formulario2023

Link do regulamento: bit.ly/PremioJP_regulamento2023


Alimentação: CAPES é destaque nos recursos para pesquisa

A CAPES alcançou o 4º lugar entre as agências de fomento internacionais que mais financiaram pesquisas relacionadas à Fome Zero e Agricultura Sustentável entre 2019 e 2022. O levantamento, inédito, foi feito pela editora Elsevier. O resultado mostra que o Brasil está em 5º lugar no mundo, com pesquisas em torno do tema, um dos mais urgentes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A produção científica nacional ficou 110% acima da média mundial.  Foram mais de 10 mil artigos publicados, entre 2019 e 2022, relacionados ao ODS 2: Fome Zero e Agricultura Sustentável. A pesquisa científica é base para a elaboração de políticas públicas e projetos da iniciativa privada e sociedade em geral. Os dados do levantamento podem ser encontrados na plataforma SciVal, que reúne resultados de pesquisas de 20 mil instituições de 230 países. A metodologia da pesquisa é pública e está disponível na 
página da editora. Entre os temas que aparecem nas publicações relacionadas ao ODS 2 destacam-se má nutrição, soja, agrofloresta e controle biológico de pragas. De acordo com Carlos Henrique de Brito Cruz, vice-presidente sênior de Redes de Pesquisa da Elsevier e professor da Unicamp, “o resultado desta análise mostra a relevância dada ao tema pela comunidade de pesquisa no Brasil, além de revelar a CAPES entre uma das mais relevantes financiadoras da pesquisa dirigida a esse ODS no mundo”.    Saiba mais.   Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 14/02/23

ChatGPT: o robô que mostra como a inteligência artificial pode revolucionar nossas vidas

O robô inteligente (chatbot) ChatGPT, lançado no final de 2022 por um laboratório de pesquisa e desenvolvimento, virou notícia no mundo todo. Sua impressionante habilidade de dialogar com humanos gerou enorme repercussão: em apenas cinco dias o site que hospeda o robô atingiu um milhão de usuários. “O ChatGPT é um modelo de linguagem treinado pelo OpenAI que foi projetado para ser capaz de realizar uma ampla variedade de tarefas de processamento de linguagem natural. Ele pode ser usado para responder a perguntas, realizar pesquisas, gerar texto, traduzir idiomas e muito mais. O ChatGPT foi treinado usando uma grande quantidade de dados da web e foi projetado para ser capaz de imitar o comportamento humano de maneira natural e convincente. Ele é capaz de continuar conversas de maneira fluente e pode ser usado em uma ampla variedade de contextos.” A capacidade de geração de texto do ChatGPT pode ser evidenciada pelo parágrafo acima, integralmente produzido pelo próprio, ao ser questionado sobre o que é capaz de fazer.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 13/02/23

Cursos de língua Inglesa a serem oferecidos no 1S/23 pelo Centro de Estudos Linguísticos da ESALQ

Os alunos interessados em participar dos cursos deverão preencher a ficha de inscrição online com nível de conhecimento de língua ao se submeterem-se a um pré-teste - l1nq.com/ev2d6 no período de 13 de fevereiro a 09 de março de 2023 e encaminhá-la juntamente com um print do resultado do pré-teste para os seguintes e-mails: cel.esalq@usp.br ou fbacella@usp.br. Os alunos ingressantes devem anexar cópia da posição alcançada no vestibular da FUVEST e cópia do histórico escolar do segundo grau e os de graduação devem anexar cópia do histórico escolar com média ponderada do segundo semestre de 2022. O processo seletivo será realizado, respeitando-se o número de vagas existentes (62).   As aulas terão início no dia 13/03/23 e término previsto para o dia 14/07/23.   Fonte: CEL ESALQ - 13/02/23
            

Introdução à Língua Inglesa

1700h às 18h30

2ªs e 4ªs-feiras

Introdução à Língua Inglesa

17h00 às 18h30

3ªs e 5ªs-feiras 

Língua Inglesa Básica

12h00 às 13h30

2ªs e 4ªs-feiras

Língua Inglesa Básica 

17h00 às 18h30

3ªs e 5ªs-feiras 

Língua Inglesa Pré-Intermediária

17h00 às 18h30

2ªs e 4ªs-feiras

Língua Inglesa Intermediária

17h00 às 18h30

3ªs e 5ªs-feiras 

Língua Inglesa Intermediária

12h00 às 13h30

2ªs e 4ªs-feiras

Língua Inglesa Intermediária

10h00 às 11h30

3ªs e 5ªs-feiras

Língua Inglesa Intermediária

12h00 às 13h30

3ªs e 5ªs-feiras 

Língua Inglesa Intermediária Avançada  

12h00 às 13h30

2ªs e 4ªs-feiras

Língua Inglesa Intermediária Avançada

12h00 às 13h30

2ªs e 4ªs-feiras

Chatting in English

12h00 às 13h30

6ªs-feiras 



TOEFL ITP - Teste de Proficiência em Língua Inglesa aplicado na ESALQ

O TOEFL ITP é um teste prático da ETS que avalia a proficiência da língua inglesa de pessoas cuja língua nativa não seja o inglês. É desenvolvido a partir de exemplos do inglês falado e escrito, coletados em países diversos, e é composto por 140 questões – 50 de compreensão oral, 40 de estrutura gramatical e 50 de leitura, com duração de duas horas. O TOEFL é o exame mais solicitado para quem deseja fazer cursos no exterior em países de língua inglesa ou em outros países onde a instrução será em inglês, especialmente para alunos de graduação e pós-graduação interessados em programas de intercâmbio. O próximo exame online será aplicado no dia 25 de fevereiro de 2023 e as inscrições poderão ser feitas através do site da FEALQ, até o dia 20/02/23. A comunidade do Campus Luiz de Queiroz e da Faculdade de Odontologia de Piracicaba – FOP terão taxas especiais.   Link: https://fealq.org.br/eventos/toef-fevereiro-25-manha/

13 fevereiro 2023

Clarivate adiciona Preprint Citation Index à Web of Science

Ajudar os pesquisadores a acessar preprints com mais facilidade em uma plataforma confiável para promover o progresso científico

Clarivate Plc (NYSE:CLVT), líder global em conectar pessoas e organizações à inteligência em que podem confiar para transformar seu mundo, adicionou o Preprint Citation Index™ à plataforma Web of Science™. Os pesquisadores agora podem localizar e vincular preprints juntamente com outro conteúdo confiável no banco de dados, para simplificar o processo de pesquisa e ajudar a fazer conexões significativas mais rapidamente.
Na publicação acadêmica, uma pré-impressão é uma versão de um artigo de pesquisa ou resultado disponível publicamente em repositórios online antes da revisão por pares. O acesso a preprints na Web of Science torna mais rápido e fácil para os pesquisadores incluí-los em seus fluxos de trabalho de pesquisa existentes. Ele permite acesso imediato a pré-impressões atualizadas, agregadas e pesquisáveis ​​de repositórios selecionados vinculados a perfis de autor.
No lançamento, o Preprint Citation Index fornece quase dois milhões de preprints dos repositórios arXiv, bioRxiv, chemRxiv, medRxiv e Preprints.org. Documentos de mais de uma dúzia de repositórios adicionais serão adicionados ao longo de 2023. Os registros de pré-impressão podem ser descobertos juntamente com outras produções acadêmicas no Web of Science e conectados às versões finais do registro, quando aplicável. Eles são claramente marcados nos resultados da pesquisa e não incluídos em nenhuma métrica de citação, incluindo Times Cited Counts ou Journal Impact Factor™ (JIF) dentro do Web of Science Core Collection™ ou Journal Citation Reports™.   Saiba mais.   Fonte: ABCD USP - 13/02/23

Mulheres na Ciência - Para cientistas, ascender na carreira ainda é um desafio

No Brasil, a participação das mulheres na Ciência é crescente e notável em todas as áreas. Segundo dados da CAPES em relação ao ano base de 2021, 54% dos estudantes em cursos de pós-graduação são do sexo feminino. Dos 405 mil alunos de mestrado e doutorado no Brasil, 221 mil são mulheres.  Elas também são maioria entre os beneficiários de bolsas: dados de 2020 mostram que as pesquisadoras representam 58% do total de bolsistas stricto sensu da Fundação. Embora sejam maioria numérica, pesquisadoras ainda lutam por mais respeito e oportunidades em ambientes majoritariamente masculinos. Entre os professores dos cursos de mestrado e doutorado, 57% são homens.  A presidente da CAPES, Mercedes Bustamante, define esse fenômeno como “telhado de vidro”: barreiras e obstáculos que impedem mulheres de ascender aos níveis mais altos da carreira acadêmica, apesar da competência e da qualificação técnica.   Saiba mais.   Fonte: CGCOM/CAPES - 10/02/23

CAPES debate parceria com instituição de ensino da Alemanha

Com o objetivo de estreitar a relação entre a ciência brasileira e a alemã, Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, recebeu a visita de Johannes Wessels, reitor da Universidade de Münster. Em reunião nesta quarta-feira, 08, representantes da Fundação e da instituição de ensino da Alemanha trataram, em Brasília, da parceria existente e de possíveis ações futuras de cooperação. Atualmente, a CAPES mantém a parceria Programa Cátedra Brasil da Universidade de Münster, que está com inscrições abertas até o dia 28 de fevereiro, conforme o Edital 39/2022. A ação pretende aumentar a cooperação acadêmica entre as instituições de ensino superior e centros de pesquisa brasileiros e estrangeiros, bem como de pesquisadores do Brasil e seus pares da instituição anfitriã.   Fonte: CGCOM/CAPES - 10/02/23