O aplicativo Campus USP agora
tem novas funcionalidades disponíveis para os alunos, docentes e funcionários
técnicos e administrativos que frequentam a Cidade Universitária “Armando de Salles
Oliveira”, em São Paulo. Agora, os usuários desse campus podem
reportar ocorrências de descarte irregular de resíduos e problemas com
transporte público (circulares), árvores e ciclofaixas. Outra novidade
do aplicativo é que a comunidade universitária poderá receber notificações
relacionadas a situações de emergências ocorridas no campus, como, por exemplo,
a disponibilização de vans na estação do metrô para estudantes chegarem ao
campus durante uma paralisação no transporte público. “Um canal de comunicação
mais direto e imediato diante situações de emergência possibilita que os
usuários participem mais ativamente da gestão do espaço”, destaca a prefeita
do campus da Capital e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
(FAU), Raquel Rolnik. Lançado
em 2016, o Aplicativo Campus USP está disponível para todos os campi da USP e
pode ser baixado gratuitamente na App Store ou na Google Play. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 14/03/23
15 março 2023
14 março 2023
ChatGPT representa uma conexão entre humano e máquina
Esse tipo de chatbot tem chamado a atenção de diversos especialistas e
gera questionamentos: quais os seus impactos na área tecnológica e acadêmica? A
diferença dessa ferramenta de inteligência artificial em específico se dá pela
sua capacidade de formular respostas mais completas e coesas, além de criar
textos, poemas e até relatórios.
“Quarenta anos atrás foi inventado um software chamado Eliza. Era um programa de computador que a gente podia fazer perguntas e ele respondia para nós. Na época, era um software bastante impressionante, capaz de nos entregar respostas críveis. O programa estava nos entregando respostas inteligentes“, diz o professor Marcelo Zuffo, titular do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP. O professor coloca que, se há 40 anos, o primeiro chatbot já possuía habilidades bem impressionantes, a tendência é melhorar essa tecnologia: “O ChatGPT é um degrau que a humanidade subiu”. Zuffo explica que essa identificação de inteligência em máquinas vem de Alan Turing que, em 1950, apresentou o Teste de Turing. Ele consiste no questionamento do quão semelhantes as máquinas são dos humanos na questão da linguagem e, assim, seria possível dizer se a máquina é inteligente ou não.
“Quarenta anos atrás foi inventado um software chamado Eliza. Era um programa de computador que a gente podia fazer perguntas e ele respondia para nós. Na época, era um software bastante impressionante, capaz de nos entregar respostas críveis. O programa estava nos entregando respostas inteligentes“, diz o professor Marcelo Zuffo, titular do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP. O professor coloca que, se há 40 anos, o primeiro chatbot já possuía habilidades bem impressionantes, a tendência é melhorar essa tecnologia: “O ChatGPT é um degrau que a humanidade subiu”. Zuffo explica que essa identificação de inteligência em máquinas vem de Alan Turing que, em 1950, apresentou o Teste de Turing. Ele consiste no questionamento do quão semelhantes as máquinas são dos humanos na questão da linguagem e, assim, seria possível dizer se a máquina é inteligente ou não.
Cobranças de processamento de artigos são um fardo pesado para países de renda média
Muitos cientistas em todo o mundo adotaram a ideia de que as publicações
de pesquisa devem ser acessíveis para leitura, sem acesso pago. Com razão, pois
a pesquisa acadêmica é financiada principalmente por recursos públicos e
contribui para o progresso da sociedade. De fato, a busca por publicações
abertas levou a muitas iniciativas inovadoras, incluindo a criação de novos
periódicos e editores de acesso aberto (OA) pagos pelo autor, a expansão de
repositórios públicos de pré-impressão e pós-impressão e o estabelecimento do
Sci-Hub, um centro radical repositório aberto de publicações científicas,
muitas vezes obtidas ilegalmente. Mas as publicações por assinatura persistem,
bem como a resistência em depositar preprints, levando a iniciativas mais
recentes para acelerar a transição universal para AA em publicações
científicas. Notavelmente, Plan S, lançado em 2018 por um consórcio de
organizações executoras e financiadoras de pesquisa principalmente europeias,
que exige que todas as publicações a partir de 2021 sejam AA. Um mandato
adicional dentro do Plano S é que os modelos híbridos de publicação, nos quais
os autores podem pagar para publicar artigos OA em periódicos que também
publicam sob modelos de assinatura, são aceitáveis apenas em determinadas
circunstâncias e somente até 31 de dezembro de 2024. Isso significa que os
principais periódicos de assinatura que desejam publicar trabalhos de autores
com financiamento do Plano S precisarão fazer a transição para OA somente até
2025. Saiba mais.
Fonte: Jornal da Ciência - 14/03/23
CAPES explica concessão de bolsas institucionais para 2023
A CAPES realiza nesta quarta-feira, 15 de março, webinário para
explicar o modelo de concessão de bolsas e auxílios dos Programas
Institucionais de Fomento à Pós-Graduação no País para 2023. A atividade será
transmitida ao vivo, a partir das 15 horas, pelo canal da Fundação no YouTube. O webinário será mediado
por Laerte Ferreira, diretor de Programas e Bolsas no País, da CAPES. O público
poderá fazer perguntas pelo chat do YouTube. Nesta terça-feira, 14 de março, a CAPES
publicará, em seu site, a tabela com a
concessão de bolsas e auxílios por programa de pós-graduação stricto
sensu. Em 2023, o número de benefícios para bolsistas de mestrado e
doutorado subiu de 84,3 mil para 89,6 mil. Mais de três mil cursos terão
acréscimo de bolsas. Saiba mais.
Fonte: Jornal da Ciência - 14/03/23
Base de e-books da Cambridge está disponível na USP
Informamos a
assinatura da Base de e-books da Cambridge por parte da Agência de Bibliotecas
e Coleções Digitais para toda a comunidade USP, conforme detalhes a seguir:
Cambridge Books Online disponibiliza mais de 46.000 livros eletrônicos de programas de edição
renomados no mundo, cobrindo assuntos de todas as disciplinas da ciência,
tecnologia e medicina, assim como ciências sociais e humanas e o acesso é pela
plataforma Cambridge Core. Saiba mais.
Fonte: ABCD - 14/02/23
Site: https://www.cambridge.org/core
Editor/Agregador: Cambridge
Assinatura: USP (14/02/2023 a 13/02/2024)
Área(s) de conhecimento: Biológicas, Exatas, Humanas
Fonte: ABCD - 14/03/23
Reajustes precisam ser mais periódicos, diz presidente da CAPES
Em entrevista, Mercedes Bustamante destacou a necessidade de uma
atualização mais frequente nos valores das bolsas
Reajuste e possíveis novos
aumentos nos valores das bolsas de estudo, melhoria da educação básica
brasileira com a formação de professores, mudanças climáticas e o futuro do
planeta e o espaço da mulher na ciência. Esses foram os principais temas
abordados por Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, em entrevista ao
programa Brasil em Pauta, da TV Brasil, que foi ao ar na edição
do último domingo, 12 de março. No papel de gestora, ela disse ser sua
intenção não esperar outros 10 anos para reajustar valores — antes do aumento
deste ano, já com Mercedes Bustamante à frente da CAPES; a última atualização
havia sido em 2013. “A bolsa tem um papel muito importante na indução e na
manutenção de jovens pesquisadores na carreira científica”, disse. “Esperamos
que daqui para frente possamos contar com a implementação de reajustes mais
periódicos e que consigam acompanhar um pouco mais o custo de vida no Brasil”.
Ter uma política de atualização de valores, observou a presidente da CAPES,
seria um meio para atrair e fixar pesquisadores no País. Saiba mais.
Fonte: CGCOM/CAPES - 13/03/23
CAPES participa de reunião do painel sobre mudanças climáticas
Até a próxima sexta-feira, 17 de
março, cientistas e representantes de governos de diversos países participam da
plenária para aprovação do Relatório Síntese do sexto ciclo de avaliação do
Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). A reunião começou
no último dia 13, em Interlaken (Suíça), e Mercedes Bustamante, presidente da
CAPES contribuiu como uma das revisoras-editoras do relatório. Durante o encontro, o IPCC vai apresentar e
debater os resultados dos relatórios de seus três grupos de trabalho e os
relatórios especiais sobre as alterações climáticas do mundo. Os grupos de
trabalhos abrangem a base da ciência física, impacto, adaptação e
vulnerabilidade, e mitigação da mudança do clima. Os documentos subsidiarão
políticas públicas e privadas relevantes para o setor. Para Mercedes Bustamante, o Brasil precisa incorporar as mudanças
climáticas de forma transversal em suas políticas e economia. Saiba mais. Fonte: IPCC/MCTI - 13/03/23
FAPESP lança chamada BIOTA Transformação
A FAPESP anuncia o lançamento da chamada de propostas BIOTA-FAPESP: Transformação –
Promovendo Transições para Sustentabilidade.
O edital faz parte do plano estratégico BIOTA 2030, idealizado com o objetivo de inovar e transformar o Programa de Pesquisa em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo (BIOTA) para lidar com os desafios da atualidade, fortalecendo a integração do conhecimento com a sociedade no estímulo de abordagens transdisciplinares.
A produção colaborativa de conhecimento em biodiversidade, ancorada nas discussões atuais sobre ciência da transformação, é uma premissa fundamental para atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), tendo como meta principal o alcance das diferentes dimensões da sustentabilidade, como a saúde e bem-estar, redução de pobreza e segurança alimentar, hídrica e climática para todas as pessoas em todos os lugares. Saiba mais. Fonte: Agência FAPESP - 14/03/23
O edital faz parte do plano estratégico BIOTA 2030, idealizado com o objetivo de inovar e transformar o Programa de Pesquisa em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo (BIOTA) para lidar com os desafios da atualidade, fortalecendo a integração do conhecimento com a sociedade no estímulo de abordagens transdisciplinares.
A produção colaborativa de conhecimento em biodiversidade, ancorada nas discussões atuais sobre ciência da transformação, é uma premissa fundamental para atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), tendo como meta principal o alcance das diferentes dimensões da sustentabilidade, como a saúde e bem-estar, redução de pobreza e segurança alimentar, hídrica e climática para todas as pessoas em todos os lugares.
Encontro marca abertura das atividades da Pós-Graduação da USP
Para marcar o início das atividades
da pós-graduação na Universidade, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG)
promoveu, no dia 9 de março, um grande evento no Centro de Difusão
Internacional (CDI). O encontro reuniu dirigentes, docentes, servidores e pesquisadores
para discutir temas como a reformulação da pós-graduação, os editais previstos
para o ano, o empreendedorismo na pós-graduação e as relações de trabalho.
“Essa é uma boa oportunidade para divulgar novidades, compartilhar boas experiências entre as pessoas responsáveis pela gestão da pós-graduação na Universidade e também refletir sobre o modelo de pós-graduação que estamos oferecendo e se ele atende às expectativas dos nossos alunos”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.
O pró-reitor de Pós-Graduação, Marcio de Castro Silva Filho, falou sobre o cenário atual e os desafios da pós-graduação, as agências reguladoras e a necessidade de estimular o aluno de pós-graduação a desenvolver novas habilidades e a investir no empreendedorismo. “Estamos vivendo um momento mais otimista neste ano. No âmbito federal, tivemos a sinalização de uma recuperação do valor das bolsas e de ações voltadas aos programas de internacionalização, tanto na Capes quanto no CNPq”, explicou. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP – 13/03/23
“Essa é uma boa oportunidade para divulgar novidades, compartilhar boas experiências entre as pessoas responsáveis pela gestão da pós-graduação na Universidade e também refletir sobre o modelo de pós-graduação que estamos oferecendo e se ele atende às expectativas dos nossos alunos”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.
O pró-reitor de Pós-Graduação, Marcio de Castro Silva Filho, falou sobre o cenário atual e os desafios da pós-graduação, as agências reguladoras e a necessidade de estimular o aluno de pós-graduação a desenvolver novas habilidades e a investir no empreendedorismo. “Estamos vivendo um momento mais otimista neste ano. No âmbito federal, tivemos a sinalização de uma recuperação do valor das bolsas e de ações voltadas aos programas de internacionalização, tanto na Capes quanto no CNPq”, explicou. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP – 13/03/23
13 março 2023
ChatGPT e o meio acadêmico: como lidar com a nova ferramenta?
Os filmes de inteligência
artificial, em sua maioria, costumam retratar um futuro distante, no qual a
inteligência artificial (IA) alcança um grau elevado de desenvolvimento,
tornando-se uma entidade digna de ser considerada uma forma de vida. Em 30 de
novembro de 2022, o futuro pareceu estar mais próximo com o lançamento do
ChatGPT, um modelo de linguagem de IA que pode conversar como se fosse uma
pessoa real. O meio acadêmico se mobiliza para lidar com a nova ferramenta da
melhor maneira possível, para que seja usada na elaboração de artigos
científicos, dissertações e teses como um recurso a mais no acesso a
informações, e não substituindo o trabalho intelectual dos autores dos estudos.
A USP já tem evento programado para discutir essas questões.
O ChatGPT é um modelo de linguagem natural desenvolvido pela OpenAI, uma empresa de pesquisa em inteligência artificial que usa de uma tecnologia IA baseada nas chamadas redes neurais, para gerar textos com base nas informações fornecidas pelo usuário. A ferramenta cresce em popularidade em uma sociedade fundamentada em tecnologia, em todas as áreas do conhecimento, atraindo cada vez mais usuários. Em dados retirados do próprio ChatGPT, são mais de 1 milhão de pessoas por semana usufruindo desse algoritmo. Ele também alude informações de cunho monetário – no dia de seu lançamento, contou com um aporte inicial de US$ 1 bilhão e, hoje, foi avaliado em US$ 30 bilhões. Saiba mais.
O ChatGPT é um modelo de linguagem natural desenvolvido pela OpenAI, uma empresa de pesquisa em inteligência artificial que usa de uma tecnologia IA baseada nas chamadas redes neurais, para gerar textos com base nas informações fornecidas pelo usuário. A ferramenta cresce em popularidade em uma sociedade fundamentada em tecnologia, em todas as áreas do conhecimento, atraindo cada vez mais usuários. Em dados retirados do próprio ChatGPT, são mais de 1 milhão de pessoas por semana usufruindo desse algoritmo. Ele também alude informações de cunho monetário – no dia de seu lançamento, contou com um aporte inicial de US$ 1 bilhão e, hoje, foi avaliado em US$ 30 bilhões. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - 13/03/23
A SIPAT 2023 vem aí! Temos o prazer de te convidar para uma
experiência única: a nossa sua
maior proteção é a prevenção! Prepare-se para encontrar conteúdos úteis e dicas práticas que você pode aplicar diretamente na sua rotina de vida e trabalho. Este ano nossa SIPAT será realizada em formato híbrido (online e presencial) e ao participar (formato online), você acumula medalhas e troféus virtuais a cada passo do caminho e concorrerá a brindes incríveis a serem sorteados no último dia (presencial), onde teremos ainda um show exclusivo de stand-up comedy. Todos podem fazer parte. Para começar é fácil: A partir do dia 20/03 acesse o LINK DA CAMPANHA: (cena.weex.digital) para se cadastrar. Fonte: SIPAT - 13/03/23
Software antiplágio popular promete identificar textos do ChatGPT
A empresa norte-americana Turnitin informou que irá lançar até
abril um novo software capaz de detectar textos produzidos por ferramentas de
inteligência artificial (IA) generativa como o ChatGPT. A ideia é que a solução
seja incorporada ao seu software homônimo de detecção de plágio, que é
utilizado por mais de 15 mil instituições de ensino superior no mundo. Segundo a companhia, a nova ferramenta tem
precisão de até 97% e uma taxa muito baixa de falsos positivos, menos de 1 para
100. Desde o lançamento do ChatGPT, em novembro de 2022, empresas de todo o
mundo têm se esforçado para desenvolver ferramentas capazes de identificar
textos produzidos por IA generativa. Mas muitas soluções lançadas até aqui são
imprecisas. “Nosso modelo foi treinado especificamente para redação acadêmica e
se baseia em um banco de dados abrangente, que não se restringe a conteúdos
disponíveis para o público”, disse Annie Chechitelli, diretora de produtos da
Turnitin, segundo o site da empresa.
Saiba mais. Fonte: Pesquisa FAPESP - mar. 2023
10 março 2023
Lançamento do Centro de Estudos do Clima e Meio Ambiente no Rio de Janeiro
Um evento no Museu do Amanhã, na Zona Portuária do Rio, na próxima terça-feira (14), marca o lançamento do Climate Hub, um centro de estudos criado para atuar especificamente na área de clima e meio ambiente, por meio de uma iniciativa da Universidade de Columbia, dos Estados Unidos. A ação conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro. O objetivo do Climate Hub é promover uma cooperação da Universidade de Columbia com o país. Além do intercâmbio de conhecimento, o Climate Hub oferecerá bolsas de estudos para pesquisadores e cientistas brasileiros, para desenvolvimento de projetos no país e também na sede da instituição, em Nova York.
O Climate Hub será uma entidade dentro do Columbia Global Center Rio, um dos 10 centros globais de estudos, pesquisas e incentivos acadêmicos da Universidade de Columbia, atuando como um centro regional dedicado para iniciativas educacionais e pesquisas brasileiras na área de clima e meio ambiente. O centro possibilitará colaboração e divulgação mais efetivas entre líderes locais no Brasil e a comunidade científica global. Saiba mais. Fonte: Portal G1 - 10/03/23
MCTI e CNPq anunciam aumento do número de bolsas de produtividade
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho
Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciaram nesta
quinta-feira (9) o aumento do número de bolsas de Produtividade em Pesquisa
(PQ) na categoria 2, que são destinadas a pesquisadoras e pesquisadores com, no
mínimo, três anos de doutorado. Serão 500 novas bolsas para projetos aprovados
no âmbito da Chamada 09/2022. A medida é resultado do aumento da concessão de
bolsas das agências de fomento do governo federal, divulgado pelo presidente
Lula em fevereiro. “A concessão de bolsas é ferramenta essencial
para a pesquisa científica de alta qualidade e para a busca das soluções para
os desafios do país”, disse a ministra Luciana Santos. Com as novas bolsas, a concessão total aprovada
pela Chamada passa de 4.402 para 4.902 bolsas PQ, sendo que as bolsas PQ 2
aprovadas passam de 2.857 para 3.357. Essas bolsas serão distribuídas nas mais
diversas áreas do conhecimento, com base no histórico da demanda dos últimos
anos, contemplando 48 áreas. Saiba mais.
Fonte: Jornal da Ciência - 10/03/23
CAPES promove debate sobre ciência, pós-graduação e gênero
A participação das mulheres na
pós-graduação e na ciência e a violência de gênero nas universidades pautaram o
seminário ‘Educação: palavra feminina’, realizado pela CAPES nesta
quarta-feira, 8 de março. Houve duas apresentações e uma reflexão sobre o papel
de agências de fomento na redução das desigualdades entre mulheres e homens.
Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, lembrou que a equidade de gênero é o
5º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) traçado pela Organização das
Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030. Em sua fala a gestora apontou um dado
relevante: “na pós-graduação, temos mais bolsistas mulheres e mais formandas. A
dificuldade é incrementar os números nas etapas mais altas da carreira. E a
CAPES tem um papel importante como indutora, como agência de fomento”. A
informação tem como base dados da CAPES relacionados ao ano de 2021. Eles
apontam que 54% dos estudantes da pós-graduação stricto sensu são mulheres.
Isso significa 221 mil alunas de um universo de 405 mil nos cursos de mestrado e
doutorado. Entre professores, porém, o cenário se inverte: 57% são homens. Saiba mais. Fonte: CGCOM/CAPES - 09/03/23
ChatGPT pode ser aliado no processo de ensino-aprendizagem, avalia especialista
Desde que surgiu, no final de 2022, o ChatGPT tem gerado
preocupação entre os educadores. Isso porque a ferramenta de inteligência
artificial capaz de dialogar, escrever textos em diferentes estilos, fazer
cálculos e responder perguntas de modo natural pode ser usada indevidamente por
estudantes para elaborar redações e realizar lições e trabalhos escolares, por
exemplo, burlando o processo de aprendizagem. Porém, em vez de ser usado
meramente como um oráculo ou vidente, o robô virtual (chatbot) pode ser empregado de outras maneiras mais
inteligentes e se tornar um aliado no ensino, avalia Seiji
Isotani, professor do Instituto de Computação e de
Ciências Matemáticas da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), campus de São
Carlos, e professor visitante da Faculdade de Educação da Universidade Harvard,
nos Estados Unidos. Saiba mais.
Fonte: Agência FAPESP - 10/03/23
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