26 abril 2023

Inscrições para bolsas nos Estados Unidos se encerram dia 30

Os interessados em cursar doutorado pleno ou mestrado em roteiro nos Estados Unidos, ainda podem se candidatar à seleção. As inscrições de ambos os Programas, oriundos da parceria entre a CAPES e a Fulbright, se encerram no dia 30 de abril. O Programa de Doutorado Pleno nos Estados Unidos prevê a concessão de até 10 bolsas, com duração de até seis anos, conforme avaliação anual. Cada bolsista terá apoio financeiro da CAPES nos três primeiros anos, no valor de até US$ 55 mil anuais. A partir do quarto ano, a Universidade anfitriã assumirá os custos do doutorando. Em março, o Programa aumentou o número de áreas abrangidas pelo edital, que inclui Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Multidisciplinar. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até às 17h do dia 30 de abril de 2023 (horário de Brasília).   
Saiba mais.   Fonte: CGCOM/CAPES – 25/04/23

Embrapa lança mais de 30 tecnologias em solenidade comemorativa ao seu 50º aniversário

Em 7 de dezembro de 1972, o então presidente da República, Emílio Garrastazu Médici, sancionou a Lei nº 5.851, que autorizava o Poder Executivo a instituir uma empresa pública, sob a denominação de Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura. O ato de instalação da Empresa aconteceu em 26 de abril de 1973. Na década de 70, a construção da infraestrutura da Embrapa foi acompanhadado investimento em recursos humanos. Em setembro de 1974, havia 273 pesquisadores em cursos de mestrado, sendo 20 no exterior. Dos 44 pesquisadores em doutorado, 19 estavam fora do País. Ao todo, apenas naquele ano, eram 317 pesquisadores adquirindo conhecimentos para estabelecer e ampliar as bases científicas da pesquisa brasileira. Além da construção da infraestrutura inicial da Embrapa e da seleção e preparode seu quadro de pessoal, os anos 70 foram marcados pela ampliação do conhecimento sobre os solos do Brasil, o que viabilizou o nascimento de uma agropecuária tropical que, anos mais tarde, se tornaria a mais importante do mundo.   Saiba mais.   Fonte: Embrapa - 26/04/23

Saiba mais

CENA recebe visita de pesquisadores do Instituto Florestal do Chile

No dia 17 de abril recebemos a visita dos pesquisadores chilenos Patricio Rojas Vergara,  Maria Paz Molina Brand, Jorge Gonzalez, do  Instituto Forestal (INFOR). Eles vieram por meio da International Atomic Energy Agency para discussão e conhecimento de pesquisas relacionadas a hormese, uso de técnicas nucleares na agricultura, e melhoramento de plantas. 
Pela manhã foram recebidos pelo Prof. Ernani Pinto Junior Diretor do CENA, Prof. Cassio Hamilton Abreu Junior, Diretor Técnico da DVPROD e Profs. Antônio Figueira e Augusto Tulmann Neto do Laboratório de Melhoramento de Plantas. Os visitantes manifestaram o desejo de uma  contínua colaboração com o CENA tanto por meio da IAEA como da Comissão Chilena de  Energia Nuclear. A seguir assistiram as palestras de especialistas do CENA na área de Hormese (Prof. Valter Arthur do Laboratório de Radiobiologia e Ambiente), Fertilidade do Solo (Prof. Takashi Muraoka do Laboratório de Fertilidade do Solo) e Mutagênese em Eucalipto (Prof. Augusto Tulmann Neto do Laboratório de Melhoramento de Plantas). O programa foi completado com a visita dos irradiadores e Laboratórios do CENA envolvidos.  Fonte: CENA - 24/04/23

Serviço de Armazenamento Google


A USP estará racionalizando o uso de armazenamento Google para os próximos meses.

1. O serviço de e-mail continuará exatamente com o formato atual. Todas as funcionalidades e capacidades serão mantidas.

2. Em relação ao Google Drive serão mantidas todas as atividades acadêmicas.

Os usuários poderão utilizar os seguintes valores sem nenhum pedido adicional:

- Docentes e contas institucionais: 100 Gigabytes

- Alunos e Funcionários: 20 Gigabytes

Esta política atende atualmente 90% do uso.

Em casos em que a demanda acadêmica for superior ao volume definido, deverá haver uma solicitação com justificativa plausível, com a anuência do Dirigente local. Tais solicitações deverão ser enviadas para sti@usp.br para as devidas providências. O uso acima dos valores determinados não será permitido para uso privado, exemplos: uso em empresas particulares e cinematecas para uso pessoal.   Fonte: STI - 24/04/23

Saiba mais


USP lança Centro de Estudos da Amazônia Sustentável para acelerar o desenvolvimento da região

Objetivo é utilizar a ciência para a elaboração de estratégias de desenvolvimento sustentável para a Amazônia, considerando a preservação da biodiversidade e da cultura dos povos originários

O Centro de Estudos da Amazônia Sustentável (Ceas) é um dos quatro novos centros lançados em março pela USP – os outros três são o Centro de Agricultura Tropical Sustentável (Stac), o Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical (CCarbon) e o Centro de Estudos e Tecnologias Convergentes para Oncologia de Precisão (C2PO). Sob a coordenação do professor Paulo Artaxo, do Instituto de Física (IF) da USP, e a vice-coordenação de Gabriela di Giulio, da Faculdade de Saúde Pública (FSP), o Ceas tem como principal propósito a produção, integração e disseminação da ciência, por meio de atividades acadêmicas e científicas inter e transdisciplinares relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, para o desenvolvimento sustentável da região.    
Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 25/04/23

25 abril 2023


Letramento acadêmico é essencial para uma universidade de pesquisa

A comunicação, em ambientes acadêmicos e para o público em geral, é hoje crucial para que universidades de pesquisa cumpram sua missão. O prestígio de universidades depende de sua capacidade de gerar conhecimento, principalmente com publicações. Embora não possamos aceitar rankings como verdade absoluta, é impossível negar que a comunidade acadêmica, assim como órgãos de imprensa, valoriza a classificação das instituições. Nos rankings do The Times Higher Education Ranking (THE) e Academic Ranking of World Universities (ARWU), cerca de 60% do peso das avaliações é atribuído às publicações de artigos científicos. Esse conceito de que o valor acadêmico das universidades está ligado à produção científica explica a importância crescente de publicações em revistas internacionais. A exigência desse tipo de publicação aumenta progressivamente na Universidade. Várias unidades da USP exigem que doutorandos publiquem artigos em revistas indexadas ou bem classificadas no Qualis da Capes para depositar suas teses. A pressão recai também sobre os orientadores, que precisam publicar internacionalmente para manter seu credenciamento como orientadores de pós-graduação.   Saiba mais.  
Fonte: Jornal da USP - 24/04/23

A nova língua da Universidade: grupos e coletivos da USP apostam no ensino de programação

Grupos de extensão e coletivos da USP oferecem cursos e oficinas gratuitos, incentivando o aprendizado das várias linguagens de programação para estudantes de todos os cursos e também para a comunidade externa

“A imaginação é a faculdade de descoberta, preeminentemente.” A frase é de Ada Lovelace, que desenvolveu, em 1843, o primeiro algoritmo de programação da história a ser processado por uma máquina. Sua descoberta levou ao surgimento das linguagens de programação, presentes hoje em quase todos os nossos aparelhos digitais. Apesar do reconhecimento tardio, foi Ada quem formou a base do que viria a ser uma das atividades mais requisitadas e importantes da atualidade: a programação. Segundo dados do relatório da Associação das Empresas de Tecnologia e Informação (Brasscom), o macro setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) teve um aumento de 4% de 2021 até o primeiro semestre de 2022, gerando mais de 76 mil novas vagas de emprego. Se antes a área de tecnologia era, principalmente, voltada para a informática e outros ramos das ciências exatas, atualmente, a realidade é outra. Hoje, são várias as áreas em que o domínio de alguma linguagem de programação, além de útil, é cada vez mais necessário. O conhecimento da tecnologia permite não só a resolução de problemas, mas também impulsiona a criatividade, permitindo a criação de novos aplicativos, plataformas, jogos ou qualquer outro projeto, pessoal ou não, dentro de qualquer área de atuação.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 24/04/23

O que o Questionário de Inclusão e Pertencimento da USP descobriu sobre sua comunidade

Pesquisa inédita na USP procurou traçar um perfil da comunidade, baseando-se não apenas em números e dados, mas no sentimento e nas experiências de estudantes, pesquisadores, professores e funcionários. O Questionário PRIP: Inclusão e Pertencimento na USP recebeu respostas da comunidade universitária entre agosto e setembro do ano passado. Os dados da pesquisa serão apresentados na Exposição Inclusão e Pertencimento na USP, cuja inauguração acontece na quarta-feira, 26, às 14 horas, no Salão Caramelo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. O evento será transmitido pelo canal do Youtube da PRIP, mas também acontece simultaneamente em outros sete campi da USP: Santos, Pirassununga, Lorena, Ribeirão Preto, Bauru, São Carlos e Quadrilátero da Saúde-Direito.  Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 24/04/23

24 abril 2023

Universidades: produtivismo que mata

Tema recorrente entre pesquisadores de todo o mundo, a avaliação das instituições de pesquisa é interpelada por várias problemáticas. Ela tem como o maior e mais relevante critério para qualificar a instituição e o pesquisador o número de artigos publicados nas chamadas revistas de “alto impacto”. Fazemos duras críticas a esse critério, por diversas razões: corrobora o estímulo desenfreado de escrita de artigos, a busca por enxerto de nomes de coautores, a republicação de dados de pesquisa e mesmo de artigos requentados, entre outros. Um agravante refutável é atrelar a esse crivo à distribuição de recursos para as pesquisas, impondo-se, assim, uma exacerbada competição por classificação, ganhando destaque os sistemas de avaliação baseados em métricas, superestimando o número e não a qualidade e relevância social das publicações. Isso vale internamente aos países, mas também em termos globais.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência - 24/04/23

CAPES pretende ampliar ações de formação no exterior

Em 2023, a CAPES pretende ampliar as ações de formação de pesquisadores brasileiros no exterior. Dentre as metas, estão a de avaliar o aumento de instituições de ensino superior (IES) participantes do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt), reativar os pós-doutorados e apoio a eventos fora o Brasil e retomar as cooperações com países do hemisfério sul. Com 5.300 bolsistas em 2022, em 48 acordos de cooperação internacional com 45 países, a CAPES vai lançar, em 2023, novo edital do Programa Estudante Convênio na Pós-Graduação (PEC-PG), que atende estudantes estrangeiros interessados em fazer mestrado e doutorado no Brasil, e realizar estudos para possível reajuste nos valores das bolsas no exterior.   Saiba mais.   Fonte: CGC/CAPES - 24/04/23

CAPES divulga edital de apoio a eventos científicos no País

A CAPES publicou nesta quinta-feira, 20 de abril, o Edital nº 11/2023, do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP). A Fundação receberá propostas de eventos científicos, tecnológicos ou de extensão no Brasil de 2 de maio a 5 de junho, pelo seu sistema de inscrições. Esta edição traz uma novidade: em resposta a uma demanda da comunidade acadêmica, os recursos, que dobraram em relação à seleção anterior, poderão ser usados em brinquedotecas, para que pessoas com filhos pequenos participem. O edital estabelece apoio a eventos presenciais ou semipresenciais realizados no País entre 11 de setembro deste ano e 31 de maio de 2024. A abrangência deve ser nacional, com público-alvo presencial e palestrantes ou conferencistas de três ou mais regiões do Brasil, ou internacional, com pessoal de dois ou mais países. Haverá quatro datas de divulgação de resultados: 16 de junho (análise técnica, preliminar), 3 de julho (análise técnica, final), 14 de agosto (análise de mérito, preliminar) e 4 de setembro (final do edital).   Saiba mais.   
Fonte: CGCOM/CAPES - 20/04/23

CAPES e conselho de reitores debatem recursos para pós-graduação

O acréscimo de R$47 milhões em relação a 2022 nos recursos para custeio e a projeção de novos editais para apoio a eventos no País foram temas em destaque em reunião entre a CAPES e o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub) nesta terça-feira, 18 de abril. O encontro ocorreu de forma híbrida, com alguns membros do Crub na sede da Fundação, em Brasília, e outros participando por videoconferência. Sobre o aumento nos montantes dos Programas de Apoio à Pós-Graduação (Proap) e de Excelência Acadêmica (Proex), destinados à manutenção de equipamentos, aquisição de materiais de laboratórios, participação em eventos e publicação de conteúdos científicos, Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, disse ter sido “possível inserir um número maior de entidades na nova distribuição dos recursos de custeio”.   Saiba mais.   Fonte: CGC/CAPES - 20/04/23

Regularização da inteligência artificial é tema de debate na USP

Saiba mais

Saiba mais

20 abril 2023


Nos currículos do ensino superior, extensão agora vale tanto quanto gorjeta

A inserção curricular da extensão foi regulamentada em 2018 e estipula que suas atividades devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária dos cursos de graduação. Ainda assim, apesar dos grandes esforços de alguns docentes de universidades públicas e privadas, é notória a diferença de investimento e status das atividades de extensão em relação às de ensino e pesquisa. Isso é o que aponta a reportagem da nova edição da revista Ciência & Cultura, que tem como tema “A Universidade do Futuro no Brasil”. Apesar de desvalorizada, a extensão universitária é um espaço importante de formação profissional e de produção de conhecimento científico, podendo não apenas contribuir para a inovação social, mas também para a superação das desigualdades na sociedade. Deste modo, a extensão seria uma forma de a universidade compartilhar seu conhecimento com o público externo, promovendo o desenvolvimento social.   Saiba mais.   Fonte: Ciência & Cultura