10 maio 2023

USP contratará 91 novos servidores para projetos de pesquisa, ensino e extensão

As unidades de ensino, museus e institutos especializados da USP podem enviar propostas solicitando a contratação de servidores técnicos e administrativos de nível superior para a realização de projetos voltados ao avanço das atividades de ensino, pesquisa, cultura e extensão. As contratações serão feitas por meio do Programa de Servidores Técnicos de Nível Superior (ProServ), que disponibilizará 91 empregos públicos. As vagas serão atribuídas às unidades para desenvolvimento de projetos temporários de dois anos, sujeitos à renovação. Ao todo, serão atribuídas 65 vagas para projetos voltados à Pesquisa e Inovação, 22 vagas para projetos de Graduação e 4 vagas para projetos voltados à Cultura e Extensão Universitária.  Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 09/05/23

09 maio 2023

Projeto de extensão: CENA na Escola

Recentemente a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU) da USP aprovou o Projeto CENA na Escola! Resumidamente, este projeto de extensão visa a realização de divulgação científica em escolas de Piracicaba através de apresentações realizadas pelos pós-graduandos do CENA. Faremos a apresentação do Projeto e o cadastro de interessados para participar desta atividade numa reunião virtual na semana que vem, dia 16 de maio, às 10 horas.

                                        CENA na Escola
                                        Terça-feira | 16 de maio | 10h às 11h
                                        Google Meet joining info
                                        Video call link: https://meet.google.com/pmq-xfwh-hik

Assista ao vídeo

Altmetria: a ciência além de si

O pesquisador e outros atores sociais de um campo acadêmico estão acostumados com o termo e discursos relacionados à divulgação científica, que, felizmente, tem tido relativo crescimento nos últimos anos. Porém, há uma área, bem menos conhecida, que se interessa por analisar a relação entre a ciência e a sociedade. Você já ouviu falar sobre a altmetria? A palavra e o campo são recentes, ainda estão em fase de consolidação semântica, teórica e metodológica. O termo surgiu em 2010 em tweet do pesquisador Jason Priem, da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Basicamente, diz respeito à produção, circulação e ao uso da informação científica fora dos muros acadêmicos, principalmente no universo das mídias e redes sociais. A altmetria possibilita a interpretação do papel da ciência e da sua contextualização social. Existe um ambiente favorável à apropriação social da ciência e de que a academia precisa dialogar mais com o chamado amplo público, incluindo políticos, outros líderes sociais e instituições em geral.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência – 09/05/23

Inteligência artificial é tema de debate na USP nesta semana

Nesta quarta-feira, dia 10, das 8h às 22h30, as novas e controversas tecnologias de comunicação serão debatidas na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP por especialistas do Brasil e do exterior. O seminário internacional Da Inteligência Artificial para as Hiperinteligências: as Linguagens Estocásticas LLM (ChatGPT, Bing, Bard) e as Propriedades Conectivas da Comunicação em Rede terá como tema central a inteligência artificial, abordando tecnologias como o ChatGPT e as propriedades conectivas da comunicação em rede, além de debater como essas ferramentas são capazes de produzir transformações qualitativas na cognição humana, modificando a ideia de conhecimento e as modalidades de aprendizagem. O evento é uma promoção do Centro Internacional de Pesquisa Atopos da USP. O seminário acontece de forma híbrida: presencialmente, no auditório do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da USP, e on-line, com transmissão ao vivo, no canal do Centro Internacional de Pesquisa Atopos da USP na plataforma Youtube.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 08/05/23

Estudantes de pós-graduação podem concorrer a bolsas de permanência estudantil

A partir deste ano, o Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) estenderá os benefícios também para os estudantes de pós-graduação com dificuldades socioeconômicas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 22 de maio.
O valor do auxílio-permanência total é de R$ 800, para os alunos que não forem contemplados com vaga nas moradias estudantis da USP. Para os alunos contemplados com vagas nas moradias, o valor do auxílio é parcial, de R$ 300. O benefício será pago durante todo o tempo de realização do curso. As inscrições devem ser feitas até o dia 22 de maio, de forma eletrônica, pelo Sistema Janus do Portal de Serviços Computacionais da USP (https://portalservicos.usp.br), com a anexação obrigatória de documentos comprobatórios da situação socioeconômica declarada no formulário.   Saiba mais  Fonte: Jornal da USP – 08/05/23

08 maio 2023

6ª Escola de Pesquisadores do Campus USP São Carlos

Evento: 6ª Escola de Pesquisadores do Campus USP São Carlos, que acontecerá de 23 de maio a 25 de maio de 2023, em formato virtual. Organizado pelo Portal da Escrita Científica USP São Carlos e destinado a alunos de Pós-Graduação e Pós-Docs, Técnicos de nível superior, Professores e Pesquisadores. Tendo como objetivo desenvolver, aprimorar e consolidar as habilidades necessárias à vida científica de pesquisadores em pesquisa básica e/ou aplicada, em temas ousados e de alto impacto, aprendendo a trabalhar no estado-da-arte.

Inscrições (com certificado): https://doity.com.br/escoladepesquisadoresscusp
Transmissão Youtube: https://l1nq.com/ZanMx

Saiba mais


Levantamento da Reitoria atualizará lista de parceiros acadêmicos internacionais da USP

O Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) está realizando uma campanha para atualização da lista de contatos acadêmicos internacionais. O objetivo do levantamento é aprimorar a divulgação institucional da USP, especialmente na comunidade científica. Docentes e pesquisadores da Universidade têm até o dia 24 de maio para preencher um formulário com sugestões de contato de parceiros acadêmicos internacionais – professores ou pesquisadores –, informando o nome do parceiro, a instituição, o cargo, e-mail e telefone. O formulário pode ser preenchido múltiplas vezes, permitindo a inclusão de vários contatos.   
Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 05/05/23

Avaliadores externos apresentam análise prospectiva das atividades da Universidade

A Comissão Permanente de Avaliação (CPA), presidida pela vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda, promoveu, no dia 4 de maio, um encontro dos dirigentes da USP com os 11 avaliadores externos que fizeram a análise prospectiva das atividades da Universidade. O encontro foi realizado na Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria. A análise desses assessores foi dividida em cinco eixos: gestão universitária, graduação, pós-graduação, pesquisa e cultura e extensão universitária e teve como base o Relatório de Autoavaliação, que abrange as atividades da Universidade desenvolvidas no período de 2018 a 2022, referente ao quinto ciclo de Avaliação Institucional. Também foram realizadas visitas técnicas dos assessores com os responsáveis pelas áreas na USP. O estudo contou, ainda, com a experiência dos avaliadores e de seus conhecimentos sobre as melhores práticas de outras universidades do Brasil e do exterior. Esse estudo deverá subsidiar o planejamento estratégico da USP e a elaboração de diretrizes para os próximos ciclos avaliativos.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP – 05/05/23

Alunos da USP podem acessar mais de 16 mil e-books acadêmicos em biblioteca digital

Com mais de 16 mil e-books disponíveis, incluindo títulos da bibliografia básica de cursos da graduação da USP, o acervo da plataforma Minha Biblioteca está disponível para os alunos e demais membros da comunidade universitária. Trata-se de uma das maiores plataformas provedoras de conteúdo universitário do Brasil, que inclui o acervo de 16 grandes editoras acadêmicas e 42 selos editoriais. Para acessar, basta entrar neste link  fazer a autenticação com o número USP e a senha única. Há livros digitais divididos em 7 catálogos: Ciências Jurídicas, Ciências Sociais aplicadas, Ciências Exatas, Saúde, Medicina e Odontologia, Ciências Pedagógicas e Letras e Arte. O conteúdo da plataforma inclui também lançamentos e tendências que consideram as demandas de estudantes de graduação.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 05/05/23

05 maio 2023

“A imensa biodiversidade brasileira é um laboratório incrível para realizar pesquisa de vanguarda”

O Brasil conta com uma das maiores biodiversidades do mundo, distribuídas em seis biomas distintos. Essa enorme diversidade biológica constitui uma biblioteca de produtos naturais fantástica, com muita diversidade química ainda inexplorada. Apesar de toda essa riqueza, poucos são os exemplos de sucesso de produtos naturais provenientes da biodiversidade brasileira que chegaram ao mercado nacional e mundial de fármacos. Isso é o que aponta Vanderlan Bolzani, professora do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Araraquara, presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP), coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biodiversidade e Produtos Naturais (INCT-BioNat) e membro do Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Cientista premiada dentro e fora do Brasil por seus relevantes trabalhos em química de produtos naturais e incentivadora da divulgação científica para um público mais amplo, Bolzani foi responsável pela criação do Prêmio SBPC Carolina Bori para mulheres e meninas na ciência, defendendo uma maior diversidade e participação feminina na ciência.   Saiba mais.  Fonte: Jornal da Ciência - 05/05/23

Ferramenta gratuita para explorar graficamente os artigos conectados ao seu tema


Connected Papers é uma plataforma online que permite explorar visualmente a rede de referências bibliográficas entre artigos acadêmicos. Com esta ferramenta é possível entender como diferentes artigos estão conectados entre si, permitindo que pesquisadores descubram trabalhos relevantes em sua área de estudo e compreendam a evolução de ideias em um campo de pesquisa ao longo do tempo. A plataforma utiliza algoritmos de análise de citações para criar uma rede de referências entre artigos. A partir dessa rede, o Connected Papers gera um mapa visual que mostra as conexões entre os artigos, permitindo que os usuários explorem de forma interativa a rede de referências e identifiquem trabalhos relevantes. A Connected Papers também oferece recursos para ajudar os pesquisadores a gerenciar suas referências bibliográficas, incluindo a possibilidade de importar e exportar referências em diferentes formatos, criar coleções de artigos e compartilhar links para essas coleções com colegas de pesquisa.   

Renovação da ferramenta Turnitin para comunidade USP


Comunicamos que a assinatura da ferramenta TURNITIN (Feedback Studio e Originality Check) foi renovada e encontra-se disponível para toda comunidade USP.
O período de vigência da assinatura é de 01/05/2023 a 30/04/2024 e o acesso está disponível pelo portal da Agência (https://www.abcd.usp.br/).   Fonte: ABCD - 04/05/23

Mais barreiras para evitar ataques cibernéticos

Há boas razões para temer que informações pessoais ou de empresas vazem do celular ou do computador e sejam usadas sem o controle de seus donos. No Brasil, a chamada segurança cibernética ainda precisa melhorar, embora a legislação brasileira esteja avançando, com a participação de especialistas de universidades, empresas e centros de pesquisa. Definida como um conjunto de ações para proteger máquinas e pessoas contra invasões, a segurança cibernética implica aprimoramentos contínuos no campo da regulação, tecnologia e processos por parte de governos, usuários e setor privado. O engenheiro eletricista Edmar Gurjão, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, deve apresentar em agosto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília, propostas de medidas legais para reduzir a vulnerabilidade da tecnologia 5G, a internet de quinta geração, que começa a ser implantada no Brasil.   Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP – maio 2023

Com eventos culturais e acadêmicos, corners da USP incentivam mobilidade internacional dos estudantes

Dentro da USP existem ambientes internacionais disponíveis para toda a comunidade universitária e visitantes externos e alguns desses espaços têm se destacado no incentivo ao intercâmbio acadêmico: os corners do Centro Intercultural Internacional (CII) da USP, no campus Cidade Universitária, em São Paulo. Inaugurados a partir do final de 2021, eles abrigam um pedaço da cultura de vários países por meio de cursos, palestras e eventos, e também promovem a leitura, atividades culturais e permitem uma maior divulgação de oportunidades oferecidas por universidades estrangeiras e parceiras da USP.
Existem cinco corners atualmente na Universidade — Korea Corner, Israel Corner, France Corner, India Corner e Ireland Corner – e outros sete estão prestes a ser inaugurados: Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Chile, Alemanha, Portugal e Itália. Há projetos para a inauguração de 12 a 15 espaços interculturais, ao todo, conforme explica Jonathas Carvalho, assistente de direção do CII.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 04/05/23

04 maio 2023

Estudo estima quantos anos duram as colaborações científicas no Brasil

Entre os pesquisadores brasileiros da área médica, colaborações científicas podem durar cerca de cinco anos – esse é o prazo aproximado em que duplas de cientistas atuam conjuntamente compartilhando a autoria de trabalhos acadêmicos. Em engenharia nuclear e engenharia biomédica, a longevidade média dessas coautorias chega a oito anos. Já em história, letras, filosofia e artes, é bem mais curta, próxima a dois anos – nesses campos do conhecimento não há ainda uma tradição de trabalho em cooperação e parte significativa de sua produção é assinada por poucas pessoas, frequentemente uma só. O panorama inédito sobre a longevidade de parcerias científicas faz parte de um levantamento sobre a produção acadêmica de doutores do Brasil em 81 áreas do conhecimento, baseado em dados da plataforma de currículos Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Colaborações que resultam em coautoria de artigos dependem de variáveis subjetivas, como a criação de laços de afinidade e confiança, e da cultura de publicação de cada disciplina.   Saiba mais.   
Fonte: Pesquisa FAPESP – maio 2023

Saiba mais

Pesquisa mostra como biodiversidade e biomassa afetam estoques de carbono no Cerrado

O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro: além de cobrir 25% do nosso território, ele ainda abriga uma das mais notáveis biodiversidades do mundo. Contudo, com o avanço do desmatamento e das queimadas na região central do País, o Cerrado se encontra em constante ameaça. Pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP estudaram a relação entre a biodiversidade do Cerrado, seu estoque de carbono e a biomassa de sua vegetação, contribuindo para um melhor entendimento sobre como mudanças no uso da terra afetam as emissões de gases do efeito estufa.
O conceito de biodiversidade abrange todo o conjunto de fauna e flora e suas variabilidades e pode ser usado em referência a um determinado local. O estoque de carbono representa a quantidade de gás carbônico (CO2) retirado da atmosfera e fixado pelas plantas durante o processo de fotossíntese. A absorção do gás pela vegetação é um mecanismo essencial para a regulação de temperaturas e mitigação das mudanças climáticas. A biomassa, por sua vez, é material orgânico – neste caso, vegetal, oriundo das árvores – e um objeto importante no cálculo do carbono absorvido pela flora, já que ela detém de 48% a 52% de carbono em sua composição.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 04/05/23