12 maio 2023

Posse dos novos dirigentes da prefeitura do Campus Luiz de Queiroz

Está marcada para a próxima segunda-feira, 15 de maio, a Cerimônia de Transmissão dos cargos de Prefeito e de Vice-Prefeito do Campus Luiz de Queiroz, da USP em Piracicaba. Autoridades externas, dirigentes e servidores do Campus, familiares e convidados acompanharão o evento que ocorrerá às 15h, na Sala do Centenário do Edifício Central. A indicação dos docentes Luciano Mendes, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP), e Marli de Fátima Fiore, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA-USP), foi publicada dia 9 de fevereiro de 2023, no Diário Oficial do Estado, pelo Magnífico Reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior. Luciano Mendes e Marli de Fátima Fiore, atuarão como prefeito e vice-prefeita do Campus, e o ato de posse será conduzido pelo presidente do Conselho Gestor do Campus Luiz de Queiroz, professor Ernani Pinto Junior, que fará a leitura do documento de posse, seguido das assinaturas dos indicados.   Saiba mais.  
Fonte: ESALQ - 12/05/23

Saiba mais

Semana de Saúde Mental da USP terá papel fundamental na inclusão e pertencimento da comunidade universitária

Saiba mais

O que é BookTok, sensação do TikTok que mudou o hábito de leitura dos brasileiros?

Você já ouviu falar no BookTok? Sensação no TikTok, o conteúdo sobre livros começou a surgir na plataforma em meados de 2020, mas conquistou o gosto do público no primeiro semestre de 2021. Na contramão do hábito de “rolar o feed” em vez de virar páginas, jovens agora usam a rede social para dar “novos ares” à literatura, discutir questões sociais e incentivar o hábito da leitura. O sucesso é incontestável. Ronaldo Marques, líder de parcerias de conteúdo do TikTok Brasil, relata que a hashtag #booktokbrasil já conta com, aproximadamente, 14 bilhões de visualizações. Os vídeos sobre livros também ganharam o mundo. Conforme Ronaldo, a tag #booktok soma mais de 134,8 bilhões de visualizações, enquanto o termo #booktoker tem 12,1 bilhões.   Saiba mais.  
Fonte: Estadão - 11/05/23

Google anuncia ‘pacotão’ de serviços em IA com gerador de imagens e dublador de vídeo

Ainda de olho em conquistar território no setor de inteligência artificial (IA), o Google anunciou nesta quarta-feira, 10, durante o evento Google I/O, um pacote de novidades que usam a tecnologia para tarefas do ecossistema da empresa como o Google DocsPlanilhasApresentações Gmail. Um dos principais anúncios foi a evolução de um modelo de linguagem, o PaLM 2, que pode processar centenas de idiomas e até exames médicos por meio de um software. chatbot inteligente do Google também vai ganhar novidades. A empresa anunciou a chegada de ferramentas ao Bard, robô de conversação da companhia, a capacidade de processar e entender imagens. Em uma integração com o Google Lens, ferramenta de identificação de imagens da companhia, o chatbot vai poder sugerir conteúdos em textos como legendas e comentários. Para as pesquisas no buscador, a IA deve ser implementada para potencializar os resultados de forma mais personalizada para as perguntas dos usuários — o recurso foi chamado de Search Generative Experience”. A barra de buscas permanece a mesma, mas será possível obter resultados em formato de tópicos e comentários “prontos”, diferente das imagens e links de redirecionamento que são mostrados atualmente no site.   Saiba mais.   
Fonte: Estadão – 11/05/23

11 maio 2023

O acervo digital que retrata a evolução da ciência

Royal Society disponibiliza mais de 30 milhões de documentos científicos em nova plataforma. Conteúdos considerados ‘sensíveis’ também foram digitalizados

A academia científica inglesa Royal Society lançou a plataforma digital Science in the Making, que disponibiliza documentos e arquivos digitalizados da instituição. Mais de 30 milhões de manuscritos podem ser acessados na plataforma. O projeto de digitalização foi criado em 2014, com o objetivo de democratizar o acesso ao material de arquivo da Royal Society relacionado às publicações científicas. Uma versão piloto do site foi disponibilizada em 2018 com a transcrição de centenas de documentos que incluíam revisão de artigos científicos, correspondências, fotografias e esboços que datavam de 1665 até 1992. O trabalho de ampliação do acervo do Science in the Making sofreu com a suspensão de parte das atividades do instituto durante os primeiros anos da pandemia de covid-19. Cinco anos depois da primeira versão do site, a plataforma foi finalizada e documentos de todos os períodos da história da ciência moderna ocidental se encontram disponíveis para consulta online.   Fonte: Jornal da Ciência - 11/05/23  

Saúde mental na era digital

Excesso de informação e consumo ilimitado de mídias sociais pode afetar a saúde mental de crianças e adultos. Ouça no novo episódio do Ciência & Cultura Cast

A maior parte do mundo está conectada à Internet – todos os dias, o dia todo. Não é mais possível imaginar nossa vida desconectada ou desprovida de smartphones, tablets, computadores, mídias sociais, apps… Mas com um amplo acesso também vem uma ampla quantidade de informações – algumas boas, outras nem tanto. E esse excesso de informação – a chamada “infodemia” – combinado à falta de mecanismos efetivos de controle de qualidade e acesso colocam em risco a saúde mental dos usuários. Isso é o que discute o último episódio do Ciência & Cultura Cast, que faz parte da nova edição da revista, que tem como tema “Universidade do Futuro n Brasil”.  Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência - 11/05/23

Saiba mais

10 maio 2023

USP contratará 91 novos servidores para projetos de pesquisa, ensino e extensão

As unidades de ensino, museus e institutos especializados da USP podem enviar propostas solicitando a contratação de servidores técnicos e administrativos de nível superior para a realização de projetos voltados ao avanço das atividades de ensino, pesquisa, cultura e extensão. As contratações serão feitas por meio do Programa de Servidores Técnicos de Nível Superior (ProServ), que disponibilizará 91 empregos públicos. As vagas serão atribuídas às unidades para desenvolvimento de projetos temporários de dois anos, sujeitos à renovação. Ao todo, serão atribuídas 65 vagas para projetos voltados à Pesquisa e Inovação, 22 vagas para projetos de Graduação e 4 vagas para projetos voltados à Cultura e Extensão Universitária.  Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 09/05/23

09 maio 2023

Projeto de extensão: CENA na Escola

Recentemente a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU) da USP aprovou o Projeto CENA na Escola! Resumidamente, este projeto de extensão visa a realização de divulgação científica em escolas de Piracicaba através de apresentações realizadas pelos pós-graduandos do CENA. Faremos a apresentação do Projeto e o cadastro de interessados para participar desta atividade numa reunião virtual na semana que vem, dia 16 de maio, às 10 horas.

                                        CENA na Escola
                                        Terça-feira | 16 de maio | 10h às 11h
                                        Google Meet joining info
                                        Video call link: https://meet.google.com/pmq-xfwh-hik

Assista ao vídeo

Altmetria: a ciência além de si

O pesquisador e outros atores sociais de um campo acadêmico estão acostumados com o termo e discursos relacionados à divulgação científica, que, felizmente, tem tido relativo crescimento nos últimos anos. Porém, há uma área, bem menos conhecida, que se interessa por analisar a relação entre a ciência e a sociedade. Você já ouviu falar sobre a altmetria? A palavra e o campo são recentes, ainda estão em fase de consolidação semântica, teórica e metodológica. O termo surgiu em 2010 em tweet do pesquisador Jason Priem, da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Basicamente, diz respeito à produção, circulação e ao uso da informação científica fora dos muros acadêmicos, principalmente no universo das mídias e redes sociais. A altmetria possibilita a interpretação do papel da ciência e da sua contextualização social. Existe um ambiente favorável à apropriação social da ciência e de que a academia precisa dialogar mais com o chamado amplo público, incluindo políticos, outros líderes sociais e instituições em geral.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência – 09/05/23

Inteligência artificial é tema de debate na USP nesta semana

Nesta quarta-feira, dia 10, das 8h às 22h30, as novas e controversas tecnologias de comunicação serão debatidas na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP por especialistas do Brasil e do exterior. O seminário internacional Da Inteligência Artificial para as Hiperinteligências: as Linguagens Estocásticas LLM (ChatGPT, Bing, Bard) e as Propriedades Conectivas da Comunicação em Rede terá como tema central a inteligência artificial, abordando tecnologias como o ChatGPT e as propriedades conectivas da comunicação em rede, além de debater como essas ferramentas são capazes de produzir transformações qualitativas na cognição humana, modificando a ideia de conhecimento e as modalidades de aprendizagem. O evento é uma promoção do Centro Internacional de Pesquisa Atopos da USP. O seminário acontece de forma híbrida: presencialmente, no auditório do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da USP, e on-line, com transmissão ao vivo, no canal do Centro Internacional de Pesquisa Atopos da USP na plataforma Youtube.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 08/05/23

Estudantes de pós-graduação podem concorrer a bolsas de permanência estudantil

A partir deste ano, o Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) estenderá os benefícios também para os estudantes de pós-graduação com dificuldades socioeconômicas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 22 de maio.
O valor do auxílio-permanência total é de R$ 800, para os alunos que não forem contemplados com vaga nas moradias estudantis da USP. Para os alunos contemplados com vagas nas moradias, o valor do auxílio é parcial, de R$ 300. O benefício será pago durante todo o tempo de realização do curso. As inscrições devem ser feitas até o dia 22 de maio, de forma eletrônica, pelo Sistema Janus do Portal de Serviços Computacionais da USP (https://portalservicos.usp.br), com a anexação obrigatória de documentos comprobatórios da situação socioeconômica declarada no formulário.   Saiba mais  Fonte: Jornal da USP – 08/05/23

08 maio 2023

6ª Escola de Pesquisadores do Campus USP São Carlos

Evento: 6ª Escola de Pesquisadores do Campus USP São Carlos, que acontecerá de 23 de maio a 25 de maio de 2023, em formato virtual. Organizado pelo Portal da Escrita Científica USP São Carlos e destinado a alunos de Pós-Graduação e Pós-Docs, Técnicos de nível superior, Professores e Pesquisadores. Tendo como objetivo desenvolver, aprimorar e consolidar as habilidades necessárias à vida científica de pesquisadores em pesquisa básica e/ou aplicada, em temas ousados e de alto impacto, aprendendo a trabalhar no estado-da-arte.

Inscrições (com certificado): https://doity.com.br/escoladepesquisadoresscusp
Transmissão Youtube: https://l1nq.com/ZanMx

Saiba mais


Levantamento da Reitoria atualizará lista de parceiros acadêmicos internacionais da USP

O Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) está realizando uma campanha para atualização da lista de contatos acadêmicos internacionais. O objetivo do levantamento é aprimorar a divulgação institucional da USP, especialmente na comunidade científica. Docentes e pesquisadores da Universidade têm até o dia 24 de maio para preencher um formulário com sugestões de contato de parceiros acadêmicos internacionais – professores ou pesquisadores –, informando o nome do parceiro, a instituição, o cargo, e-mail e telefone. O formulário pode ser preenchido múltiplas vezes, permitindo a inclusão de vários contatos.   
Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 05/05/23

Avaliadores externos apresentam análise prospectiva das atividades da Universidade

A Comissão Permanente de Avaliação (CPA), presidida pela vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda, promoveu, no dia 4 de maio, um encontro dos dirigentes da USP com os 11 avaliadores externos que fizeram a análise prospectiva das atividades da Universidade. O encontro foi realizado na Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria. A análise desses assessores foi dividida em cinco eixos: gestão universitária, graduação, pós-graduação, pesquisa e cultura e extensão universitária e teve como base o Relatório de Autoavaliação, que abrange as atividades da Universidade desenvolvidas no período de 2018 a 2022, referente ao quinto ciclo de Avaliação Institucional. Também foram realizadas visitas técnicas dos assessores com os responsáveis pelas áreas na USP. O estudo contou, ainda, com a experiência dos avaliadores e de seus conhecimentos sobre as melhores práticas de outras universidades do Brasil e do exterior. Esse estudo deverá subsidiar o planejamento estratégico da USP e a elaboração de diretrizes para os próximos ciclos avaliativos.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP – 05/05/23

Alunos da USP podem acessar mais de 16 mil e-books acadêmicos em biblioteca digital

Com mais de 16 mil e-books disponíveis, incluindo títulos da bibliografia básica de cursos da graduação da USP, o acervo da plataforma Minha Biblioteca está disponível para os alunos e demais membros da comunidade universitária. Trata-se de uma das maiores plataformas provedoras de conteúdo universitário do Brasil, que inclui o acervo de 16 grandes editoras acadêmicas e 42 selos editoriais. Para acessar, basta entrar neste link  fazer a autenticação com o número USP e a senha única. Há livros digitais divididos em 7 catálogos: Ciências Jurídicas, Ciências Sociais aplicadas, Ciências Exatas, Saúde, Medicina e Odontologia, Ciências Pedagógicas e Letras e Arte. O conteúdo da plataforma inclui também lançamentos e tendências que consideram as demandas de estudantes de graduação.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 05/05/23