USP e Universidade de Groningen
(Países Baixos) assinaram nesta terça-feira, dia 23 de janeiro, um acordo de
cooperação acadêmica que prevê o fortalecimento das pesquisas desenvolvidas em
parceria, a realização de conferências, cursos e outros eventos científicos e
culturais, e o intercâmbio de docentes, pesquisadores, servidores e estudantes.
“A internacionalização da Universidade é muito importante, tanto em termos de
ensino quanto em pesquisa. Atualmente, nossa estratégia é priorizar o
relacionamento com as universidades parceiras, fortalecendo a colaboração que
já existe. A Universidade de Groningen com certeza é uma das nossas principais
parceiras”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior. A reitora da
Universidade de Groningen, Jacqueline Scherpen, ressaltou que “a visita à USP
tem sido muito interessante e produtiva, com muitas oportunidades para
ampliarmos a colaboração já existente entre as duas universidades, que têm
muitos pontos em comum”. Durante o encontro, também foi discutida a
possibilidade de instalação de um escritório da universidade holandesa na USP. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 25/01/24
25 janeiro 2024
A importância das doações privadas para o desenvolvimento da USP
“A comemoração dos 90 anos de fundação da Universidade de São
Paulo – USP – é mais uma oportunidade para reflexão sobre os caminhos até hoje
percorridos pela instituição na construção de conhecimento e pesquisa
acadêmicos para lastrear o desenvolvimento da ciência, da tecnologia, da
cultura das sociedades paulista e brasileira”, diz o reitor Carlos Gilberto
Carlotti Jr., na apresentação do livro Doações e Doadores da USP,
distribuído neste 25 de janeiro de 2024, data do nonagésimo aniversário da
Universidade. Relembrando a trajetória da USP, Carlotti ressalta: “Nessas nove
décadas, também foi importante e significativa a contribuição de fundações,
empresas, pessoas físicas, sob as formas de doações, convênios e outras, para o
desenvolvimento exitoso de suas atividades acadêmicas e científicas e a
necessária construção da infraestrutura que as acolhe e abriga. É de uma
parcela dessas contribuições que trata esta publicação”. “São mostradas nestas
páginas”, indica Carlotti, “a história da Faculdade de Medicina da USP, em São
Paulo; é recuperado o processo de doação que resultou na criação, em
Piracicaba, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz; as atividades e
o desenvolvimento dos campi da USP em São Carlos; a doação e criação da
Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin na Universidade de São Paulo e a
reforma e recuperação do Museu Paulista, o tradicional Museu do Ipiranga, após
sua administração ter sido transferida para a USP”. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 25/01/24
USP 90 anos: nossa história em uma linha do tempo
Contar a história de uma universidade
em ordem cronológica é um desafio. A linha do tempo está em construção.
Nessa primeira etapa, foram inseridas as informações sobre a criação das 42
unidades de ensino que fazem parte da USP. O próximo passo será incluir
unidades mais ligadas a pesquisas e a atividades voltadas para a sociedade. Fonte: Jornal da USP - 25/01/24
USP 90 anos - Concerto comemorativo dos 90 anos da Universidade
de São Paulo
Divulgadas as mais de mil inscrições homologadas no PDSE
A CAPES publicou a lista com as 1.182 inscrições homologadas para o Edital nº 30/2023, do Programa Institucional de
Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE).
Publicado no site da Fundação nessa terça-feira, 23 de janeiro,
o documento traz a relação com o nome do participante e o número da respectiva
inscrição. As atividades se iniciam entre abril e junho. O PDSE complementa e
aumenta as possibilidades de formação ofertadas no Brasil e expande a
colaboração com cientistas do exterior. A iniciativa também aumenta a
visibilidade da produção científica do País e fortalece os programas de
pós-graduação nacionais. Podem participar brasileiros natos e estrangeiros com
visto de estudante ou autorização de residência no Brasil. Os candidatos não
podem ter título de doutor e precisam estar matriculados em cursos de doutorado
com nota igual ou superior a 4 e não estarem inadimplentes com a CAPES ou
quaisquer órgãos da administração pública.
Sobre o Programa
Criado em 2006, o PDSE permite
que alunos matriculados em cursos de doutorado no Brasil façam parte de seus
estudos em instituição estrangeira. Ao final da bolsa eles devem retornar ao
País para a defesa da tese. Fonte: CAPES - 24/01/24
24 janeiro 2024
23 janeiro 2024
ORCID - I'm a Member, Now What?!
24 January: Help & Support
21 February: The ORCID Member Portal
24 April: Integrating with ORCID
26 June: Custom Integrations
24 July: Affiliation Manager
25 September: How to talk about ORCID
30 October: Workflows
27 November: Beyond Integrations – Benefits of ORCID
Conheça a biblioteca digital JSTOR
JSTOR fornece acesso a mais de 12 milhões de artigos de periódicos, livros, imagens e fontes primárias em 75 disciplinas. JSTOR é um sistema online de arquivamento de revistas acadêmicas sediado
nos Estados Unidos, fundada em 1995. A JSTOR foi originalmente fundada pela
Fundação Andrew W. Mellon, mas é atualmente uma organização sem fins lucrativos
independente e auto-sustentável, com escritórios em Nova Iorque e Ann Arbor.
Ajudamos você a explorar
uma ampla variedade de conteúdo acadêmico por meio de uma poderosa plataforma
de pesquisa e ensino. Colaboramos com a comunidade acadêmica para ajudar as
bibliotecas a conectar estudantes e professores a conteúdos vitais, ao mesmo
tempo em que reduzimos custos e aumentamos o espaço nas prateleiras, fornecemos
aos pesquisadores independentes acesso gratuito e de baixo custo a bolsas de
estudo e ajudamos os editores a alcançar novos públicos e preservar seu
conteúdo para as gerações futuras. Fonte: JSTOR - 23/01/24
O acesso aberto está remodelando a forma como a informação é disseminada e consumida
No cenário acadêmico, o acesso ao conhecimento continua sendo crucial. Grande parte da pesquisa acadêmica tem sido restrita atrás de paywalls, limitando sua acessibilidade a poucos privilegiados. No entanto, o surgimento do acesso aberto está remodelando a forma a informação acadêmica é disseminada e consumida. Nesta exploração abrangente, vamos nos aprofundar no que é acesso aberto e como o JSTOR, renomada biblioteca digital, está desempenhando um papel crucial na facilitação do acesso aberto para revistas acadêmicas, livros, arte e relatórios de pesquisa. O acesso aberto (AA) é um movimento de publicação acadêmica que promove
a disponibilidade livre, imediata e irrestrita de artigos acadêmicos, artigos
de pesquisa, livros e outros recursos educacionais para qualquer pessoa na
internet. Os princípios fundamentais da OA incluem:
- Acesso gratuito: O conteúdo OA está disponível on-line sem nenhum custo. Essa acessibilidade garante que o conhecimento não seja definido pelas circunstâncias financeiras.
- Reutilização e redistribuição: O conteúdo OA é frequentemente publicado sob licenças Creative Commons que permitem a reutilização, remixagem e redistribuição, fomentando esforços criativos e inovadores.
- Transparência: A OA promove a transparência na
pesquisa, tornando o trabalho acadêmico livremente acessível, permitindo que os
leitores verifiquem as alegações e se envolvam em discussões significativas.
- Preservação a longo prazo: os repositórios OA estão comprometidos em preservar o conteúdo para as gerações futuras, garantindo sua disponibilidade ao longo do tempo. Saiba mais. Fonte: ABCD - 22/01/24
22 janeiro 2024
MEC lança mapa interativo da educação superior
Plataforma ‘MEC Conecta’ apresenta informações
sobre instituições de todo o Brasil, como área de formação, cursos e formas de
ingresso
Com o objetivo de auxiliar os estudantes no processo de escolha do curso
de graduação, o Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM), lançou nesta sexta-feira, 19 de janeiro, a plataforma
MEC Conecta. Por meio de um mapa interativo e com versão mobile,
a ferramenta utiliza recursos de geolocalização e linguagem gameficada para
auxiliar e informar o usuário sobre as opções de curso superior nas instituições públicas de ensino superior. A plataforma apresenta informações detalhadas
sobre as instituições de ensino, áreas de formação, cursos oferecidos e formas de
ingresso em todo o território nacional. Saiba mais. Fonte: Jornal da Ciência - 22/01/24
Cursos de Língua Inglesa a serem oferecidos em 1º semestre de 2024 pelo CEL-ESALQ
As aulas terão início no dia 26/02/24 e término previsto para o dia 28/06/24.
Os alunos interessados em participar dos cursos deverão preencher a ficha de inscrição online com nível de conhecimento de língua ao se submeterem-se a um pré-teste – https://www.englishjet.com/
19 janeiro 2024
Fundamentos de acesso aberto
Nos últimos anos, tem havido um aumento constante
de pesquisas publicadas em revistas e plataformas de acesso aberto (AA) em todo
o mundo. Isso tem sido liderado por instituições interessadas em impulsionar o
acesso aberto. Essas iniciativas continuam a ganhar força com a introdução de
políticas de acesso aberto pelos principais órgãos de financiamento, governos e
instituições públicas que exigem que as pesquisas que financiam sejam
publicadas em acesso aberto. O acesso aberto evoluiu nas últimas duas décadas para
oferecer vários caminhos para os pesquisadores publicarem seus trabalhos, mas
eles podem não estar cientes das opções ou de como o acesso aberto os ajuda a
atender aos requisitos dos financiadores. É aqui que os bibliotecários
acadêmicos estão bem posicionados para emprestar experiência e orientação na
navegação no cenário de acesso aberto para apoiar seus pesquisadores e
instituições. Este artigo apresenta alguns elementos essenciais para a
compreensão dos benefícios que a publicação em acesso aberto oferece, bem como
os modelos de publicação atuais. Saiba mais. Fonte: ABCD - 19/01/24
18 janeiro 2024
Fórum ABC de Ensino Superior
Webinários do grupo
de trabalho da Academia Brasileira de Ciências sobre ensino superior
brasileiro serão realizados nas últimas terças-feiras de cada mês. A
coordenação é de Aldo Zarbin, conselheiro da SBPC e professor da Universidade
Federal do Paraná, e Sylvio Canuto, professor do Instituto de Física da
Universidade de São Paulo. A partir de fevereiro de 2024, o grupo de trabalho (GT) da
Academia Brasileira de Ciências (ABC) sobre ensino superior fará um webinário
mensal, sempre na última terça-feira, convidando dois especialistas para
discutir aspectos variados no âmbito do tema. Os Acadêmicos Aldo Zarbin e Sylvio Canuto coordenam a iniciativa.
Acompanhe a agenda.
Fonte: Jornal da Ciência
– 18/01/24
17 janeiro 2024
Recomendações para o avanço da inteligência artificial no Brasil
O futuro da sociedade brasileira será moldado
pelas escolhas que o governo e a sociedade fizerem em relação à inteligência artificial (IA).
E o cenário atual traz um alerta: sem investimento adequado na área, o Brasil
pode ter um declínio tecnológico com impactos sem precedentes, porque a lacuna
entre os países na vanguarda dos investimentos na tecnologia e os demais cresce
a níveis exponenciais. A conclusão faz parte do relatório “Recomendações para o avanço dainteligência artificial no Brasil”, produzido por um grupo de trabalho da Academia
Brasileira de Ciências (ABC), formado por cientistas de diferentes áreas e
regiões do país.
16 janeiro 2024
15 janeiro 2024
Projeto Reviver quer preservar história estudantil do campus da USP em Piracicaba
O Centro Acadêmico Luiz de
Queiroz (Calq), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da
USP em Piracicaba, lança o Projeto Reviver, uma iniciativa para preservar e celebrar sua rica
história, além de garantir a manutenção de sua sede icônica. Com mais de um
século de existência, o Calq é um marco histórico da ESALQ, da educação e da
evolução agrícola no Brasil. O projeto busca revitalizar e preservar esse
legado por meio de duas frentes fundamentais: a primeira etapa concentra-se na
restauração física de sua sede. Esta iniciativa busca não
apenas reformar o espaço, mas também estabelecer um fundo financeiro dedicado à
manutenção contínua da estrutura. Isso garantirá que a sede se mantenha robusta
e representativa ao longo dos anos. A segunda frente do projeto visa a
disponibilizar ao público um acervo histórico, com a catalogação e
digitalização de documentos que abrangem os 115 anos de história do Calq,
incluindo um período crucial da evolução tecnológica na agricultura e pecuária
no Brasil. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP – 15/01/24
Edital para apoio a eventos acadêmicos abre nesta segunda
Começam nesta segunda, 15, as
inscrições para a submissão de projetos do Programa de Apoio a Eventos no País
(Paep). Conforme explicado no Edital 37/2023,
o apoio financeiro engloba a realização de encontros científicos, tecnológicos
e de extensão no País, de curta duração, com abrangência internacional ou
nacional. Ao todo, quase seis mil eventos foram realizados desde 2016, sendo
603 em 2023. A ação apoia a disseminação da produção acadêmica, incentivando
inovação e geração de conhecimentos, parcerias e produtos. Para Laerte
Ferreira, presidente-substituto e diretor de Programa e Bolsas no País da
CAPES, essa partilha é importante para o “avanço científico como um todo e para
o aprimoramento do processo de formação de jovens pesquisadores”. Pelo Paep,
são realizados congressos, seminários, workshops, feiras científicas,
conferências internacionais e fóruns acadêmicos, entre outras atividades. Saiba mais. Fonte: CAPES – 15/01/24
90 anos da USP são celebrados com concerto na Sala São Paulo
Um concerto da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) na Sala São Paulo vai
marcar o início das comemorações pelos 90 anos da Universidade. O aniversário é
celebrado no dia 25 de janeiro, data em que o então interventor federal no
Estado de São Paulo, Armando de Salles Oliveira, assinou o decreto de criação da
instituição em 1934. Nesse dia, o Jornal
da USP estará tematizado com textos e fotos históricos em uma
apresentação diferenciada. Não há mais ingressos disponíveis para o público,
mas o concerto será transmitido ao vivo e poderá ser acompanhado a
partir das 18h45 do dia 25 de janeiro.
Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP
– 12/01/24
Inteligência artificial e os impactos dos grandes modelos de linguagem na educação e na cultura informativa
Se o leitor sabe como
funcionam os softwares de inteligência artificial generativa de modelo de
linguagem, os LLMs (caso do ChatGPT, o mais conhecido) e o contexto de uma
ferramenta probabilística, pode saltar os primeiros parágrafos: vá direto à
parte do impacto deles na educação. Afinal, este é o mote deste artigo, cuja
ênfase é dada aos híbridos de humanos, máquinas e artefatos a embaralhar a
cultura informativa e a consequente importância do pensamento crítico. A expressão “inteligência artificial”
(IA) foi cunhada em 1955 por McCarthy. No ano seguinte, o cientista da
computação convidou Minsky, Rochester e Shannon para um curso de verão cuja
proposta era pensar como uma máquina poderia usar a linguagem. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP – 12/01/24
12 janeiro 2024
Os cinco primeiros pilares do conhecimento
O início da USP se
baseia em cinco faculdades criadoras: as históricas Direito, Politécnica,
Agricultura de Piracicaba e Medicina – e a de Filosofia, Ciências e Letras,
inaugurada em 1934 junto com a Universidade. Quando foi fundada em 1934, a Universidade de São Paulo se
estabeleceu principalmente sobre cinco pilares – quatro deles históricos, como
a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (criada em 1827), a Escola
Politécnica (1893), a Escola de Agricultura de Piracicaba (1901), que se
tornaria a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, e a Faculdade de
Medicina (fundada em 1912). Um quinto pilar foi criado justamente pensando na
nova universidade: a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) que,
desmembrada e renomeada em finais dos anos 1960, daria lugar à Faculdade de
Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e a várias outras unidades, como o
Instituto de Física e o Instituto de Química. Estas faculdades iniciais são a
base da USP como a conhecemos hoje, nove décadas depois. E suas histórias
precisam ser sempre relembradas. Por mais que alguns livros sobre essas
unidades não sejam fáceis de se encontrar, merecem o destaque devido. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP – 12/01/24
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