28 março 2024

Pesquisadores da USP podem receber apoio financeiro para eventos na Semana Franco-Uspiana

A USP, por meio da Agência de Cooperação Internacional (Aucani), e o  Consulado-Geral da França em São Paulo lançaram o Edital 1889 – Semana Franco-Uspiana 2024 – Edital para Eventos Científicos. O objetivo é apoiar eventos científicos, como conferências, seminários, jornadas e workshops, como parte da programação da Semana Franco-Uspiana de Cooperação Científica 2024, que ocorrerá de 16 a 20 de setembro. As inscrições para o edital vão até o dia 22 de abril. Para ser elegível, o evento deverá ser coordenado por um docente ativo do quadro permanente da USP.  Cada um dos projetos selecionados receberá um financiamento máximo de R$ 10,5 mil, sendo até metade do valor patrocinado pela USP e a outra metade pelo Consulado-Geral da França em São Paulo. Os recursos deverão ser destinados, exclusivamente, para o custeio de despesas com a organização do evento explicitadas na proposta aprovada, em conformidade com as regras estabelecidas no edital – item 4.   
Acesse aqui também: Edital Completo | Formulário de Inscrição | Apresentação | Programa   
Fonte: Jornal da USP – 28/03/24

25 março 2024

Slides

Slides do webinar sobre Turnitin: orientações de uso e novidades

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Brasil publicou quase 157 mil artigos em 2023

O Brasil publicou 156.800 artigos em 2023, 75% dos quais em acesso aberto. A quantidade colocou o país na décima posição entre os países com maior produção científica no ano. Os dados são do catálogo internacional OpenAlex e foram apresentados pela CAPES nesta sexta-feira, 22 de março, durante mesa redonda sobre Ciência Aberta no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). A discussão se centrou na necessidade de uma maior divulgação científica no País e na importância de o Brasil se preparar para ficar bem colocado no movimento mundial do acesso aberto. Andréa Vieira, coordenadora-geral do Portal de Periódicos, representou a Fundação, e falou sobre as negociações de acordos transformativos com a American Chemical Society (ACS) e a Springer.   Saiba mais.   Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 25/03/24

CAPES oferta cerca de 3 mil bolsas de doutorado-sanduíche no exterior

A CAPES abriu nesta quinta-feira, 21 de março, o processo de seleção para edição de 2024 do Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), que ofertará até 2.976 bolsas. O investimento é destinado ao fomento do intercâmbio científico e à experiência acadêmica de pós-graduandos do Brasil em diferentes países. Para ser beneficiado com uma bolsa, o candidato deve participar de seleção interna na instituição de ensino superior onde cursa o doutorado. O prazo vai até 30 de abril. Após essa etapa, inicia-se a fase de inscrição no Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes), que vai de 2 a 16 de maio. A publicação da relação dos aprovados está prevista para 19 de julho e o início das atividades no exterior entre setembro e novembro deste ano.   Saiba mais.   Fonte: CAPES – 22/03/24

21 março 2024

Webinar sobre Turnitin: orientações de uso e novidades


                                                     Data: 22 de março
                                                     Horário: 11h
                                                     Inscrições: clique aqui
                                                     Link: https://encurtador.com.br/akqsK
                                                     Slides: https://encurtador.com.br/bvKT9 
 

Webinar Cortellis Drug Discovery Intelligence


                                                 Data: 22 de março 
                                                 Horário: 10h
                                                 Inscrições: clique aqui
                                                 Link: https://encurtador.com.br/fnuST

Inscrições  Transmissão

Produção mundial de lixo eletrônico é cinco vezes maior do que sua reciclagem, diz ONU

O progresso tecnológico verificado em todo mundo já está cobrando seu preço. De acordo com relatório divulgado nesta quarta-feira (20) pela Organização das Nações Unidas (ONU), a geração mundial de resíduos eletrônicos está aumentando cinco vezes mais rápido do que a reciclagem de e-lixo documentada em nível global. E o cenário vai piorar se medidas não forem tomadas, diz o documento. Chamado de “Monitor Global de E-lixo”, o relatório mostra que somente em 2022 foram gerados 62 milhões de toneladas de e-lixo em todo o mundo. Enquanto isso, menos de um quarto – 22,3% – da massa de e-lixo produzida em 2022 foi documentada como tendo sido corretamente coletada e reciclada. Isso representou uma perda de 62 bilhões de dólares em recursos naturais que poderiam ter sido reciclados e aumento no risco de poluição para comunidades em todo mundo, principalmente em países mais vulneráveis.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da Ciência – 21/03/24

20 março 2024

Inscrições

Evento on-line discute regulação da inteligência artificial na União Europeia

O Grupo de Estudos Direto e Tecnologia do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP, em parceria com o Centro de Estudos Avançados do Direito e Inovação da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP), o Centro de Inteligência Artificial da USP e a iniciativa Understanding Artificial Intelligence (UAI), ligada ao IEA, promovem no dia 21 de março, às 14h, a conferência on-line Regulação da Inteligência Artificial na União Europeia. A conferência é exclusivamente on-line, em inglês e será transmitida pelo Canal do IEA-RP no YouTube e também pela página do IEA-RP no Facebook. O evento integra o projeto Regulação e Governança da Inteligência Artificial, que vai promover debates ao longo de 2024 centrados em questões ligadas a esse tema. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. Os participantes receberão certificado desde que preencham o formulário disponibilizado no chat das ferramentas durante o evento.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 19/03/24

USP oferece 50 mil vagas em curso on-line e gratuito sobre inteligência artificial

Quatro professores da USP, especialistas em inteligência artificial, vão oferecer um curso introdutório gratuito para qualquer pessoa que deseje explorar conceitos básicos desse campo do conhecimento. Além da introdução à área de inteligência artificial, os participantes poderão compreender como funciona o processamento de linguagem natural, a visão computacional, o aprendizado de máquina e conhecer as perspectivas futuras desse campo, que está no centro das discussões em todo o mundo. A iniciativa faz parte das comemorações dos 90 anos da Universidade e será realizada de forma híbrida: há 600 vagas para quem desejar acompanhar o curso presencialmente e mais 50 mil para aqueles que optarem por assistir via YouTube. Com seis horas de duração, o curso ocorrerá no dia 5 de abril, sexta-feira, em dois períodos: das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP – 19/03/24

Saiba mais


15 março 2024

Plataforma Lattes: pioneirismo que se funde com a história da ciência nacional

Prestes a completar um quarto de século de existência, a Plataforma Lattes se destaca como um dos principais pilares de informação sobre a produção científica no Brasil. Com mais de oito milhões de currículos registrados, abrangendo estudantes, técnicos e pesquisadores, este banco de dados não apenas organiza, mas também preserva de forma sistematizada mais de duas décadas de progresso científico nacional, com projeções internacionais. Isso é o que discute reportagem edição da Ciência & Cultura, que celebra o centenário de Cesar Lattes. A história da Plataforma Lattes remonta à década de 1980, quando registros sobre pesquisadores e estudantes eram armazenados em arquivos físicos, gerando um desafio logístico diante do aumento exponencial de informações. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) percebeu a necessidade de uma nova abordagem e assim deu início ao que seria a Plataforma Lattes. Inicialmente, um Banco de Currículos nos anos 1980 deu o pontapé inicial, evoluindo para o formato eletrônico nos anos 1990, com a criação do Currículo Lattes em 1999, integrando todas as versões anteriores.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência – 14/03/24

14 março 2024

Jovens impulsionam reinvenção do ensino superior

Existe um movimento que vem forçando universidades em todo o mundo a se reinventar, mudar currículos, infraestrutura e até a governança. À frente dessas transformações, está uma nova geração de alunos, menos passiva, que quer entender a razão de aprenderem algumas disciplinas, qual o sentido e o impacto do que estão estudando para mudar o seu entorno. Eles querem saber como o aprendizado se conecta com o mundo real e se o conhecimento adquirido pode ajudá-los a pensar em soluções para os grandes problemas do mundo. “Os estudantes se tornaram empreendedores sociais, são ativistas dessas causas e trazem novas iniciativas para as universidades. Da mesma forma, eles estão proativamente moldando seu processo de aprendizado”, afirma Santiago Iñiguez, presidente da universidade espanhola IE. Ele é um dos criadores da conferência Reinventing Higher Education (RHE), que chegou semana passada à sua 14º edição. Este ano, ela foi sediada pela Universidade de Miami (EUA) e reuniu reitores, vice-reitores e especialistas de 40 universidades, de 25 países.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da Ciência - 14/03/24

13 março 2024

Revistas predatórias e ciência de baixo impacto: cortando o mal pela raiz

O mundo acadêmico está vivendo uma revolução sem precedentes. Foi-se o tempo em que pesquisadores submetiam um artigo científico para uma revista científica de forma gratuita, e os editores da revista cuidadosamente selecionavam apenas o material que julgassem ser de maior qualidade para publicação, já que a revista arcaria com custos de produção e impressão. Nesse modelo antigo, a qualidade do material publicado e a “tradição” da revista eram essenciais para que editoras pudessem vender assinaturas e recuperar seu investimento na produção do material publicado. O efeito colateral negativo desse sistema é que ele restringe o acesso aos artigos científicos (e, portanto, ao conhecimento) para aqueles que pagam as assinaturas, sejam eles os próprios pesquisadores ou as bibliotecas das universidades. No Brasil, a Capes paga anualmente às grandes editoras científicas para que as instituições acadêmicas do País possam acessar publicações científicas pelo portal Periódicos Capes.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 12/03/24