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09 maio 2024
Conheça o Observatório da Pós-graduação do Brasil
O Observatório da Pós-Graduação é
um espaço da Plataforma Sucupira em que o usuário consegue ter acesso, de forma
simples, a informações detalhadas dos envolvidos nessa etapa da educação. No
espaço, criado em 2023, estão disponíveis dados, de
2013 a 2022, de 550 instituições de ensino superior, 4,6 mil programas de
pós-graduação, 800 mil perfis profissionais de pesquisadores e mais de um
milhão de produções acadêmico-científicas, entre artigos, dissertações e teses.
A intenção é dar mais visibilidade aos resultados e benefícios da pós-graduação
para a sociedade, por meio da formação de pessoal, das pesquisas, teses,
dissertações e produções científicas realizadas no País. É possível fazer
buscas por localização, área de avaliação, nota do programa de pós-graduação e
palavras-chave. Os visitantes podem encontrar referências das suas áreas de
interesse, o que pode facilitar a criação de redes de colaboração e a conexão
entre acadêmicos que estudam temas similares.
Saiba mais. Fonte: Jornal da
Ciência – 08/05/24
08 maio 2024
USP Lecture: Research software as a key element of open science
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação convida toda a comunidade USP
para o evento USP Lecture - "Research software as a key element of open
science", com o Prof. Daniel Katz, University of Illinois Urbana
Champaign, a ser realizado no dia 09 de maio de 2024, às 10h, na Sala do
Conselho Universitário. O evento será transmitido via YouTube e não haverá tradução para o português. Para os que participarem presencialmente, haverá emissão
de certificado (não é necessário fazer
inscrição prévia).
Data: 09/05/2024 | quinta-feira | 10h
Local: Sala do Conselho Universitário - Prédio da Reitoria -
Rua da Reitoria, 374 - térreo
O eco de antigas palavras
Está longe de
alcançar um consenso o debate sobre os limites éticos da reciclagem de texto,
que é o reaproveitamento em um manuscrito científico de trechos de trabalhos
anteriores do mesmo autor. O recurso, detectável facilmente por softwares que
apontam similaridade textual, é classificado frequentemente como “autoplágio”,
uma variante atenuada do plágio. Mas há movimentos para lidar com essa prática
de forma mais flexível, mesmo que em circunstâncias bem específicas. Um
editorial publicado em março na revista Nature
Human Behaviour abordou a reciclagem sob um prisma tolerante,
encorajando seu uso, por exemplo, na apresentação de metodologias que sejam
idênticas às que já foram descritas em experimentos prévios do pesquisador. Saiba mais.
Fonte: Pesquisa FAPESP – maio 2024
07 maio 2024
Pesquisadores do CENA figuram entre os Melhores Cientistas Químicos do Brasil
A 3ª edição do ranking da Research.com dos
melhores pesquisadores na disciplina de Química é baseada em dados consolidados
de uma ampla gama de fontes de dados, incluindo OpenAlex e CrossRef. Os dados
bibliométricos para estimar as métricas baseadas em citações foram coletados em
21/11/2023. A posição no ranking é baseada no D-índice (índice H da disciplina)
de um cientista, que inclui exclusivamente publicações e dados de citação para
a disciplina examinada. Neste ranking publicado recentemente, lista os 123 pesquisadores mais
produtivos na área de Química no Brasil, onde foram incluídos 3 pesquisadores do
CENA-USP. Os professores Francisco José Krug, Elias Ayres Guidetti Zagatto e
Boaventura Freire dos Reis, além de 4 egressos, Eder C. Lima, Joaquim A.
Nóbrega, Fernando Barbosa e Marco Aurélio Zezzi Arruda. Link do ranking: https://research.com/scientists-rankings/chemistry/. Fonte:
Research.com - abril 2024
Algoritmo estimula revisão por pares construtiva e sem grosserias
Os comentários cáusticos e grosseiros acima, que
lembram insultos publicados em redes sociais, foram extraídos de pareceres
enviados a pesquisadores depois que eles submeteram artigos para a avaliação de
revistas ou congressos científicos. A expectativa dos autores era de que os
trabalhos recebessem críticas construtivas, que permitissem aperfeiçoar pontos
fracos e apontar novos caminhos. Afinal, os revisores são seus pares,
cientistas atuando no mesmo campo do conhecimento, que cederam seu tempo de
forma voluntária para ler versões preliminares de papers de colegas. Em vez de ajudar, contudo, esses
pareceristas impuseram uma experiência traumática, que pode ser particularmente
assustadora para jovens autores tentando se situar na carreira acadêmica. Saiba mais.
Pesquisa FAPESP – maio 2024
06 maio 2024
MEC publica regras para pagamento de artigos científicos
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), publicou as
regras de pagamento de Taxas de Processamento de Artigo
(Article Processing Charges – APC, sigla em inglês) para publicações
em acesso aberto. A iniciativa – que foi divulgada na
última terça-feira, 30 de abril, por meio da Portaria n°
120/2024 – faz parte do Programa de Apoio à Disseminação de
Informação Científica e Tecnológica (Padict), criado em
dezembro do ano passado. O pagamento das taxas para publicação dos
artigos científicos acontece a partir dos contratos assinados pela Capes com
as editoras científicas internacionais, não haverá repasse de recursos de
forma individual diretamente para o pesquisador. De acordo com a portaria, o
APC tem como objetivo dar visibilidade e promover o acesso à produção
científica e tecnológica nacional, além de assegurar a igualdade de
oportunidades entre cientistas e garantir a qualidade da pesquisa realizada no
Brasil. Saiba mais. Fonte: Jornal da Ciência – 06/05/24
TOEFL ITP - Teste de Proficiência em Língua Inglesa aplicado na ESALQ
O TOEFL ITP é um teste
prático da ETS que avalia a proficiência da língua inglesa de pessoas cuja
língua nativa não seja o inglês. É desenvolvido a partir de exemplos do inglês
falado e escrito, coletados em países diversos, e é composto por 140 questões –
50 de compreensão oral, 40 de estrutura gramatical e 50 de leitura, com duração
de duas horas. O TOEFL é o exame mais solicitado para quem deseja fazer cursos
no exterior em países de língua inglesa ou em outros países onde a instrução
será em inglês, especialmente para alunos de graduação e pós-graduação
interessados em programas de intercâmbio. O próximo exame online será aplicado
no dia 25 de maio de 2024 e as inscrições poderão ser feitas através do site da
FEALQ, até o dia 10/05/24. A comunidade do Campus “Luiz de Queiroz”, com taxas especiais.
Link: https://fealq.org.br/cursos/toefl-abril-manha/. Fonte: ESALQ - 06/05/24
Prefeitura e USP divulgam as inscrições para atividades do novo núcleo esportivo
A Prefeitura de Piracicaba e a prefeitura do Campus USP Luiz de
Queiroz divulgam o calendário das inscrições aos interessados em participar das
atividades esportivas que serão oferecidas nas dependências da SCPRAES, a
partir do próximo dia 13/5. O acordo inédito de cooperação esportiva, assinado
no último dia 26/4, entre o prefeito Luciano Almeida e o prefeito do Campus
USP, Luciano Mendes, tem como objetivo ampliar as ofertas para a prática
esportiva da população e da comunidade USP (ESALQ, CENA, PUSP-LQ e STI). As inscrições para todas as faixas etárias serão
feitas presencialmente, sempre no horário das 8h às 16h30, no ginásio de
esportes da USP, localizado a avenida São João, 900. As inscrições serão feitas
por ordem de chegada e com distribuição de senhas, a partir das 7h30, nas datas
das inscrições. Saiba mais. Fonte: ESALQ - 06/05/24
Novo espaço da Alemanha no campus da USP oferece oportunidades de intercâmbio e atividades culturais
O
Consulado da Alemanha em São Paulo inaugurou o Deutschland Corner no campus da
USP da capital, no bairro do Butantã, integrando os projetos de espaços
internacionais, chamados “corners”, da Agência USP de Cooperação Acadêmica
Nacional e Internacional (Aucani). Localizado no Centro Intercultural
Internacional (CII) da USP, o Deutschland Corner tem como objetivo criar um
espaço para divulgar a cultura alemã por meio de cursos, palestras e eventos.
Também vai promover a leitura, intercâmbios e atividades culturais, permitindo
assim uma maior divulgação de oportunidades oferecidas por universidades alemãs
em parceria com a USP. O
espaço foi inaugurado no dia 24 de abril com a exposição Jornada para o
Brasil: História das migrações de povos de língua alemã, criada para
celebrar os 200 anos da Imigração Alemã no Brasil. Mais informações neste link.
Fonte: Jornal da USP – 03/05/24
02 maio 2024
Para repatriar cérebros, respeite os cientistas
Ciência, um
processo em que trabalhamos coletivamente para explorar o universo, expandindo
nosso conhecimento, é por natureza uma prática colaborativa e mundial. É por
isso que é importante para o bom cientista ter experiência internacional
imersiva durante sua formação. Trabalhar em projetos científicos no exterior
permite que o jovem cientista aprenda novas técnicas e modos de pensar, além de
ver diferentes maneiras de fazer perguntas e orientar outros jovens cientistas.
Trabalhar no exterior, e junto a diferentes grupos, também permite estabelecer
amplas redes de contatos e colaborações pelo mundo afora, que permitirão maior
criatividade e avanço do conhecimento quando esses cientistas estabelecerem
suas próprias linhas de pesquisa. Saiba mais.
Fonte: Jornal da Ciência – 02/05/24
Chaves de acesso podem aposentar login com senha
Imagina fazer login em sites de compras e em redes sociais sem precisar
digitar e-mail e senha? Parece coisa do futuro, né? Mas isso já é possível graças às chaves de acesso (ou passkeys, em inglês). Atualmente, essa tecnologia está disponível gratuitamente,
ela promete ser mais segura e pode pôr fim aos logins que conhecemos hoje,
segundo especialistas. Várias empresas, incluindo as gigantes da tecnologia,
defendem o uso das chaves de acesso e já começaram a introduzir esse mecanismo
em seus serviços. É o caso de Apple, Microsoft, Meta,
X (ex-Twitter), PlayStation, Amazon, Nintendo e TikTok, para citar algumas.
O que são
chaves de acesso (passkeys)? É uma tecnologia que permite fazer login em sites,
aplicativos e redes sociais sem digitar a senha. Em vez disso, você desbloqueia
suas contas usando apenas a impressão digital, o reconhecimento facial ou o PIN
(código) do seu celular, por exemplo.
Saiba mais. Fonte: Portal G1 –
02/05/24
30 abril 2024
Comunidade acadêmica ganha nova versão do FileSender@RNP
O FileSender@RNP ganhou uma nova cara e
diversos outros benefícios com o upgrade para a versão 3.0, que entrou no ar a
partir de hoje, 25/4. A RNP liderou esta evolução do serviço, iniciativa de
diversas redes acadêmicas do mundo em prol de suas respectivas comunidades.
Também fazem parte da colaboração: AARNet (Austrália), HEAnet (Irlanda),
SURFnet (Holanda) e Switch (Suíça). Além da alta capacidade que já é uma
marca registrada, agora o serviço evoluiu em aspectos funcionais para oferecer
a melhor experiência do usuário, otimizar a usabilidade da plataforma e
facilitar ainda mais o acesso.
Ainda não conhece o FileSender@RNP?
O serviço da RNP permite o envio e
recebimento de arquivos entre múltiplos usuários, de maneira fácil, segura e
gratuita. Ele é especialmente útil quando você precisa compartilhar arquivos
muito grandes que não podem ser enviados facilmente por e-mail devido às
limitações de tamanho de anexo. Perfeito para colaboração e compartilhamento de
recursos em ambientes acadêmicos e de pesquisa! Saiba mais.
Fonte: RNP – 30/04/24
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