23 setembro 2020

Explore o Espaço do Pesquisador da AGUIA, um mundo de informações

Acesse https://www.aguia.usp.br/apoio-pesquisador/


CAPES faz parte da série Compromisso pela Ciência Aberta

Está disponível para consulta, desde 31 de julho de 2020, a série Compromisso pela Ciência Aberta, composta por seis vídeos que tratam sobre diferentes nuances do tema. Os registros fazem parte dos resultados entregues pelo Marco 4 do Compromisso 3 do 4º Plano de Ação Nacional em Governo Aberto. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma das instituições participantes desse marco.
A Parceria para Governo Aberto (do inglês, Open Government Partnership – OGP) é uma iniciativa internacional que busca difundir e incentivar práticas governamentais relacionadas à transparência, ao acesso à informação pública e à participação social. O Brasil apoia e integra a iniciativa desde seu lançamento, em 2011, juntamente com os demais países cofundadores (África do Sul, Estados Unidos, Filipinas, Indonésia, México, Noruega e Reino Unido).
Atualmente, quase 80 países integram a parceria. As ações relativas à OGP são operacionalizadas por meio de planos de ação nacionais – criados pelos próprios países membros, com foco nas temáticas que julgam mais relevantes, e têm duração de dois anos.
No Brasil, o 4º Plano de Ação Nacional, lançado em outubro de 2018, é composto por 11 compromissos, entre eles o Compromisso 3 – conhecido como Compromisso pela Ciência Aberta – que teve como objetivo estabelecer mecanismos de governança de dados científicos para o avanço da Ciência Aberta no Brasil.     Assista aos vídeos.      Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 22/09/20

22 setembro 2020

Cena comemora hoje 54 anos de contribuição à ciência!

1966-2020
O CENA é um instituto especializado da USP, fundado em 1966 por docentes da ESALQ-USP com a missão de difundir o conhecimento científico e tecnológico e contribuir, através da formação de recursos humanos, para melhoria da produção e da oferta de alimentos saudáveis, atuando em defesa do ambiente por meio de atividades de pesquisa e ensino. 
Os pesquisadores do CENA conduzem cursos e treinamentos em diversas áreas de pesquisa e, em muitas delas, há interação com a indústria e empresas exportadoras de alimentos, envolvendo desenvolvimento e implementação de tecnologias avançadas.
As divisões científicas - Produtividade Agroindustrial e de Alimentos, Desenvolvimento de Técnicas Analíticas e Ecologia de Agroecossistemas - têm como principal função fomentar a integração dos pesquisadores e educadores para elaboração de propostas de intervenção conjunta de medidas e soluções de problemas importantes para o desenvolvimento técnico-científico para fins de manejo sustentável da agropecuária, no uso e na conservação da biodiversidade e dos recursos naturais.
Essas divisões contam com um grande parque de equipamentos, outorgados por entidades financeiras e pela USP, e atuam sob forma competitiva para aprovação de projetos, envolvendo uma ampla base de conhecimento de caráter multidisciplinar.     Fonte: CENA-USP

"Ciência não é algo que se possa fazer sem dinheiro", diz presidente do CNPq

Uma das principais agências de fomento à pesquisa do país, o CNPq pode ter até metade de sua produção comprometida caso o cenário orçamentário para 2021 não seja revertido no Congresso.
Em entrevista ao O Globo, o presidente da instituição, Evaldo Vilela, afirma que o corte de 5,3% em relação ao ano anterior, previsto no Projeto de Lei Orçamentária (PLOA), juntamente com o fato de quase a metade do orçamento (R$ 696 milhões) estar condicionada à aprovação do Congresso, podem levar a um cenário no qual o órgão não terá dinheiro para pagar nem mesmo as bolsas já vigentes, que hoje giram em cerca de 80 mil. As restrições no orçamento, disse ele, podem comprometer inclusive a resposta do país à pandemia, uma vez que diversas pesquisas na área estão sendo financiadas pelo órgão.   
Veja a entrevista.    Fonte: O Globo - 22/09/20


Conheça a PressReader – jornais e revistas online


Agora você não tem mais desculpas para não se atualizar! A PressReader acaba de ser disponibilizada a todos na USP. São mais de 7.400 publicações entre jornais e revistas em formato digital de 60 países. The Washington Post, Los Angeles Times, Forbes, News Week, PC World, Popular Science, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Revista Isto É são algumas das publicações que estão acessíveis. Escolha os assuntos de sua preferência: alimentos e gastronomia, arte, ciência, computação, entretenimento, esportes, história, medicina, saúde, TV, etc.
Informamos que o acesso está disponível apenas ao público da USP, sendo necessária a conexão remota via aplicativo Virtual Private Network (VPN) da USP, de modo a permitir que o equipamento da residência do usuário seja identificado com um IP da USP.
O acesso identificado por meio de cadastro individual não é obrigatório, apenas opcional. Consulte o catálogo e customize seu perfil de leitor: https://www.pressreader.com.
A PressReader é uma empresa de distribuição e tecnologia de jornais digitais com sede em Vancouver, Canadá e escritórios em Dublin, Irlanda e Manila, Filipinas fundada em 1999.
A plataforma também está disponível para dispositivos móveis. Baixe os aplicativos no Google Play e na App Store.

Portal de Periódicos oferece conteúdo de produção nacional

Em parceria com o 
Instituto Ciência Hoje (ICH), o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) franqueia o acervo  das revistas Ciência Hoje (CH) e Ciência Hoje das Crianças (CHC), facilitando o acesso a conteúdos científicos e tecnológicos produzidos por pesquisadores brasileiros.
O ICH é uma organização privada, sem fins lucrativos, voltada à divulgação científica no Brasil. A instituição possui estreita relação com a comunidade de cientistas nacionais, que valida o conteúdo de todas as suas publicações. O Instituto é responsável pela produção e publicação das revistas.

Sobre as revistas Ciência Hoje e Ciência Hoje para Crianças

Voltada para a expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu no Brasil, a revista Ciência Hoje leva as pesquisas produzidas no País a um amplo público, além de mostrar os avanços científicos mundiais e sua relevância na sociedade brasileira.

Para apoiar a formação inicial e continuada dos professores da educação básica, a publicação Ciência Hoje das Crianças oferece uma visão do tema diferente da descrita nos livros didáticos. A revista usa linguagem clara e coloca o conteúdo em contexto, ressaltando a relevância das pesquisas para transformar a realidade nacional.    Fonte: CCS/CAPES - 21/09/20


21 setembro 2020

Eventos acontecem na 4ª semana de setembro

 

Canal USP do YouTube


Apresentações no perfil @gruposmusicaisesalq no Facebook


SciVal - ferramenta de análise de indicadores de produção científica

A plataforma SciVal possui um portfólio de ferramentas de análise de indicadores de produção científica desenvolvida pela Elsevier, que tem como fonte de dados o Scopus e o Science Direct. Permite realizar análises bibliométricas da produção científica de uma determinada instituição, país, região, autor ou grupos de autores, ou ainda em revistas, desde que o material esteja indexado na base de dados Scopus. Acesso aberto a toda a comunidade da USP mediante IP de computador autorizado. 
O acesso ao SciVal é feito pelo link: https://www.scival.com/e registro referencialmente com login e senha cadastrados na Base de Dados Scopus: http://www.scopus.com/, por meio de IP de computador reconhecido pela USP ou acesso remoto pelo VPN/USP

O SciVal permite:

  • Obter um panorama de desempenho e impacto de pesquisa de uma instituição, país ou região;
  • Analisar a produtividade de um pesquisador, grupo de pesquisa ou instituição;
  • Identificar a colaboração de uma determinada instituição com outras em âmbito internacional, nacional e regional;
  • Acompanhar tendências de pesquisa mundial, regional, nacional e institucional, de acordo com as distintas áreas de conhecimento.   Saiba mais.   Fonte: AGUIA - 21/09/20

 


Clique aqui



18 setembro 2020

Sistema que identifica covid-19 em tomografias é selecionado em desafio internacional

Tecnologia foi desenvolvida por dois ex-alunos da USP utilizando diversos recursos de inteligência artificial que possibilitam ao sistema obter um aprendizado profundo a partir das imagens analisadas

Um sistema inteligente capaz de analisar automaticamente uma tomografia, identificando a probabilidade das imagens apresentarem características de um pulmão afetado pela covid-19. Não é ficção científica, essa ferramenta que utiliza diversos recursos de inteligência artificial já existe e foi criada por uma startup sediada em São Carlos, interior de São Paulo, a Visibilia.
A solução já conquistou o reconhecimento do Governo do Estado de São Paulo: está entre as duas selecionadas, na categoria tomografia computadorizada, pelo hub de inovação Ideia Gov em uma chamada pública destinada a encontrar as melhores iniciativas de inteligência artificial para diagnóstico da doença por meio de imagens médicas.
A nova tecnologia tem certidão de nascimento brasileira, mas os dois pesquisadores responsáveis por criá-la são peruanos: Gabriel Humpire-Mamani nasceu no sul do Peru, em Arequipa; e Jorge Valverde-Rebaza no norte do país, em Trujillo. Mas os caminhos dos dois só se cruzaram em 2011, no Brasil, quando ambos se tornaram pós-graduandos no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos (confira no quadro abaixo a trajetória dos pesquisadores).   Saiba mais.    Fonte: Jornal da USP - 18/09/20 

Atualização dos procedimentos para cadastro do Pós-Doutorado no sistema Atena

Informamos que encontra-se disponível no site do CENA – Pesquisa> Programas de Pesquisa> Pós-Doutorado, e o procedimento atualizado para cadastro no Programa de Pós-Doutorado (inscrição, prorrogação e conclusão).
Dessa forma, a inscrição do candidato é cadastrada pelo supervisor, no sistema Atena.  As prorrogações e conclusões serão cadastradas pelo pós-doutorando,  no sistema Atena.
Esse procedimento vem sendo  utilizado pelas Comissões de Pesquisa da USP, desde a divulgação da Resolução CoPq 7406/2017 (alterada pela Resolução CoPq nº 7660/2019).
Segue anexa a sequência do procedimento, como se encontra disponível no site do CENA. Formulário e Anexos mencionados, também estão lá disponibilizados.
O manual Ajuda está disponível no próprio sistema Atena: Programas> Pós doutorado> Ajuda.  Fonte: Seção de Apoio Acadêmico do CENA-USP - 18/09/20.

Pesquisa mostra que investimento em universidades retorna à sociedade

O investimento em ensino público de qualidade como forma de beneficiar a sociedade é uma iniciativa que dá frutos, de acordo com estudo divulgado hoje (17), por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O que se destaca é que as verbas aplicadas na formação de alunos de graduação das três instituições retornam na forma de produtividade profissional, com valor 14,5% maior. 
Para demonstrar os resultados, no artigo As três grandes universidades públicas paulistas valem o que custam?, os pesquisadores Carlos Azzoni, Moisés Vassallo e Eduardo Haddad estabeleceram um comparativo salarial. Isso se explica porque, na economia, o nível de produtividade pode ser medido pela remuneração. A conclusão foi de que, somados, os orçamentos das instituições totalizavam R$ 10,98 bilhões, enquanto a produtividade dos egressos equivalia a R$ 12,57 bilhões, em 2018.
Descobriu-se que, naquele ano, os estudantes de graduação da USP, Unicamp e Unesp apresentaram uma produtividade 62% maior do que trabalhadores que obtiveram o diploma universitário por outras instituições de ensino do país.
O estudo destaca, ainda, que egressos das três universidades paulistas atingem uma produtividade 24% superior à média de todos os trabalhadores e de 30% acima do conjunto de trabalhadores do setor privado. Cada egresso das três universidades teve um acréscimo de produtividade anual médio de R$ 27,8 mil em relação aos demais trabalhadores com nível superior.   Saiba mais.    Fonte: Jornal da Ciência - 18/09/20

Programação


17 setembro 2020

Década da Biodiversidade termina sem nenhuma meta cumprida

A chamada Década da Biodiversidade se encerra neste ano com um balanço desolador. Apesar de alguns avanços importantes obtidos em algumas áreas, nenhuma das 20 metas adotadas pela Convenção das Nações Unidas sobre a Diversidade Biológica (CDB) para o período 2011-2020 foi completamente atingida, e apenas seis foram parcialmente alcançadas, segundo um relatório divulgado na última terça-feira, 15 de setembro. Espécies continuam a ser ameaçadas de extinção em grande número e as áreas naturais das quais elas — e a própria espécie humana — dependem para sobreviver continuam a ser degradadas ou destruídas em grande escala ao redor do mundo.
O relatório divulgado nesta semana é a quinta edição do Panorama Global da Biodiversidade (GBO 5, em inglês), que traz uma revisão completa dos avanços (e retrocessos) obtidos ao longo dos últimos dez anos na execução do Plano Estratégico para a Biodiversidade 2011-2020, que foi aprovado em 2010 pela CDB. Parte essencial desse plano são as 20 Metas de Aichi — assim chamadas em função do local onde elas foram acordadas, no Japão —, que contemplam 60 objetivos relacionados à conservação e ao uso sustentável da biodiversidade mundial. Desses 60 objetivos, segundo o relatório, apenas 7 foram atingidos; houve avanços em 38; nenhuma mudança em 9; retrocessos em 4; e não foi possível estabelecer uma avaliação em 2.   Leia o texto.    
Fonte: Jornal da USP - 17/09/20

E-books estão disponíveis em biblioteca digital para comunidade USP

Desenvolvida para ser o melhor provedor de conteúdo universitário do Brasil e a melhor solução digital de e-books para instituições de ensino superior, a Minha Biblioteca é uma 
plataforma digital de livros que possui um vasto acervo de títulos técnicos e científicos.
Formada por mais de 12 grandes editoras acadêmicas do Brasil e 15 selos editoriais, por meio da Minha Biblioteca, estudantes, professores e profissionais têm acesso rápido, fácil e simultâneo a milhares de títulos, basta que haja acesso à internet.

A comunidade USP tem à disposição mais uma opção de acesso a conteúdos digitais. Voltado especialmente à formação de alunos da área da saúde, o catálogo “Medicina & Saúde” conta

com livros digitais em português. A coleção está disponível na plataforma Minha Biblioteca, que oferece acesso a milhares de livros eletrônicos das principais editoras do país. A plataforma pode ser acessada por computadores, tablets ou smartphones. Os leitores poderão encontrar conteúdos relacionados à Medicina, Saúde Pública, Enfermagem, Farmácia, Química, Psicologia, Odontologia, entre outros, além de amplo acervo composto por centenas de livros da bibliografia básica. A plataforma oferece ao usuário uma série de recursos de apoio à experiência de leitura e estudo, como anotações nas páginas, marcadores de texto e cópia de parte do conteúdo, além da opção “Ler em voz alta”, disponível no menu inferior. Cada e-book também pode ser adicionados à seção “Meus livros”, uma espécie de estante virtual personalizada. Ao finalizar a leitura, o usuário pode escolher “Devolver” o livro ao catálogo.   Leia o Tutorial.  
Fonte: Plataforma Minha Biblioteca - 17/09/20