06 dezembro 2024

Livraria Cultura abre loja em Pinheiros

Após abrir uma nova loja em um casarão imponente em Higienópolis, a Livraria Cultura agora conta com outro novo espaço em São Paulo. Neste domingo, 1º, a livraria anunciou a abertura de uma unidade em Pinheiros, na Zona Oeste da capital paulista. A novidade fica localizada na Rua Fernão Dias, número 604, próxima ao Largo da Batata. O espaço pertence a um complexo, denominado Lapi, que, além da livraria, também conta com restaurantes e outras lojas. No final de outubro, sem muito alarde, a livraria abriu uma unidade em Higienópolis, na Avenida Angélica, número 1.212. O espaço conta com 505 m² e dois andares. A decoração se assemelha à nova loja de Pinheiros, decorada com figuras de madeira de pessoas na parede e com lousas que indicam gêneros literários.   Fonte: Estadão – 06/12/24

05 dezembro 2024

Mestrado e doutorado não poderão ter aulas gravadas; entenda o que muda

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) deve divulgar na próxima semana uma nova portaria regulamentando o ensino híbrido na pós-graduação no País. A nova norma vai proibir aulas assíncronas em mestrado e doutorado, ou seja, aquelas que são gravadas e assistidas pelos alunos em qualquer horário. “O Brasil não pode continuar vendendo diploma. Ministrar um curso com aulas gravadas sem nenhum professor acompanhar, sem que haja nenhum tipo de interação síncrona”, afirmou a presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, referindo-se ao que ocorre frequentemente na graduação no País. “Na pós-graduação, é mais difícil ainda, porque você precisa de um produto final, original, e é muito difícil com um estudante sozinho assistindo aulas.” A regra vai permitir, no entanto, que haja ensino híbrido no modelo presencial, com aulas síncronas, com interação com o professor ou orientador - feitas por ferramentas como Google Meet, Zoom etc. Essas aulas poderão ser contadas como créditos da pós-graduação. Já as assíncronas, não. “O professor pode até gravar e disponibilizar para o aluno assistir quantas vezes quiser, mas não pode contar para a carga horária”, explica Denise. Segundo ela, a portaria não vai determinar a quantidade de aulas que podem ser feitas por meio de tecnologia. Para Denise, programas de pós híbridos, com aulas síncronas, devem ser uma tendência cada vez maior no País com a popularização das ferramentas tecnológicas, o que não é um problema “principalmente naqueles que não têm muito trabalho de campo experimental”.   

Fonte: Estadão – 05/12/24


04 dezembro 2024

Marco Civil da internet: tendência é estabelecer critérios visando a mais transparência

Durante as últimas semanas, o Supremo Tribunal Federal (STF) tem julgado um conjunto de quatro ações que questionam pontos específicos do artigo 19 do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), importante legislação de caráter nacional e internacional, que regulamenta a responsabilidade civil das plataformas sobre os conteúdos publicados por terceiros em redes sociais. Para o professor Juliano Maranhão, da Faculdade de Direito (FD) da USP, o artigo 19 representa segurança às plataformas, que se tornam responsabilizadas pela exclusão de conteúdos ilícitos apenas após decisão judicial. “O apelido do artigo 19 do Marco Civil da internet é o Safe Harbor, um porto seguro para os intermediários na internet, porque eles só são responsabilizados por conteúdo de terceiros em função de descumprimento de ordem judicial para remoção de conteúdo. Então é importante ficar claro também que isso não impede as plataformas de removerem aqueles conteúdos que forem incompatíveis com seus termos de uso”, diz.   
Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 04/12/24

Especialistas analisam riscos e vantagens de usar IA para medir o desempenho de pesquisadores

Estudo utilizou aprendizado de máquina para analisar currículos e prever quem receberia bolsa do CNPq

Ferramentas de inteligência artificial (IA) poderiam executar tarefas em processos de avaliação científica que hoje são confiadas apenas a revisores humanos, propõe um estudo publicado em novembro no Journal of Informetrics. O objetivo do artigo, assinado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), era identificar critérios e atributos capazes de definir se um pesquisador será premiado com uma Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Essas bolsas, distribuídas atualmente a cerca de 15 mil pesquisadores, oferecem uma complementação à remuneração que eles recebem em suas instituições como reconhecimento a sua produção destacada e ao trabalho de orientar estudantes. Foram analisados os currículos Lattes de 133 mil pesquisadores, 14.138 dos quais foram agraciados com as bolsas PQ entre 2005 e 2022.   Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP – dez. 2024

03 dezembro 2024

Conheça a nova interface do Portal de Periódicos da CAPES

A página que o usuário vê ao acessar o site www.periodicos.capes.gov.br está com interface nova. A atualização vem ao encontro das necessidades dos pesquisadores, que têm, a partir de agora, acesso a novas funcionalidades e nova disposição das informações. Desenvolvido em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o layout passa a seguir o padrão visual dos sites oficiais do governo federal. Entre as novidades está a criação de novos módulos específicos na página inicial. Um deles é sobre ‘Acesso Aberto’ onde é possível visualizar os contratos vigentes para a publicação de artigos de autores brasileiros, na opção ‘Acordos transformativos’. “A maior facilidade para encontrar essas informações” foi destacada pela coordenadora-geral do Portal de Periódicos e Informação Científica, Andréa Vieira. Canais para contato e informações ‘Sobre’ o Portal de Periódicos, como missão, parceiros, documentação, contratos e outros também passam a ter, cada um, acesso direto na página inicial. Outras mudanças implementadas são a melhoria na acessibilidade, o destaque para a caixa de busca e uma nova organização, agora semanal, dos treinamentos realizados pelo Portal.   Fonte: CAPES – 03/12/24

02 dezembro 2024

Docentes do CENA eleitos membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC)

A Comissão de Pesquisa e Inovação do CENA parabeniza os docentes Profa. Elisabete A. De Nadai Fernandes, e Prof. Lucas William Mendes, que no dia 29 de novembro, foram eleitos pela Diretoria da Academia Brasileira de Ciências (ABC), membro Titular – Ciências Agrárias, e membro Afiliado – Ciências Agrárias, respectivamente. A entrega dos diplomas aos membros titulares ocorrerá durante reunião a ser realizada na cidade do Rio de Janeiro entre 6 e 8 de maio de 2025. Os membros afiliados terão suas cerimônias de diplomação associadas a simpósios científicos em cada região, na 1ª quinzena de outubro de 2025. A participação da Dra. Elisabete e do Dr. Lucas na Academia Brasileira de Ciências (ABC), é mais uma conquista dos docentes que vem contribuir mais uma vez para prestigiar o nome do CENA.  
Fonte: Comissão de Pesquisa e Inovação do CENA - 02/12/24 

Elisabete Fernandes: Transparência com radiação

Pesquisadora explica como radioisótopos podem ajudar a rastrear produtos, como madeira, carne, soja e café


Como comprovar que determinada madeira não tem origem ilegal analisando apenas os elementos químicos da amostra? E que um café é de fato orgânico ou que uma soja não é oriunda de área de desmatamento? A engenheira-agrônoma Elisabete Aparecida De Nadai Fernandes, responsável pelo Laboratório de Radioisótopos do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA-USP), em Piracicaba, trabalha há décadas com uma técnica baseada em princípios da física nuclear para analisar alimentos e plantas e busca responder a essas questões. Um de seus projetos, apoiado pela FAPESP, visa a desenvolver meios para autenticar, a partir da radiação nuclear, a origem de commodities brasileiras com base na medição direta de seus elementos químicos. O método poderá se tornar uma ferramenta no combate a fraudes. “Uma coisa é dizer que uma amostra não veio de área desmatada. Outra é demonstrar isso apresentando características intrínsecas do material, que pode variar conforme sua origem”, diz a pesquisadora.   Saiba mais.   
Fonte: Pesquisa FAPESP – dez. 2024

RNP+: Comunidade acadêmica ganha espaço para impulsionar transformação digital

O avanço da tecnologia e o perfil cada vez mais conectado dos estudantes trazem desafios complexos para as instituições de ensino e pesquisa no Brasil. As novas demandas vão além de uma conexão básica com a internet: é necessário lidar com ameaças de cibersegurança, questões legais e cuidados com a integridade das informações. Diante deste cenário, a RNP traz para a comunidade acadêmica o RNP+, espaço seguro e moderno para as instituições se manterem preparadas para as demandas atuais e os desafios futuros.novo portal reflete o compromisso da RNP em ampliar as oportunidades e soluções para o setor de ensino e pesquisa. O site é mais do que um local para concentrar todos os serviços oferecidos ao público. É uma plataforma que contribuirá para a transformação digital de cada instituição de ensino e pesquisa do Brasil. O nome RNP+ simboliza essa expansão: mais soluções e oportunidades para o setor. “O RNP+ é o novo canal para a oferta de serviços e produtos para o Sistema RNP.  Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência – 02/12/24

28 novembro 2024

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As ferramentas de pesquisa avançaram, mas a produção científica não é tão eficaz como costumava ser

 “O panorama das ciências biomédicas é hoje muito diferente e mais amplo do que o existente quando comecei minha carreira, há 50 anos. Há ferramentas incríveis, muito melhores do que as primitivas de que eu dispunha. A tecnologia avançou tão rapidamente que é até difícil acompanhar. Mas o lado ruim, com o qual passo muito tempo preocupado, é a produção científica. Não é tão eficaz como costumava ser", disse o biólogo norte-americano Randy Schekman, pesquisador da Universidade da Califórnia em Berkeley (Estados Unidos), em uma roda de conversa com estudantes após palestra apresentada na Universidade de São Paulo (USP) na última segunda-feira (25/11). Para o cientista, que ganhou o Nobel de Fisiologia ou Medicina em 2013, o fenômeno está relacionado com a multiplicação de periódicos científicos pautados por propósitos comerciais e “interessados em ganhar muito dinheiro”. “Isso tem uma influência tóxica sobre a academia. Antigamente, costumávamos avaliar a produção científica por meio da leitura dos artigos. Agora, olhamos para onde o artigo foi publicado ou para esse número ridículo chamado fator de impacto”, afirmou.   Saiba mais.   

Fonte: Agência FAPESP – 28/11/24

Pró-Reitoria de Pós-Graduação premia alunos e orientadores na 13ª edição do Prêmio Tese Destaque USP

Nesta terça-feira, dia 26 de novembro, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação celebrou alunos da pós-graduação e seus orientadores na 13ª edição do Prêmio Tese Destaque USP, que tem como objetivo reconhecer e premiar teses de doutorado defendidas no programa de pós-graduação da Universidade em cada área de atuação e nas áreas distribuídas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Os trabalhos premiados foram defendidos entre 01/01/2023 e 31/12/2023, com um prêmio principal e até duas menções honrosas. Para a premiação, são considerados a originalidade do trabalho, sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado ao sistema educacional. O autor da Tese Destaque recebe prêmio de R$ 10 mil e seu orientador é premiado no valor de R$ 5 mil. Já as menções honrosas recebem diploma de premiação. As áreas de conhecimento do Prêmio Tese Destaque USP nesse ano foram: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Saúde; Engenharias; Ciências Humanas; Letras, Linguísticas e Artes; Interdisciplinar; Ciências Sociais Aplicadas; Sustentabilidade Ambiental; Sustentabilidade Econômica e Economia Circular; e Inclusão Social e Cultural e Redução de Desigualdades.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 27/11/24

27 novembro 2024

Plano S impulsionou avanço de revistas híbridas

O Plano S, um esforço de agências de fomento à pesquisa para estimular a publicação de artigos científicos em acesso aberto, teve um efeito colateral. Embora a estratégia tenha conseguido ampliar a divulgação de artigos acadêmicos sem cobrança de taxas para leitura, a maior parte desse crescimento ocorreu nas chamadas revistas híbridas. Tais periódicos combinam papers que podem ser consultados gratuitamente, desde que seus autores paguem quantias extras para disponibilizá-los livremente, com artigos em que o acesso é cobrado por meio de assinaturas ou taxas. A expectativa inicial do Plano S, implementado no início de 2021 por um conjunto de agências de países europeus e de instituições de apoio à pesquisa como a Fundação Bill & Melinda Gates, era promover periódicos acadêmicos de acesso totalmente aberto, eliminando as barreiras para leitura. A constatação desse efeito está em um relatório produzido pela Scidecode Science Consulting, empresa com sede em Berlim, na Alemanha, divulgado em 15 de outubro. A análise foi encomendada pelo cOAlitionS, consórcio internacional responsável pelo plano. Cerca da metade da produção científica mundial recém-publicada está disponível em acesso aberto.   Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP – nov. 2024

25 novembro 2024

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USP recebe prêmio de contribuição científica ao acesso aberto

Como reconhecimento de destaque na produção de publicações científicas em acesso aberto, a USP recebeu no dia 21 de novembro o Prêmio Capes & Clarivate de Contribuição Científica ao Acesso Aberto. Trata-se da valorização da democratização da ciência, pela disponibilização gratuita de artigos científicos, dados de pesquisa e outros recursos acadêmicos, permitindo que qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, acesse e utilize essas informações para educação, inovação e avanço do conhecimento. A iniciativa premiou cinco instituições, uma por região do país, que se destacaram pelo avanço do acesso aberto no Brasil nos últimos cinco anos, com maior número de publicações altamente citadas entre 2019 a 2023. A metodologia da premiação considerou um volume de no mínimo 4.000 publicações no período, que estivessem em qualquer modalidade open acess e considerassem a abrangência de toda a produção científica das instituições brasileiras. A seleção é baseada em análises feitas pela Clarivate, empresa global especializada em informações sobre pesquisas científicas, com dados extraídos da plataforma Web of Science de citações acadêmicas.   

Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 25/11/24

CAPES muda regra, e artigos passam a ser avaliados pela qualidade, e não pelo impacto da revista

A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior) fará uma mudança no modelo de avaliação da produção científica nacional. A partir do ciclo 2025-2028, o processo passará a focar a classificação dos artigos publicados, e não mais o periódico em que o texto saiu. A produção científica é avaliada a cada quatro anos como parte do processo de avaliação dos programas de pós-graduação. As avaliações podem manter o financiamento de recursos para pesquisa e pós-graduação, como bolsas de mestrado e doutorado e auxílios para laboratório e de publicação, ou podem ser reduzidas, se o desempenho no período for abaixo do esperado. Antes, os artigos eram classificados segundo uma lista conhecida como Qualis Periódicos, que estratificava os títulos conforme uma classificação (de A1 até C4) baseada no impacto científico internacional dos periódicos. Nessa avaliação, revistas eram ranqueadas por área segundo o fator de impacto geral na plataforma, o que gerava uma discrepância, já que artigos de melhor qualidade podiam ter uma avaliação pior se fossem publicados em uma revista de nível inferior do que aqueles publicados em revistas A1 ou A2, por exemplo. Agora, a avaliação será feita com três procedimentos: levando em consideração a relevância da revista e do artigo, como por meio das citações alcançadas; se ele foi publicado em uma revista indexada em grandes bases de periódicos e de acesso aberto; e pela qualidade do artigo em si.    
Fonte: Folha de S. Paulo - 25/11/24

22 novembro 2024

Portal de Periódicos tem mais de 300 milhões de acessos

De janeiro a setembro de 2024, o Portal de Periódicos da CAPES atingiu a marca de 300 milhões de acessos. O número é recorde e já supera os 250 milhões alcançados em 2023. A informação foi apresentada nesta quinta-feira, 21 de novembro, durante o seminário “A tecnologia da informação como aliada da comunicação científica” em comemoração dos 24 anos da plataforma que reúne um dos maiores acervos científicos virtuais do mundo. Criado no dia 11 de novembro de 2000, o Portal de Periódicos  tem a participação de 448 instituições de ensino e pesquisa, o que representa um potencial de mais de seis milhões de usuários, entre professores, pesquisadores, funcionários e estudantes, com acesso à melhor produção científica internacional. A plataforma, que este ano tem um orçamento de R$ 593 milhões, contribui para o fortalecimento da pós-graduação no País, a integração da comunidade científica brasileira e redução de desigualdades no acesso às informações científicas.   Saiba mais.   Fonte: CAPES – 22/11/24

Banco de Dados Zoological Record tem assinatura renovada na USP


Zoological Record é o banco de dados contínuo mais antigo do mundo de biologia animal. É considerada a principal referência taxonômica do mundo e, com cobertura desde 1864, há muito atua como o registro não oficial de nomes de animais do mundo. O amplo escopo de cobertura varia de biodiversidade e meio ambiente a taxonomia e ciências veterinárias. Os Registros Zoológicos abrangem todos os aspectos da pesquisa moderna com animais, incluindo: Comportamento, Conservação, Evolução, Habitat, Nomenclatura, Fisiologia, Taxonomia, Biodiversidade, Ecologia, Genética, Morfologia, Parasitologia, Reprodução, Zoogeografia. O acesso é realizado por meio da interface da Base de Dados Web of Science ou diretamente no link: https://www.webofscience.com/wos/zoorec/basic-search por meio de endereço de IP de computador reconhecido pela USP ou acesso remoto pelo VPN/USP.   
Saiba mais.   Fonte: ABCD – 22/11/24