06 dezembro 2024
Livraria Cultura abre loja em Pinheiros
05 dezembro 2024
Mestrado e doutorado não poderão ter aulas gravadas; entenda o que muda
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) deve divulgar na próxima semana uma nova portaria regulamentando o ensino híbrido na pós-graduação no País. A nova norma vai proibir aulas assíncronas em mestrado e doutorado, ou seja, aquelas que são gravadas e assistidas pelos alunos em qualquer horário. “O Brasil não pode continuar vendendo diploma. Ministrar um curso com aulas gravadas sem nenhum professor acompanhar, sem que haja nenhum tipo de interação síncrona”, afirmou a presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, referindo-se ao que ocorre frequentemente na graduação no País. “Na pós-graduação, é mais difícil ainda, porque você precisa de um produto final, original, e é muito difícil com um estudante sozinho assistindo aulas.” A regra vai permitir, no entanto, que haja ensino híbrido no modelo presencial, com aulas síncronas, com interação com o professor ou orientador - feitas por ferramentas como Google Meet, Zoom etc. Essas aulas poderão ser contadas como créditos da pós-graduação. Já as assíncronas, não. “O professor pode até gravar e disponibilizar para o aluno assistir quantas vezes quiser, mas não pode contar para a carga horária”, explica Denise. Segundo ela, a portaria não vai determinar a quantidade de aulas que podem ser feitas por meio de tecnologia. Para Denise, programas de pós híbridos, com aulas síncronas, devem ser uma tendência cada vez maior no País com a popularização das ferramentas tecnológicas, o que não é um problema “principalmente naqueles que não têm muito trabalho de campo experimental”.
Fonte: Estadão – 05/12/24
04 dezembro 2024
Marco Civil da internet: tendência é estabelecer critérios visando a mais transparência
Especialistas analisam riscos e vantagens de usar IA para medir o desempenho de pesquisadores
Estudo
utilizou aprendizado de máquina para analisar currículos e prever quem
receberia bolsa do CNPq
03 dezembro 2024
Conheça a nova interface do Portal de Periódicos da CAPES
02 dezembro 2024
Docentes do CENA eleitos membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC)
Elisabete Fernandes: Transparência com radiação
Fonte: Pesquisa FAPESP – dez. 2024
RNP+: Comunidade acadêmica ganha espaço para impulsionar transformação digital
28 novembro 2024
As ferramentas de pesquisa avançaram, mas a produção científica não é tão eficaz como costumava ser
“O panorama das ciências biomédicas é hoje muito diferente e mais amplo do que o existente quando comecei minha carreira, há 50 anos. Há ferramentas incríveis, muito melhores do que as primitivas de que eu dispunha. A tecnologia avançou tão rapidamente que é até difícil acompanhar. Mas o lado ruim, com o qual passo muito tempo preocupado, é a produção científica. Não é tão eficaz como costumava ser", disse o biólogo norte-americano Randy Schekman, pesquisador da Universidade da Califórnia em Berkeley (Estados Unidos), em uma roda de conversa com estudantes após palestra apresentada na Universidade de São Paulo (USP) na última segunda-feira (25/11). Para o cientista, que ganhou o Nobel de Fisiologia ou Medicina em 2013, o fenômeno está relacionado com a multiplicação de periódicos científicos pautados por propósitos comerciais e “interessados em ganhar muito dinheiro”. “Isso tem uma influência tóxica sobre a academia. Antigamente, costumávamos avaliar a produção científica por meio da leitura dos artigos. Agora, olhamos para onde o artigo foi publicado ou para esse número ridículo chamado fator de impacto”, afirmou. Saiba mais.
Fonte: Agência FAPESP – 28/11/24
Pró-Reitoria de Pós-Graduação premia alunos e orientadores na 13ª edição do Prêmio Tese Destaque USP
Nesta terça-feira, dia 26 de novembro, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação celebrou alunos da pós-graduação e seus orientadores na 13ª edição do Prêmio Tese Destaque USP, que tem como objetivo reconhecer e premiar teses de doutorado defendidas no programa de pós-graduação da Universidade em cada área de atuação e nas áreas distribuídas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Os trabalhos premiados foram defendidos entre 01/01/2023 e 31/12/2023, com um prêmio principal e até duas menções honrosas. Para a premiação, são considerados a originalidade do trabalho, sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado ao sistema educacional. O autor da Tese Destaque recebe prêmio de R$ 10 mil e seu orientador é premiado no valor de R$ 5 mil. Já as menções honrosas recebem diploma de premiação. As áreas de conhecimento do Prêmio Tese Destaque USP nesse ano foram: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Saúde; Engenharias; Ciências Humanas; Letras, Linguísticas e Artes; Interdisciplinar; Ciências Sociais Aplicadas; Sustentabilidade Ambiental; Sustentabilidade Econômica e Economia Circular; e Inclusão Social e Cultural e Redução de Desigualdades. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP – 27/11/24
27 novembro 2024
Plano S impulsionou avanço de revistas híbridas
25 novembro 2024
USP recebe prêmio de contribuição científica ao acesso aberto
Como reconhecimento de destaque na produção de publicações científicas em acesso aberto, a USP recebeu no dia 21 de novembro o Prêmio Capes & Clarivate de Contribuição Científica ao Acesso Aberto. Trata-se da valorização da democratização da ciência, pela disponibilização gratuita de artigos científicos, dados de pesquisa e outros recursos acadêmicos, permitindo que qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, acesse e utilize essas informações para educação, inovação e avanço do conhecimento. A iniciativa premiou cinco instituições, uma por região do país, que se destacaram pelo avanço do acesso aberto no Brasil nos últimos cinco anos, com maior número de publicações altamente citadas entre 2019 a 2023. A metodologia da premiação considerou um volume de no mínimo 4.000 publicações no período, que estivessem em qualquer modalidade open acess e considerassem a abrangência de toda a produção científica das instituições brasileiras. A seleção é baseada em análises feitas pela Clarivate, empresa global especializada em informações sobre pesquisas científicas, com dados extraídos da plataforma Web of Science de citações acadêmicas.
Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP – 25/11/24