16 maio 2016

Negociações com editoras avançam com resultados positivos

A comunidade acadêmica brasileira tem acompanhado, desde o ano passado, as readequações no orçamento da Educação. Uma das preocupações dos pesquisadores, professores e estudantes de nível superior está relacionada com a manutenção do Portal de Periódicos da Capes, biblioteca virtual que reúne a literatura científica produzida no mundo e é financiada pelo Estado.
O Portal de Periódicos transformou-se em uma ferramenta importante de apoio ao avanço da ciência no país. Por este motivo, a Diretoria de Programas e Bolsas no País da Capes vem negociando com os editores internacionais no intuito de garantir o acesso ao acervo científico. As reuniões foram favoráveis e foi possível manter todos os conteúdos, sem alterações, para 2016 com redução nos valores das assinaturas.
Mesmo com esse ganho, as renegociações continuam para os contratos de 2017. O objetivo da nova rodada de reuniões com os editores é reduzir ainda mais os valores, garantindo o número de instituições atendidas pelo programa. Foram realizadas três negociações até o momento e outras estão previstas para acontecer ao longo do ano, com participação de todos os editores.
A diretora de Programas e Bolsas no País, professora Mercedes Bustamante, tem sinalizado sobre a importância de renegociar os valores devido a dois principais motivos: as restrições no orçamento e a alta variação cambial do dólar. Devido à situação política e econômica que o Brasil enfrenta, ainda não é possível confirmar os valores que serão destinados ao programa em 2017. Além disso, os contratos do Portal de Periódicos são firmados em dólar e a flutuação no valor da moeda interfere no pagamento dos acordos.
Sobre o assunto, Bustamante ressaltou que a aquisição centralizada dos conteúdos pela Capes permitiu a ampliação do poder de negociação junto aos fornecedores, reduzindo o custo de aquisição e, automaticamente, proporcionando uma economia significativa ao país. Ela ainda completou que a criação do Portal de Periódicos facilitou e democratizou o acesso ao conhecimento científico no Brasil.
A notícia positiva é que os editores estão se adequando às necessidades da Capes. Assim, não haverá prejuízos nem para as instituições beneficiadas nem para os usuários que acessam o Portal de Periódicos.