A plataforma SpringerLink, da editora Springer Nature, comemorou recentemente uma data histórica: em 20 anos de existência, a base de dados acaba de transpor o registro de 10 milhões de documentos. O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) disponibiliza aos usuários o acesso à biblioteca, com documentos científicos que podem ser pesquisados por disciplinas, além de periódicos, livros, obras de referência e protocolos que cobrem uma vasta gama de disciplinas.
A disponibilidade de acesso da base varia de 1847 até o presente. A plataforma engloba as áreas de ciências ambientais, ciências biológicas, ciências da saúde, ciências agrárias, ciências exatas e da terra, engenharias, ciências sociais aplicadas, ciências humanas, linguística, letras e artes.
No site do editor, também é possível acessar tabelas de conteúdos e resumos de outras publicações não assinadas pela Capes. Nesses casos, os textos completos dos artigos podem ser obtidos online ou por meio de programas de comutação bibliográfica, como o COMUT, que localiza documentos no Brasil e no exterior e fornece as cópias solicitadas. Em ambas as situações, o usuário é responsável pelo procedimento.
Para mais informações sobre os 20 anos da SpringerLink, a editora publicou um folheto online. O acesso ao conteúdo disponibilizado pelo Portal de Periódicos da Capes deve ser feito pela a opção Buscar base.