02 junho 2017

Protein Data Bank abriga informações sobre estruturas de moléculas biológicas

O Protein Data Bank (PDB) é um repositório de informação em 3D sobre estruturas de moléculas biológicas, incluindo ácidos proteicos e nucleicos. Essas partículas são encontradas em todos os organismos vivos, como bactérias, leveduras, plantas, moscas, outros animais e seres humanos. Gerenciada pela Research Collaboratory for Structural Bioinformatics (RCSB), a base de referências está disponível no Portal de Periódicos da CAPES.

Compreender a formação de uma molécula auxilia no entendimento de como ela funciona. O conhecimento pode ser empregado na dedução de toda a estrutura de saúde e doença humana, além de ser útil para o desenvolvimento de medicamentos. Os registros dispostos no PDB abrangem desde minúsculas proteínas e partes do DNA até estruturas moleculares complexas, como ribossomos.

Logo na página inicial é possível localizar diversas ferramentas. Em destaque, estão recursos como “Validar estrutura ou ver relatórios de validação” e instruções para fazer download de arquivos. O usuário também encontra notícias e anúncios, dicionários de dados, procedimentos e políticas, estatísticas de crescimento e uso da plataforma, informações para revistas científicas, entre outras informações.

A página contém ainda links que direcionam o usuário para centros de dados da Worldwide Protein Data Bank (wwPDB). Cada site oferece ferramentas para pesquisar, visualizar e analisar dados
diversos. São eles: Research Collaboratory for Structural Bioinformatics Protein Data Bank (RCSB PDB); Protein Data Bank in Europe (PDBe); Protein Data Bank Japan (PDBj); e Biological Magnetic Resonance Data Bank (BMRB).

A plataforma de Ciências Biológicas, disponível desde 1971, contempla várias categorias da área: Genética, Citologia, Biologia Celular, Histologia, Bioquímica, Biofísica, Farmacologia e Microbiologia. Para acessá-la, é necessário entrar na opção Buscar base do Portal de Periódicos.