18 outubro 2017

ORCID Collect & Connect – Foco na América Latina


Na atualização do Collect & Connect deste mês, destacam-se três membros da América Latina.
Em primeiro lugar, o CONCYTEC (Conselho Nacional de CIência, Tecnologia e Inovação Tecnológica) que gerencia uma rede nacional de organizações científicas e pesquisadores do Peru, assim como faz as políticas em ciência e tecnologia. Eles se juntaram a nós em 2015, e foram a terceira organização na América Latina a se tornar membro da ORCID. O interesse na ORCID começou há alguns anos com o objetivo de facilitar o registro da produção científica dos pesquisadores no Diretório Nacional de Pesquisadores e Inovadores (DINA). 
O segundo membro latino-americano de destaque é  a Redalyc
Com base no México, eles oferecem uma plataforma para criar uma página de autor, gerar indicadores e identificar documentos publicados em revistas de Acesso Aberto indexadas pela Redalyc (Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal). O seu assistente Pesquisar e Conectar no ORCID, lançado em janeiro de 2016, permite aos pesquisadores conectar seus iDs à Redalyc e transferir trabalhos da Redalyc para o ORCID, incluindo seu identificador Redalyc. Mais de 5.000 pesquisadores têm pelo menos um trabalho  adicionado pela Redalyc a seus iDs e mais de 26.000 publicações foram adicionadas ao Registro ORCID. Sua integração é a primeira na América Latina para alcançar as cinco certificacções – Authenticate, Collect, Display, Collect e Synchronize. 
Por último, mas não menos importante, a Universidade de Campinas que está coletando iDs ORCID autenticados de seus pesquisadores e também desenvolveu material de treinamento sobre ORCID e sua integração. Sua integração foi lançada em março e já mais de uma centena de pesquisadores conectaram seus iDs.
Nota do SIBiUSP: Em breve, também a USP estará preparada para a certificação de Collect & Connect da ORCID.    Leia mais