Em vídeo produzido em parceria com a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, cientistas brasileiros pedem ajuda à população contra os cortes orçamentários na área
Cientistas brasileiros divulgaram neste final de semana o vídeo-manifesto “SOS Ciência”, que faz um alerta e pede o apoio de toda população contra os cortes orçamentários na área de ciência e tecnologia no País e os efeitos que isso causará no desenvolvimento brasileiro.
A peça traz declarações de grandes personalidades da ciência brasileira. O vídeo abre com um panorama da atual situação da Ciência e Tecnologia brasileira, com o menor orçamento em todos os tempos; após isso, é listada uma série de iniciativas na área, como a criação de universidades públicas, laboratórios modernos e criação de novas tecnologias, e o que isso proporcionou ao País: transformação do Brasil na maior potência agrícola do planeta, descobertas como o bioetanol e o Pré-sal e o enfrentamento a doenças como zika, a febre amarela e a dengue.
No escopo de outras manifestações, como a 3ª Marcha pela Ciência e uma ampla mobilização no Congresso Nacional, a mensagem ao final do vídeo é clara: “A ciência brasileira precisa da sua ajuda. O orçamento de 2018 está sendo discutido agora no Congresso Nacional, e pode decretar a falência ou a sobrevivência de todo o desenvolvimento científico e tecnológico do país. Compartilhe essa mensagem: ciência não é gasto, é investimento. Investir em ciência é investir no futuro do Brasil”.
Assista ao vídeo completo aqui.
Jornal da Ciência