As principais vantagens dessa ferramente são:
- Transforma dados em um relatório de formato amigável;
- Personalização de gráficos e relatórios;
- Atualização em tempo real;
- Compartilhamento de visualização e edição como funciona a do Google Drive;
- Ferramenta para a equipe de marketing trabalhar conjuntamente no mesmo report em computadores diferentes;
- Função que possibilita o cliente acompanhar a atualização dos resultados em tempo real;
- Processamento de qualquer dado gerado nas ferramentas como Google Analytics ou que tenha sido upado para as planilhas do Google.
Por enquanto, o Google Data Studio só está disponível em inglês, mas se você tem algum domínio básico ou intermediário, já consegue usar sem problemas.
Primeiro, acesse o site da ferramenta, clique em “try for free” e use o seu login do Google para entrar. Assim que você logar, vai se deparar com 5 arquivos:
Todos os quatro primeiros são exemplos em que você pode visualizar os tipos de relatórios que você pode criar através da ferramenta.
O Google Data Studio pode puxar dados do AdWords, Google Analytics, YouTube, BigQuery, Attribution 360 e Google Sheets para a criação de relatórios.
O último é um tutorial que vai ajudar você a entender as funcionalidades e como usar o Google Data Studio. Acesse: https://datastudio.google.com/