A indústria química brasileira voltou a crescer em 2017 e deve continuar expandindo em 2018. Segundo documento assinado pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), o faturamento líquido estimado do ano passado foi de 119,6 bilhões de dólares, o que representa uma alta de 9,5% em relação ao ano anterior. Com o mercado aquecido, é fundamental fomentar a pesquisa e a produção científica do setor.
O Portal de Periódicos da CAPES oferece diversos recursos para que pesquisadores e especialistas tenham acesso a informações atualizadas e ao que está sendo feito na área de Química em âmbito internacional. Um dos recursos é a base de dados Science of Synthesis. A ferramenta permite pesquisa combinada de termos em texto completo e ainda a busca por estruturas sintéticas exatas, subestruturas e reações a partir de uma ferramenta para desenho de composições múltiplas. A transformação molecular é um dos pilares da ciência química, o que torna o Science of Synthesis um recurso para quem está ligado ao campo. A base de dados contém informações sobre química orgânica, estruturas, reações e compostos. Fornece 28 mil métodos sintéticos com mais de 275 mil reações para mais de 2700 diferentes tipos de compostos orgânicos. O backfile eletrônico (1909 a 2003) dá acesso a milhares de produtos específicos, procedimentos experimentais, estruturas e referências sobre química orgânica sintética.
De acordo com o site da editora Thieme, o Science of Synthesis é o único recurso que fornece revisões de texto completo de transformações orgânicas e organometálicas, bem como procedimentos experimentais. O conteúdo é escrito por químicos, fornecendo recomendações de quase dois mil colaboradores especialistas, bem como informações únicas sobre o escopo e as limitações dos métodos sintéticos. Os usuários da biblioteca virtual da CAPES podem acessar a base de dados por meio do link buscar base.
Periódicos especializados
Os usuários do Portal de Periódicos também encontram uma coleção de títulos da Thieme com revistas científicas em texto completo. O período de disponibilidade varia de 1909 até a atualidade.
O acesso ao conteúdo pode ser feito a partir da opção buscar base ou individualmente, inserindo o título no campo de pesquisa buscar periódico. Nesta segunda alternativa, ainda é possível selecionar o editor/fornecedor Thieme Connect para visualizar a lista de publicações disponíveis.