A publicação de artigos em periódicos faz parte da rotina acadêmica, mas pode assustar bastante os iniciantes na área. Apresentaremos algumas dicas para os que estão se adaptando ao cotidiano de publicações e para os autores que desejam atualizar as estratégias de trabalho.
1 – A escolha do periódico: Essa etapa parece a mais óbvia, mas requer atenção, pois uma escolha equivocada pode prejudicar o alcance do trabalho. Os que possuem artigos escritos, mas não tem pressa para publicar, podem esperar uma chamada para submissão que seja compatível com o artigo. Se esse não for o seu caso, você poderá pesquisar em diretórios de sua área de conhecimento e definir os periódicos que mais se adequam à pesquisa. Quanto maior a compatibilidade, maiores serão as chances de publicação.
2 – Verificação do fator de impacto da revista: É importante analisar o fator de impacto ainda durante a etapa de seleção do periódico. O fator de impacto é um índice para classificar a relevância das revistas a partir do número de citações recebidas, proporcionando assim maior visibilidade aos trabalhos nelas publicados. No Brasil, essa avaliação se dá por meio do sistema Qualis. Você pode verificar a pontuação dos periódicos no sistema Qualis por meio da Plataforma Sucupira.
3 – Recorte da pesquisa: Pesquisadores iniciantes muitas vezes sofrem com o desejo de publicar todos os aspectos do projeto em um único artigo. Um bom projeto de pesquisa tende a ser muito mais complexo do que a extensão de um artigo permite expor, por isso é fundamental selecionar as informações mais relevantes.
4 – Estruturação das ideias no resumo e na introdução: Após o recorte da pesquisa, será importante organizar as ideias. Para começar, verifique o limite de linhas relativo ao resumo. Se a quantidade de linhas for menor que dez, apresente o tema central do artigo, a principal hipótese e os objetivos. Se o limite de linhas for superior a dez, mencione também os principais autores utilizados na fundamentação teórica e a metodologia principal.
A estrutura mais completa pode ser utilizada como base para a introdução do artigo. Pense na introdução como um resumo do projeto de pesquisa e seja claro e coerente. Essa dica é essencial porque quanto mais renomada for a publicação, maior será o número de trabalhos a serem avaliados pelo corpo editorial. Logo, é fundamental conquistar a atenção dos revisores já durante a leitura do resumo e da introdução.
A estrutura mais completa pode ser utilizada como base para a introdução do artigo. Pense na introdução como um resumo do projeto de pesquisa e seja claro e coerente. Essa dica é essencial porque quanto mais renomada for a publicação, maior será o número de trabalhos a serem avaliados pelo corpo editorial. Logo, é fundamental conquistar a atenção dos revisores já durante a leitura do resumo e da introdução.
5 – Coerência e consistência nas conclusões: Não adianta defender uma hipótese se as conclusões não sustentam a argumentação. Muitas vezes os pesquisadores se perdem na apresentação da fundamentação teórica e da metodologia, deixando a análise de dados em segundo plano. Procure distribuir o número de páginas disponíveis de modo a desenvolver satisfatoriamente todas as seções do trabalho.
6 – Formatação do artigo de acordo com as normas da revista: Há pesquisadores que focam tanto na preparação do artigo, que se esquecem das normas solicitadas pelo periódico. Surpreendentemente, muitos trabalhos ainda são rejeitados por esse motivo. Por isso, formate cada artigo de acordo com o que é requerido pela revista de interesse.