Genealogia acadêmica é "o estudo da herança intelectual perpetuada por meio das relações formais de orientação acadêmica". Consulte a Plataforma Acácia que congrega dados de 5,1 milhões de currículos da Plataforma Lattes.
A Plataforma Acácia foi concebida com o intuito de documentar as relações formais de orientação no contexto dos programas de pós graduação brasileiros. Isto é feito utilizando dados disponibilizados pela Plataforma Lattes, que atualmente concentra mais de 5,1 milhões de currículos acadêmicos. A documentação é feita sob a forma de grafos de genealogia acadêmica, em que cada vértice representa um pesquisador e cada aresta uma relação de orientação concluída entre dois pesquisadores. Uma descrição do algoritmo desenvolvido e utilizado para gerar o grafo pode ser encontrada em DAMACENO (2017). Adotamos o conceito proposto por SUGIMOTO (2014), que define genealogia acadêmica como "o estudo da herança intelectual perpetuada por meio das relações formais de orientação acadêmica".
- Damaceno, R.J.P.; Rossi, L.; Mena-Chalco, J.P. 2017. Identificação do grafo de genealogia acadêmica de pesquisadores: Uma abordagem baseada na Plataforma Lattes. In: Proceedings of the 32nd Brazilian Symposium on Databases. p. 76-87.
- Sugimoto, C.R. 2014. Academic genealogy.. In: Cronin, B.; Cronin, C.R, Beyond bibliometrics: harnessing multidimensional indicators of scholarly impact. p. 365-382.
O termo Acácia é uma inspiração da árvore Acácia-negra (Acacia mearnsii), uma espécie nativa do sudeste Australiano. O formato da copa desta espécie assemelha-se com os grafos de genealogia acadêmica identificados no contexto brasileiro, ou seja, são compactos em termos de altura, indicando que no Brasil a Ciência é jovem (possui poucas gerações de doutores e mestres), mas largos, em termos de comprimento.
A Plataforma Acácia está ainda em desenvolvimento. Todas as relações de orientação serão atualizadas a partir de uma nova coleta de dados registrados nos CVs Lattes. Dessa forma, não é possível através desta plataforma inserir ou eliminar relações de orientação.
Data de coleta de dados: Novembro de 2017. Acesse: http://plataforma-acacia.org/