19 abril 2018

Open Access 2020: iniciativa para a transformação das revistas científicas em revistas de acesso aberto

OA2020 é uma iniciativa baseada na Declaração de Berlim sobre acesso aberto ao conhecimento em ciências e humanidades, que foi adotada por mais de 560 instituições signatárias. Com base na Declaração de Missão de 2013, o OA2020 visa acelerar a transição para o acesso aberto, transformando o atual corpus de periódicos científicos de seu atual sistema de assinatura de acesso aberto.
O Open Access 2020 é uma iniciativa internacional que visa acelerar a transformação de periódicos acadêmicos sob assinatura em periódicos de acesso aberto. Os princípios desta iniciativa foram discutidos e acordados na Conferência de Berlim, de 8 a 9 de dezembro de 2015, e materializados em uma manifestação de interesse, que já foi endossada por numerosas organizações acadêmicas internacionais.

Nos últimos 10 a 15 anos, o acesso aberto tornou-se uma visão compartilhada por muitos, se não pela maioria dos conselhos de pesquisa nacionais e internacionais em todo o mundo. O acesso aberto como princípio está muito bem estabelecido no discurso internacional sobre políticas de pesquisa; No entanto, o acesso aberto como uma prática ainda não transformou o tradicional sistema de publicação baseado em assinaturas, tão vigoroso e próspero como sempre, apesar de suas restrições inerentes ao acesso e uso, e seu notável afastamento do potencial de um web-site. Baseado no sistema de publicação.

O objetivo converter revistas de assinatura de revistas de acesso aberto, reorientação de fundos de subscrição de gastos existente acesso aberto financiar os serviços essenciais que os editores fornecem para a comunicação acadêmica, ou seja, a administração da revisão por pares, edição e disseminação do artigo de acesso aberto. O OA2020 permitiria uma transformação ordenada do atual sistema de publicação, uma vez que as interrupções afetariam apenas os fluxos de caixa subjacentes, em vez do próprio processo de publicação ou das funções dos periódicos e editores. O bônus é o acesso aberto aos resultados da pesquisa desde o momento de sua publicação.