A carta de apresentação é a oportunidade que você tem de argumentar a favor do seu artigo. Aqui estão algumas dicas para fazer isso da maneira correta
A carta de apresentação é a sua oportunidade de argumentar a favor do seu artigo. Ela está longe de ser uma mera formalidade, e deve ser escrita com o mesmo cuidado que você teve ao escrever o texto do seu artigo, ou até com mais cuidado ainda. Essencialmente, a carta de apresentação tem o objetivo de influenciar a decisão do editor de enviar o seu artigo para a revisão por pares. Ela argumentará que o seu artigo é adequado para o periódico ao qual você o está enviando, e destacará os seus achados mais importantes. Este post contém algumas dicas, que também podem ser encontradas em nossos recursos para download:
1. Instruções para escrever uma carta de apresentação para um periódico (em inglês)
2. Modelo para o Microsoft Word de uma carta de apresentação para um periódico
2. Modelo para o Microsoft Word de uma carta de apresentação para um periódico
Você também deve assegurar ao editor que não há conflitos de interesse que afetariam a decisão de publicar o seu artigo. Por fim, sua carta de apresentação deve despertar o interesse do editor o suficiente para que ele leia o seu artigo cuidadosamente e decida enviá-lo para a revisão por pares.
Uma carta de apresentação deve ser escrita como uma carta comercial padrão:
Dirija-se formalmente ao editor pelo nome, se este for conhecido. Inclua também suas informações para contato. Essas informações provavelmente serão fornecidas no sistema de envio online do periódico, mas é adequado incluí-las também na carta de apresentação.
Comece sua carta de apresentação com um parágrafo que mencione o nome do artigo e os nomes dos autores. Você também pode descrever o tipo de artigo que está sendo enviado (artigo de pesquisa, revisão, estudo de caso etc.). Nesse primeiro parágrafo e no parágrafo seguinte, descreva a base lógica do seu estudo e as principais descobertas da sua pesquisa. Você pode mencionar trabalhos anteriores que tenha publicado se estiverem diretamente relacionados ao seu artigo.
Em seguida, escreva um parágrafo curto que explique por que o seu artigo seria adequado para o periódico. Não diga simplesmente que ele é “de interesse para a área” ou “inovador”. Aborde aspectos específicos da declaração de Objetivos & Escopo do periódico. Se o periódico expressar interesse por pesquisas com aplicação clínica, certifique-se de destacar a importância do seu trabalho em termos de implicações clínicas. Se o periódico mencionar que foca em materiais nanoestruturados, explique como o seu trabalho envolveu esses materiais. Mesmo que o seu trabalho não se encaixe perfeitamente no periódico, certifique-se de abordar parte da declaração de Objetivos e Escopo e explique por que o seu artigo seria interessante para os leitores do periódico.
Por fim, encerre com um breve parágrafo indicando:
- Que o artigo é original (ou seja, você o escreveu e não o copiou)
- Que nenhuma parte dele foi publicada antes ou está sendo considerada para publicação em outro periódico
- Que não há conflitos de interesse a divulgar
- Uma lista dos potenciais revisores (somente se solicitado pelo periódico)
- Quaisquer pesquisadores que NÃO devem revisar o seu artigo
Combinadas, essas informações garantem ao editor que o artigo merece ser considerado para publicação no periódico e que você está interessado especificamente nesse periódico. Algumas vezes, uma ciência de alta qualidade será revisada independentemente da carta de apresentação, mas uma carta de apresentação bem escrita é útil para a grande maioria dos cientistas que querem fazer sua pesquisa se destacar.