“Nos últimos 20 anos houve um grande aumento no número de artigos publicados por cientistas brasileiros e não é coincidência que, no mesmo período, as colaborações internacionais em pesquisa cresceram enormemente”, disse Euclides de Mesquita Neto, membro da coordenação Adjunta - Programas Especiais e Colaborações em Pesquisa da FAPESP, em sessão sobre “Perspectivas para Futuras Colaborações”.
Mesquita falou sobre o esforço da FAPESP em estimular a cooperação internacional e apresentou alguns dos instrumentos oferecidos pela Fundação que permitem a pesquisadores do Estado de São Paulo colaborar com colegas de outros países em trabalhos em todas as áreas do conhecimento.
“A FAPESP oferece vários mecanismos para isso, como as bolsas de pesquisa no exterior e os auxílios, seja para projetos de pesquisa, para apoiar a vinda de pesquisadores de outros países ou para apoiar a participação de pesquisadores de São Paulo em eventos no exterior”, disse o professor titular da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Leia mais