27 junho 2019

Consulte opções de Acesso Aberto das revistas


Antes de enviar seu artigo a uma revista, informe-se sobre as permissões e restrições das editoras e revistas científicas.
Uma condição comum é a de que algumas editoras não permitem que os autores usem o PDF final do artigo, mas permitem que o autor deposite a versão post-print no Repositório Institucional, com acesso interno à instituição e, após um período de embargo, pode ser disponibilizado publicamente. 
SHERPA RoMEO - é um recurso on-line que agrega e analisa as políticas de acesso aberto de editores e revistas de todo o mundo e fornece resumos das permissões de auto-arquivamento e condições de direitos concedidos aos autores, revista por revista. O SHERPA RoMEO permite que pesquisadores visualizem as condições dos editores para o arquivamento de acesso aberto em cada periódico. 

Como nem sempre as políticas das revistas são atualizadas no SHERPA RoMEO, recomenda-se também verificar as políticas nos websites das próprias Editoras como Elsevier, Sage, Springer,Taylor & Francis, Wiley.
Utilize o website – How Can I Share It - que mostra permissões de compartilhamento para artigos com DOIs. O website também apresenta links para políticas de compartilhamento dos principais editores científicos.
Para revistas editadas no Brasil, pode-se consultar o Diadorim (Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras do IBICT).
O autor/pesquisador pode também solicitar autorização à(ao) editora/editor para auto-arquivar o seu documento, se não conhecer a sua política, não se lembrar da declaração que assinou e/ou se o documento que quer depositar já tenha sido publicado há muito tempo.     Fonte: SIBiUSP