A Association of College & Research Libraries (ACRL) definiu a comunicação acadêmica (scholarly communication) como “o sistema através do qual pesquisas e outros escritos acadêmicos são criados, avaliados pela qualidade, disseminados para a comunidade acadêmica e preservados para uso futuro. O sistema inclui meios formais de comunicação, como publicação em periódicos revisados por pares e canais informais".
A comunicação acadêmica é freqüentemente definida ou retratada como um ciclo de vida que documenta as etapas envolvidas na criação, publicação, disseminação e descoberta de uma pesquisa acadêmica.
Ciclo da comunicação acadêmica (Dalhousie University Library) |
Segundo a própria ACRL, há diversos atores ou partes interessadas presentes nos vários estágios do ciclo de vida da comunicação acadêmica, incluindo pesquisadores, financiadores, revisores, editores e, é claro, bibliotecas.
Historicamente, o papel das bibliotecas no ciclo de vida das comunicações acadêmicas estava confinado ao papel de consumidor de informações – elas coletavam e organizavam recursos acadêmicos para serem descobertos e usados por outros.
No entanto, oportunidades têm surgido para as bibliotecas alavancarem seus serviços e expertise para promover mudanças positivas: a inovação tecnológica na produção e disseminação da produção acadêmica, os desafios às práticas tradicionais de publicação, maior consciência sobre a gestão de direitos autorais e propriedade intelectual, a gestão de dados de pesquisa, e os esforços para aumentar a visibilidade e acesso aos resultados de pesquisa.
Nesse cenário, as bibliotecas podem se tornar agentes e produtoras de informações no ciclo de vida de comunicação acadêmica, dependendo da maneira pela qual inovem seus serviços por meio de ações. Leia mais. Fonte: SIBiUSP - 16/07/19