07 agosto 2019

Em São Paulo, encontro debaterá carreira docente na USP

Tipos e estruturas de carreira, futuro na Universidade e conceitos de avaliação fazem parte da programação de evento no dia 14 de agosto

Carreira Docente e Avaliação. Este é o tema do terceiro encontro de professores da USP que irá ocorrer no dia 14 de agosto, em São Paulo. A preocupação com a carreira dos professores, que envolve conceitos de avaliação, necessidades e questões sobre o futuro na Universidade serão debatidos na ocasião.
Segundo Marcílio Alves, presidente da Câmara de Atividades Docentes (CAD) da USP e professor da Escola Politécnica (Poli), tipos, limites, estrutura e classificação das carreiras também serão abordados. “O conceito de professor pleno, por exemplo, será apresentado. O que significa, quais as vantagens e desvantagens. Pode ser um interessante modelo de carreira.”
Ele explica que o evento é uma iniciativa dos representantes dos professores associados e titulares no Conselho Universitário (CO) e de outros colegas para aproximar todas as categorias docentes da USP, debatendo a Universidade, a carreira e a avaliação.
O encontro, que está em sua terceira edição, irá contar com uma série de palestras e terá a presença dos reitores da USP, Vahan Agopyan, e da Unicamp, Marcelo Knobel. De acordo com o professor, será lançada uma Carta Manifesto que servirá para registrar um consenso geral sobre as questões debatidas. A carta ficará disponível on-line para os professores que não puderem comparecer ao encontro. “Para que possam se manifestar, falar sobre suas preocupações quanto à carreira”, esclarece Alves.
A primeira edição ocorreu em 2016 e teve como tema Avaliação, enquanto a segunda, realizada em 2018, reuniu professores para falar sobre a Universidade do Futuro. O evento ocorrerá no Centro de Difusão Internacional da USP, na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310, campus Cidade Universitária, São Paulo. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser adquiridos on-line.  
Veja programação.   Fonte: Jornal da USP - 06/08/19