O GCCRC é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído pela FAPESP e pela Embrapa e está sediado na Universidade Estadual de Campinas.
O curso abarca desde as principais ferramentas de investigação da biotecnologia vegetal, como identificação de genes e microrganismos associados, até temas como marcos regulatórios e propriedade intelectual.
No programa serão abordadas técnicas como: descoberta de genes usando a bioinformática, associação genômica ampla, genômica comparativa e transcriptômica, análise de microbiomas, metagenômica, coleções de cultura de microrganismos, inoculantes sintéticos, ensaios de inoculação e edição genética.
Além da Unicamp e da Embrapa, o curso conta com a participação de profissionais do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena-USP), da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e de empresas de biotecnologia como a LP Sementes, Corteva Agroscience, Bayer, i9Pi e o Centro de Tecnologia Canavieira.
A novidade da atual edição é a participação dos professores estrangeiros convidados Stephen Richards (Universidade da Califórnia, Estados Unidos) e Lauren Pauwels (Universidade de Ghent, Bélgica).
O público-alvo é composto por estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais de empresas que atuam no campo da biotecnologia agrícola.
O curso é gratuito e as inscrições devem ser feitas até 5 de outubro, por formulário on-line.
As aulas serão realizadas em português e em inglês na Embrapa Informática Agropecuária, situada na av. Dr. André Tosello, 209, Cidade Universitária, Campinas, SP.
As aulas serão realizadas em português e em inglês na Embrapa Informática Agropecuária, situada na av. Dr. André Tosello, 209, Cidade Universitária, Campinas, SP.