09 dezembro 2019

Pesquisadores irão elaborar estudo internacional sobre cultura científica

Um grupo de pesquisadores de 14 países, incluindo o Brasil, pretende elaborar um estudo internacional sobre cultura científica – indicador que avalia o nível do conhecimento de uma sociedade sobre ciência e tecnologia, que influencia a percepção e o apoio a essas atividades.
O projeto foi lançado no início de novembro, em Pequim, durante um evento organizado pela Academia Nacional de Inovação Estratégica da China (CAST, na sigla em inglês).
“Hoje, a ciência está subvalorizada. Em alguns países há uma crescente desconfiança no conhecimento científico”, disse Michel Claessens, professor da Universidade Livre de Bruxelas, da Bélgica, e colaborador da Comissão Europeia.
“Queremos enfatizar a importância da cultura científica para aumentar o apoio público à ciência, além de compartilhar boas práticas e trabalhar juntos na definição e medição da cultura científica em uma escala internacional”, disse Claessens, porta-voz do projeto intitulado World Investigation of Science Culture (Wise).
De acordo com Claessens, todos os países envolvidos no projeto – como os Estados Unidos, a China, o Brasil e países da União Europeia – estão conduzindo regularmente pesquisas para avaliar a percepção pública da ciência e tendências em cultura científica. Leia mais.  Fonte: Agência FAPESP - 09/12/19