Relatório Research in Brazil towards International Collaboration (2019) apresenta resultados da colaboração internacional de todas as instituições brasileiras e comparação do Brasil com cinco países nos quais a pesquisa é intensiva.
Utilizando o SciVal como solução para análise, para o período de 2014-2019 (ano incompleto), o Relatório apresenta, além da visão nacional e comparação do Brasil com países intensivos em pesquisa, como Canadá, Austrália, Coréia, EUA e Alemanha, informações específicas sobre as 36 instituições brasileiras de ensino superior que foram selecionadas para participar do Programa Capes PrInt. O estudo também destaca quais são os principais campos científicos dessas instituições e como as instituições brasileiras se comparam em relação aos níveis de colaboração (institucional, nacional e internacional).
Os principais resultados mostram que o impacto das publicações de instituições brasileiras em Colaboração Internacional geralmente é maior que o dobro do impacto de trabalhos provenientes da Colaboração Nacional. Isso justifica a importância de iniciativas que estimulem a produção de obras em coautoria com outros países.
A internacionalização do ensino superior e da pesquisa no Brasil não é um processo recente. O último programa de internacionalização lançado pelo governo federal por iniciativa da Agência Federal de Apoio e Avaliação da Pós-Graduação – CAPES, por meio de sua Diretoria de Relações Internacionais – DRI, em 2017, é o Projeto CAPES-PrInt, que visa fomentar a construção, implementação e consolidação de planos estratégicos de internacionalização das instituições contempladas nas áreas de conhecimento que priorizam.
O Relatório, elaborado pela Elsevier Research Intelligence, apresenta uma seleção de indicadores de desempenho de pesquisa para apoiar gestores acadêmicos em suas estratégias para a Colaboração Internacional. Leia mais. Fonte: AGUIA - 03/01/20