14 fevereiro 2020

Quais são as diferenças entre os eventos científicos?

Os eventos técnicos e científicos são importantes para continuar o amadurecimento e debate de diversos assuntos da ciência, como também para melhorar inovações tecnológicas.
Isso porque a pesquisa realizada apenas dentro das salas de aula ou em um laboratório, sem discussões com pessoas que não vivenciaram o momento de construção de um estudo, não está completamente concluída justamente por não passar pela avaliação de seus pares como ocorrem nos debates de eventos e revistas científicas.
Muitos desses eventos científicos também permitem que os debates continuem por meio da leitura de anais, que têm se popularizado mais com a publicação online, permitindo que mesmo pessoas ausentes tenha uma compreensão geral sobre os trabalhos apresentados em alguns desses encontros.
Normalmente, os trabalhos publicados em anais são sobre o andamento ou resultados de pesquisas, normalmente apresentados em comunicações orais ou pôsteres. Esse tipo de discussão também são importantes para os pesquisadores já terem no momento das apresentações um retorno ou dúvidas de seus pares.
No entanto, em um ambiente com tantos eventos científicos com nomes diferentes, pode-se gerar certas confusões sobre os tipos de encontros acadêmicos que existem, bem como algumas atividades que ocorrem durante eles.
Cada evento ou atividade científica acaba tendo um objetivo diferente e que pode ser previsto segundo seu nome. Para ajudar quem ainda tem dúvidas, reunimos aqui os principais tipos de encontros científicos brasileiros, ou seja, os que ocorrem com mais frequência.  Leia mais.  
Fonte: Galoá Journal – 14/02/20