31 julho 2020

Pós-Graduação inova para atender demanda das atividades remotas no primeiro semestre do ano

Migrar aulas, exames de qualificação, defesas de dissertações de Mestrado e teses de Doutorado para a modalidade a distância foi o principal desafio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação neste primeiro semestre de 2020. Com as atividades presenciais suspensas na Universidade desde o dia 17 de março, por conta da pandemia da covid-19, o processo teve de ser ágil e eficiente para atender aos alunos dos mais de 260 programas de Pós-Graduação da Universidade.
Quase 1.700 disciplinas foram oferecidas e tiveram 17,5 mil alunos regulares matriculados, dos quais  4.720 foram ingressantes nos programas em 2020.
Duas plataformas de interação com os estudantes foram utilizadas neste período: o Google Meet, para aulas ao vivo e defesas, e a plataforma e-Disciplinas, para aulas que envolviam interação com os alunos, como fóruns, além de aulas gravadas. Processos seletivos também utilizaram plataformas digitais para serem realizados. Tais ferramentas já estavam disponibilizadas pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) mesmo antes da pandemia.
De acordo com levantamento feito pela Pró-Reitoria através de formulários dirigidos aos alunos e orientadores, 91,6% dos alunos consideraram as estratégias adotadas pelos programas durante a pandemia excelentes, muito boas ou boas. Entre os docentes, esse índice foi de 95,4%.   
Saiba mais   Fonte: Jornal da USP - 31/07/20