06 agosto 2020

Tendências mundiais em comunicação científica, acesso e pesquisa aberta

Em tempos de retração econômica e maior relevância da ciência, o acesso aberto aos resultados da pesquisa científica e da produção intelectual, técnica e artística são fundamentais para o desenvolvimento mundial, nacional e local. Os maiores interessados em promover o acesso aberto são os cientistas, as universidades e as bibliotecas. O acesso aberto e da pesquisa aberta são fatores essenciais ao pleno desenvolvimento da sociedade e da própria ciência.
O atual sistema de publicação baseado em assinaturas de periódicos (paywalls) dificulta a apropriação e o conhecimento dos resultados das pesquisas pela sociedade, limitar o acesso aos resultados da pesquisa. Dessa forma, há um forte interesse em garantir o acesso aberto às descobertas de pesquisa em todas as áreas de conhecimento, por conta da relevância à sociedade, dos interesses de financiadores, da visibilidade dos próprios autores e das universidades onde atuam. O acesso aberto torna a pesquisa acadêmica publicada disponível on-line de forma gratuita e permanente. Muitos financiadores agora exigem a publicação em acesso aberto como condição para a concessão de recursos.

O acesso aberto é importante para a abertura da pesquisa e sua comunicação

O acesso aberto não é apenas para que outras pessoas possam ler sua pesquisa sem barreiras. A maioria dos artigos em acesso aberto tem uma licença Creative Commons, que explica como outras pessoas podem usá-los. Em alguns casos, há total liberdade para reutilizar o trabalho publicado, não apenas acessá-lo. Independentemente disso, é sempre necessário reconhecer o autor original. É importante também distinguir acesso aberto de acesso livre. Nos sites de revistas, você pode encontrar alguns artigos rotulados como ‘acesso livre’. Esses são artigos publicados em revistas de assinatura, disponíveis para leitura de não assinantes. Às vezes, são páginas da revista que não são artigos de pesquisa completos. Ou o acesso gratuito é temporário e visa promover e atrair leitores, mas isso não os torna artigos em acesso aberto, pois não permitem reutilização por terceiros.   Saiba mais.   Fonte: Escritório de Comunicação Acadêmica da USP - 04/08/20