A Elsevier, empresa global de informações analíticas e uma das maiores editoras científicas do mundo, anunciou nesta quinta-feira (03/09) a nomeação de Carlos Henrique de Brito Cruz para o cargo de vice-presidente sênior de Redes de Pesquisa.
Brito Cruz, que é professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e esteve à frente da Diretoria Científica da FAPESP até abril deste ano, ficará baseado em Oxford, no Reino Unido, e terá a missão de fornecer análises para universidades e órgãos de financiamento à pesquisa em todo o mundo, de modo a garantir que alcancem os resultados almejados.
“Estamos muito satisfeitos em dar as boas-vindas a Brito Cruz. Ele traz consigo uma vasta experiência e percepções de sua notável carreira em ciência. Sua nomeação reflete o forte compromisso da Elsevier em trabalhar com a comunidade de pesquisa internacional e em construir relacionamentos de confiança com líderes universitários e órgãos de financiamento em todo o mundo”, afirmou Nick Fowler, diretor acadêmico da Elsevier, à equipe de comunicação da editora.
No comunicado divulgado pela empresa, Brito Cruz disse estar “impressionado com o compromisso da Elsevier em apoiar os líderes universitários e financiadores em seus esforços para fazer avançar os resultados da pesquisa e avaliar esse impacto usando dados e ferramentas analíticas, que é um objetivo fundamental”. O ex-diretor científico da FAPESP disse também estar satisfeito por poder ajudar a conectar oportunidades, de modo a tornar o impacto social, econômico e intelectual da pesquisa mais visível e eficaz em todo o mundo.
Formado em engenharia elétrica e física, Brito Cruz já trabalhou em instituições como Universidade de Roma (Itália), Universidade Pierre et Marie Curie (França) e AT&T Bell Laboratories (Estados Unidos). Foi reitor da Unicamp entre 2002 e 2005 e diretor científico da FAPESP durante 15 anos, período em que ajudou a desenvolver uma ampla rede de colaboração em pesquisa com entidades de todo o mundo. No último ano presidiu o Conselho de Administração do Global Research Council (GRC), órgão que reúne os chefes das principais agências de fomento à pesquisa do mundo.
Fonte: Agência FAPESP - 04/09/20