O projeto Ludo Educativo, parceria entre o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), o Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Aptor Software, lançou o jogo “Elementar”, que utiliza curiosidades e conceitos da Tabela Periódica para estimular o aprendizado da química e de outras ciências. O CDMF é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) financiado pela FAPESP e sediado na UFSCar.
O Ludo Educativo já produziu outros conteúdos referentes ao tema em comemoração ao Ano Internacional da Tabela Periódica, em 2019.
No novo game, o jogador deve realizar uma série de tarefas em seu laboratório para ganhar elementos químicos para sua Tabela Periódica. Ao completar cada grupo da tabela, um conteúdo exclusivo é disponibilizado apresentando a biografia de grandes cientistas envolvidos na descoberta dos elementos químicos ou, ainda, em sua organização.
Os jogadores podem compartilhar ou trocar com outros jogadores os elementos repetidos que vão conquistando ao longo do jogo. Para isso é preciso criar um login no Ludo Educativo. Os participantes também podem aumentar suas possibilidades de obtenção dos diversos elementos químicos ganhando pontos ao responderem questões de química em um quiz, também disponível no jogo.
Além do game, o projeto “Elementar” também conta com ações diárias nas redes sociais, entrevistas e vídeos sobre o tema e, ainda, a elaboração de uma Tabela Periódica Virtual que apresenta uma série de informações relacionadas aos 118 elementos químicos. Os interessados podem jogá-lo no site do Ludo Educativo. Fonte: Agência FAPESP - 08/10/20