09 novembro 2020

Métricas de impacto da pesquisa: o que pensam os docentes?


Pesquisadores e suas instituições são cada vez mais solicitados por financiadores, legisladores e outras partes interessadas para demonstrar sua produtividade e o subsequente impacto de suas pesquisas, tanto na comunidade científica quanto na sociedade. As métricas de impacto da pesquisa, incluindo a bibliometria tradicional, têm sido um mecanismo para avaliar a qualidade da pesquisa por mais de 60 anos. 
A bibliometria é “um conjunto de métodos quantitativos usados ​​para medir, rastrear e analisar publicações” e é usada por estudiosos individuais, instituições e agências de financiamento para medir o impacto da pesquisa e bolsa de estudos. As métricas tradicionais se concentram principalmente na frequência com que um artigo é citado por outros artigos acadêmicos; os exemplos incluem o índice h, uma medida da quantidade de publicações de um autor e quantas vezes eles foram citados, e o fator de impacto do periódico, uma medida de quantas vezes os artigos de um periódico são citados.
Com a disseminação do trabalho acadêmico mudando de formatos exclusivamente impressos para formatos eletrônicos que podem ser compartilhados e acessados ​​online, uma nova forma de métrica, “altmetria”, tem sido um tópico crescente de conversa. Altmetrics são “novas métricas baseadas na web social para analisar e informar a bolsa de estudos”. Exemplos de altmetria incluem o número de vezes que um link para um trabalho foi clicado ou o número de curtidas, compartilhamentos e menções em plataformas como Twitter ou Facebook.   
Leia a íntegra do texto.    Fonte: AGUIA - 06/11/20