04 novembro 2020

CAPES apoia o compromisso pela Ciência Aberta

Conhecimento científico acessível, transparente, cooperativo, com maior velocidade nas descobertas, verificabilidade e confiabilidade. Assim é a Ciência Aberta, uma nova forma de abordar o processo científico. Ela se baseia no trabalho colaborativo e em novas maneiras de produzir e difundir descobertas. Tudo isso é feito a partir das tecnologias de informação e ferramentas abertas.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) apoia o movimento e vem adotando iniciativas que provoquem reflexões relacionadas à temática. Entre as ações, a Coordenação realizou, com apoio do Portal de Periódicos, dois encontros de ciência aberta. O primeiro em 2018 e o segundo em 2019.

A Ciência Aberta trabalha com uma mudança de paradigma na forma como as pesquisas foram realizadas nos últimos cinquenta anos: passa das práticas já conhecidas de publicação de resultados para movimentos colaborativos de compartilhamento do processo de produção, de dados científicos, metodologias, fluxos de trabalho, avaliação e disseminação livres.

Desde 31 de julho deste ano, está disponível para consulta, a série Compromisso pela Ciência Aberta, composta por seis vídeos. Este material fala sobre as diferentes nuances desse movimento que apoia a disseminação e democratização do conhecimento. Ele faz parte dos resultados entregues pelo Marco 4 do Compromisso 3 do 4º Plano de Ação Nacional em Governo Aberto.   Saiba mais.    Fonte: CCS/CAPES - 04/11/20