10 fevereiro 2022

Centro de Energia Nuclear na Agricultura recebe homenagem da Câmara

O vereador Thiago Ribeiro (PSC) entregou, nesta terça-feira (8), a moção de aplausos 215/2021 ao CENA-USP (Centro de Energia Nuclear na Agricultura, da Universidade de São Paulo) pelos 55 anos de atividades em prol da ciência e da agricultura no país.
A homenagem foi recebida pelo diretor da unidade, José Albertino Bendassolli, pela vice-diretora Tsai Siu Mui, eleita pela revista Forbes, em 2021, como uma das 100 mulheres mais influentes do agro no mundo, e pelos professores José Lavres Junior e Marli de Fátima Fiore.
"Me sinto muito feliz por entregar essa honraria em nome da Câmara e do município de Piracicaba, como um reconhecimento pela contribuição de vocês à tecnologia, ao crescimento e à geração de emprego para nossa cidade", disse o parlamentar.
O CENA é um instituto especializado da USP fundado em setembro de 1966 por docentes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz com a missão de difundir o conhecimento científico e tecnológico e contribuir, por meio da formação de recursos humanos, para a melhoria da produção e da oferta de alimentos saudáveis, atuando em defesa do meio ambiente com atividades de pesquisa e ensino.
No Centro, os pesquisadores conduzem cursos e treinamentos em diversas áreas de pesquisa e, em muitas delas, há interação com a indústria e empresas exportadoras de alimentos, envolvendo desenvolvimento e implementação de tecnologias avançadas.
Ao longo de seus 55 anos, o CENA formou inúmeros profissionais em cursos de iniciação científica, pós-graduação, mestrado e doutorado e vários de seus pesquisadores realizaram intercâmbio científico em conceituados centros de pesquisas e unidades de ensino do Brasil e do exterior.
Para Bendassolli, a entrega da moção representa o reconhecimento dos trabalhos promovidos ao longo dos 55 anos de atividades. "Toda a nossa diretoria agradece a homenagem. O CENA se sustenta em dois pilares: produtividade e sustentabilidade ambiental, que são justamente a sua missão: de gerar e difundir tecnologias e conhecimentos interdisciplinares, objetivando a sustentabilidade na agropecuária e no ambiente." 
Fonte: Câmara Municipal de Piracicaba - 08/02/22