29 agosto 2022

Pós-graduação no Brasil é tema de debates na Universidade

A contribuição da Universidade para o desenvolvimento do sistema de pós-graduação brasileiro e o diagnóstico dos cursos de pós-graduação são temas do debate USP Pensa Brasil na Pós-Graduação, que acontecerá no dia 2 de setembro, na sala do Conselho Universitário.
O ex-presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Abílio Baeta Neves, fará uma reflexão sobre o papel histórico da USP na formação dos doutores que hoje atuam como orientadores nos programas de pós-graduação de todo o País. A análise é o resultado dos trabalhos desenvolvidos durante seu período como primeiro titular da Cátedra Paschoal Senise da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG).
Em seguida, a atual titular da Cátedra, Concepta Margaret McManus Pimentel, apresentará os principais indicadores para avaliação dos programas da USP e a tendência da pós-graduação no Brasil. “Vamos discutir o ecossistema da pós-graduação e como as diferentes peças se integram para completar uma visão de uma Universidade ágil, relevante e de excelência, mas que não pode se acomodar com os louros do passado. A USP tem que se mostrar como sendo uma universidade moderna e assumir a sua posição de liderança no Brasil, com a formação de capital humano com senso crítico e criatividade”, explica Concepta.   Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - 29/08/22