11 fevereiro 2026

Considerações sobre o Acesso Aberto

Acesso Aberto refere-se à disponibilidade e acesso gratuito para qualquer pessoa aos resultados de pesquisas científicas e demais recursos informacionais, acadêmicos e educacionais. Baseia-se na premissa de que o conhecimento é um bem público e, portanto, deve estar disponível a todos. O acesso aberto permite que publicações científicas, acadêmicas, técnicas, educacionais e artísticas sejam disponibilizadas na íntegra por meio de Portais, Repositórios institucionais e Bibliotecas Digitais. Entretanto, os periódicos científicos apresentam diferentes políticas de permissão de acesso aos artigos publicados:

● Acesso Aberto Verde (Green Open Access): Os artigos são publicados em periódicos tradicionais (cujo conteúdo fica disponível para assinantes) e, posteriormente, o autor arquiva uma cópia (geralmente a versão pré-print ou pós-print) em um repositório institucional ou temático, ou em seu próprio site. O acesso ao artigo é gratuito para o público, mas a publicação inicial ocorre em um periódico que pode ter restrições de acesso. Também conhecido como auto arquivamento, o autor mantém os direitos autorais e pode disponibilizar cópias do artigo em plataformas de acesso aberto.

● Acesso Aberto Dourado (Gold Open Access): Os artigos são publicados diretamente em periódicos de acesso aberto, que oferecem acesso gratuito e imediato ao conteúdo na web. Normalmente, os autores ou suas instituições pagam uma taxa (taxa de publicação ou APC - Article Processing Charge) para cobrir os custos de publicação. As editoras podem cobrar taxas para tornar o artigo disponível em acesso aberto, mas o acesso ao conteúdo é gratuito para todos os leitores.

● Acesso Aberto Diamante (Diamond Open Access): 24 Os artigos são publicados em periódicos de acesso aberto que oferecem acesso gratuito e imediato ao conteúdo. No entanto, ao contrário do Acesso Aberto Dourado, não há taxas de publicação para os autores, nem custos para bibliotecas e leitores.

● Acesso Aberto Híbrido (Hybrid Open Access): Os periódicos são assinados e, portanto, restritos por acesso, mas também oferecem a opção de publicar artigos específicos em acesso aberto, mediante o pagamento de uma taxa pelo autor ou instituição. Os leitores podem ter acesso aos artigos de assinatura ou pagar para acessar os artigos em acesso aberto.   
Fonte: USP – Guia para Ciência Aberta - 2026