16 maio 2016

Negociações com editoras avançam com resultados positivos

A comunidade acadêmica brasileira tem acompanhado, desde o ano passado, as readequações no orçamento da Educação. Uma das preocupações dos pesquisadores, professores e estudantes de nível superior está relacionada com a manutenção do Portal de Periódicos da Capes, biblioteca virtual que reúne a literatura científica produzida no mundo e é financiada pelo Estado.
O Portal de Periódicos transformou-se em uma ferramenta importante de apoio ao avanço da ciência no país. Por este motivo, a Diretoria de Programas e Bolsas no País da Capes vem negociando com os editores internacionais no intuito de garantir o acesso ao acervo científico. As reuniões foram favoráveis e foi possível manter todos os conteúdos, sem alterações, para 2016 com redução nos valores das assinaturas.
Mesmo com esse ganho, as renegociações continuam para os contratos de 2017. O objetivo da nova rodada de reuniões com os editores é reduzir ainda mais os valores, garantindo o número de instituições atendidas pelo programa. Foram realizadas três negociações até o momento e outras estão previstas para acontecer ao longo do ano, com participação de todos os editores.
A diretora de Programas e Bolsas no País, professora Mercedes Bustamante, tem sinalizado sobre a importância de renegociar os valores devido a dois principais motivos: as restrições no orçamento e a alta variação cambial do dólar. Devido à situação política e econômica que o Brasil enfrenta, ainda não é possível confirmar os valores que serão destinados ao programa em 2017. Além disso, os contratos do Portal de Periódicos são firmados em dólar e a flutuação no valor da moeda interfere no pagamento dos acordos.
Sobre o assunto, Bustamante ressaltou que a aquisição centralizada dos conteúdos pela Capes permitiu a ampliação do poder de negociação junto aos fornecedores, reduzindo o custo de aquisição e, automaticamente, proporcionando uma economia significativa ao país. Ela ainda completou que a criação do Portal de Periódicos facilitou e democratizou o acesso ao conhecimento científico no Brasil.
A notícia positiva é que os editores estão se adequando às necessidades da Capes. Assim, não haverá prejuízos nem para as instituições beneficiadas nem para os usuários que acessam o Portal de Periódicos.

Oxford Journals oferece títulos em texto completo

O Portal de Periódicos da Capes disponibiliza para as instituições participantes do programa o conteúdo produzido por uma das entidades mais renomadas do mundo: a Oxford University. A base Oxford Journals oferece acesso a 279 títulos em texto completo, com abrangência em diversas áreas do conhecimento, como Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Letras e Artes e Ciências Biológicas. A cobertura do conteúdo disponível para os usuários do Portal de Periódicos varia de 1996 até o presente. 

Motivados pela missão de apoiar a excelência na investigação e na educação, a Oxford University Press (OUP) apresentou um amplo crescimento em 2015, alcançando um notável destaque nas estatísticas levantadas pelo Journal Citation Reports (JCR – Thomson Reuters). A editora teve no período mais de 25% de seus periódicos classificados no top 10 em fator de impacto, levando-se em conta a categoria ou o assunto da publicação. Dessa forma, a plataforma se reafirmou como um dos melhores portais para pesquisas e com recursos confiáveis de investigação científica. 

A editora possui mais de 100 anos de experiência na produção de periódicos, que acompanham as novas tendências e estão em constante evolução. As publicações da OUP têm, em média, três milhões de downloads por mês, com acesso de quase todos os países do mundo. Para facilitar a navegação, todos os títulos são otimizados para visualização em celulares e tablets.

Alguns dos periódicos mais acessados da Oxford Journals são: American Journal of Epidemiology, BioScience, British Medical Bulletin, Bulletin of the London Mathematical Society, Health Education Research, Human Rights Law Review e Mutagenesis. No Portal de Periódicos, os usuários podem pesquisar os conteúdos pela opção “Buscar base”, inserindo o termo “Oxford Journals”, ou ainda pela alternativa “Buscar periódico”, a partir do título desejado.

Método usa computadores para levantar literatura científica

Procedimento desenvolvido na USP em São Carlos não apenas permite rastrear os artigos mais relevantes de cada área como também mapear a organização dessas áreas, com suas comunidades e conexões (Visualização da rede de citações obtida em busca pelo termo 'complex network1 na base de dados Web of Science / Filipe N. Silva)
A busca de informação na internet por meio de palavras-chave é uma atividade trivial, integrada ao cotidiano de usuários do mundo todo. Mas selecionar em meio a milhares de referências aquelas que realmente possuem relevância científica é algo bem mais complicado.
Mais ainda saber como as informações relevantes estão organizadas, como se estrutura a grande área daquele campo de estudos, quais são suas subáreas, quais são as comunidades que nelas atuam ou que conexões as diferentes comunidades mantêm entre elas. Tudo isso é fundamental para quem precisa fazer um levantamento da literatura especializada em qualquer domínio da ciência.
Uma metodologia para fazer esse tipo de levantamento por meios computacionais acaba de ser estabelecida por um grupo de pesquisadores. Artigo a respeito foi publicado no Journal of Informetrics.
“Esse tipo de recurso computacional é cada vez mais necessário não só devido ao volume da literatura especializada como também por causa do aumento da interdisciplinaridade em ciência”, disse o autor principal do artigo, Filipi Nascimento Silva, à Agência FAPESP.
 Leia mais: http://migre.me/tOqdb

13 maio 2016

Cresce a adoção do inglês entre os periódicos SciELO do Brasil

Um dos dos avanços mais notáveis que vem ocorrendo na comunicação da pesquisa do Brasil é a adoção crescente do inglês pelos periódicos do Brasil indexados internacionalmente. Entre vários países que não têm o inglês como língua nativa e publicam periódicos indexados internacionalmente, o Brasil se destaca no aumento progressivo da publicação em inglês, não obstante, permanece como o país com maior proporção de artigos em língua estrangeira entre os países de maior produção científica, inclusive nas ciências sociais e humanas que tradicionalmente fazem maior uso dos idiomas nativos. Leia mais: http://migre.me/tKMVn

12 maio 2016

Mudança no Acesso aos Periódicos da Capes

A partir de 6 de maio o acesso aos conteúdos assinados/adquiridos pela CAPES somente estarão acessíveis utilizando o Portal de Periódicos (www.periodicos.capes.gov.br). 


Por determinação da CAPES (Ofício nº 30/2016-CGPP/DPB/CAPES – Leia na íntegra) o acesso aos conteúdos por ela adquiridos/assinados, a partir do dia 06 de maio, somente poderá ser efetivado acessando o Portal de Periódicos.O conteúdo assinado/adquirido pelo SIBiUSP (bases de dados, revistas e e-books) continuará tendo seu acesso da mesma forma pelo Portal de Busca Integrada.Os serviços de A-Z (Revistas e Livros Eletrônicos, e Bases de Dados) que possuem os conteúdos tanto assinados/adquiridos pelo SIBiUSP e CAPES estão sendo corrigidos e em breve estarão novamente em pleno funcionamento.A CAPES colocou a disposição da comunidade o e-mail acessoperiodicos@capes.gov.br para esclarecimento de dúvidas. Recomendamos que em caso de dificuldade procure a Biblioteca da sua Unidade.

09 maio 2016

SciELO nos principais serviços de pesquisa bibliográfica

Todos os artigos de periódicos e eBooks SciELO são agora cobertos pelos principais Serviços de Pesquisa internacionais que servem para localizar e fornecer acesso à informação científica, além de oferecer às bibliotecas acadêmicas as ferramentas necessárias para suas comunidades acadêmicas, de pesquisa e de estudantes. Os Serviços de Pesquisa tem um foco específico em materiais identificados como relevantes para as comunidades acadêmicas, de pesquisa, de educação e aprendizagem. Este avanço irá contribuir para aumentar a visibilidade e a interoperabilidade dos conteúdos indexados do SciELO. A visibilidade e interoperabilidade da pesquisa ocupam um papel central nos esforços que o SciELO empreende para melhorar o desempenho dos periódicos e livros que indexa e publica. A partir de 2016, além da presença do SciELO no Google Scholar e seletivamente nos principais índices bibliográficos de periódicos, todas os periódicos e eBooks SciELO estão indexados e detectáveis através dos principais Serviços de Pesquisa do mundo – EBSCO Discovery Service, Ex-Libris Primo Central, e o WorldCat Discovery Service.     Leia maishttp://migre.me/tHQ0W

06 maio 2016

Esclarecimentos sobre o acesso ao Portal de Periódicos da Capes

Sistema Integrado de Bibliotecas
1 - A partir de 06/05/16 o acesso aos conteúdos assinados pela CAPES somente estará acessível utilizando o Portal de Periódicos (www.periodicos.capes.gov.br); ou seja o acesso aos conteúdos feitos diretamente no site do editor/fornecedor não será mais possível.

2 - O conteúdo assinado pelo SIBiUSP (bases de dados, revistas e e-books) continuará tendo seu acesso da mesma forma (www.buscaintegrada.usp.br) e seus links nas listas A-Z do Portal de Busca Integrada continuarão funcionando normalmente.

3 – Observamos que títulos da CAPES disponíveis nas listas A-Z, integrados ao Portal de Busca Integrada, sofrerão problemas com seus links, uma vez que fornecem acesso direto ao site do editor/fornecedor. A busca pelo Portal de Busca Integrada, nesse caso, também será afetada uma vez que não conseguirá buscar nas bases de dados assinadas pela CAPES. Todavia, já abrimos um chamado técnico junto à Ex Libris, empresa responsável pela manutenção dos sistemas de busca e links do Portal de Busca Integrada da USP e do Portal de Periódicos CAPES, bem como por sua integração, para resolução dos problemas de busca e acesso a esse conteúdo. Tão logo tenhamos uma resposta da empresa, informaremos prontamente.

4 – Adiantamos que, caso não consigamos ter as listas A-Z (conteúdos CAPES e SIBi) funcionando a contento, o DT/SIBi providenciará uma solução paliativa.

05 maio 2016

1ª Semana da Escrita Científica

Transmitição ao vivo pela IPTV USP

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) promoverá, no período de 17 a 19 de maio de 2016, a 1ª Semana da Escrita Científica. O evento tem como objetivo demonstrar aos alunos de pós-graduação a importância de escrever artigos científicos de alto impacto, do ponto de vista da estrutura, linguagem e editoração.
Durante os três dias, serão disponibilizadas 6 palestras e 3 oficinas, tendo como ministrantes, docentes da ESALQ e profissionais de instituições externas ao campus, que tratarão temas sobre pesquisa bibliográfica, produção e revisão de artigos de qualidade, métricas, ética, plágio, fraudes, mudanças de rotinas nos processos de revisão e editoração.
As atividades deste evento, que são coordenadas pela Divisão de Biblioteca (DIBD) e pela Associação de Pós-graduandos da ESALQ (APG), serão realizadas no Salão Nobre da ESALQ, Auditório do Pavilhão de Engenharia e Pavilhão de Química, estando abertas também para a comunidade externa do campus. 
Os interessados podem se inscrever, até 16 de maio, pelo site www.esalq.usp.br/biblioteca. A programação completa também pode ser consultada clicando aqui.

04 maio 2016

Atalho para chegar ao paper

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-- Ferramenta ajuda a encontrar artigos em acesso aberto ou cópias gratuitas de manuscritos publicados em revistas comerciais --

Uma nova plataforma on-line foi criada para ajudar a encontrar artigos científicos divulgados em
acesso aberto ou cópias gratuitas de papers publicados em periódicos comerciais. O DOAI (sigla em inglês para Identificador Digital de Acesso Aberto), disponível no endereço doai.io, é um serviço capaz de rastrear a existência de versões disponíveis na internet de trabalhos científicos. É preciso fornecer o código identificador do artigo desejado, no padrão conhecido como DOI, para que a ferramenta mostre, quando existirem, versões armazenadas em coleções de universidades ou perfis de seus autores. O banco de dados que alimenta o DOAI é o Base, da Universidade de Bielefeld, na Alemanha, que indexa quase 90 milhões de registros de 4 mil repositórios acadêmicos e outras fontes de acesso aberto no mundo inteiro.  Leia mais:  http://migre.me/tG1aJ

03 maio 2016

Fórum de eBooks Elsevier acontece dia 18 de maio



FÓRUM DE EBOOKS ELSEVIER

O Sistema Integrado de Bibliotecas da USP e a Elsevier têm o prazer de convidá-lo(a) para o Fórum de eBooks Elsevier. A proposta deste fórum é promover e analisar as melhores práticas no que se refere aos eBooks dentro do ambiente acadêmico, e apresentar algumas das tendências e estratégias de mercado sobre o assunto.

Data: 18 de maio de 2016
Hora: 9h às 12h30min
Local: USP – Auditório do Departamento Técnico da SIBIUSP (Rua da Biblioteca, s/n – Complexo Brasiliana – Cidade Universitária – São Paulo/SP)
Google Maps: https://goo.gl/maps/qL4uMhYxN4u 
Para realizar sua inscrição, por favor, clique aqui.

02 maio 2016

Acesso ao Portal de Periódicos da Capes

A partir de 6 de maio o acesso aos conteúdos assinados pela CAPES somente estará acessível utilizando o Portal de Periódicos (www.periodicos.capes.gov.br); ou seja o acesso aos conteúdos feitos diretamente no site do editor/fornecedor não será mais possível.




27 abril 2016

Avaliação e métricas de pesquisa – InCites nas Bibliotecas da USP

InCites map
SIBiUSP 2016 – Por Elisabeth Dudziak
O InCites foi adquirido pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBiUSP) em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade e está disponível para consulta, acessível também por IP de computador cadastrado. Link: https://incites.thomsonreuters.com/
InCites (Thomson Reuters) é uma ferramenta online de avaliação de pesquisa personalizada e baseada em citações, que permite que realizar análises de produtividade científica e comparação de resultados com parceiros no mundo inteiro. Tomando por base o conjunto de registros da Web of Science, o InCites congrega ferramentas de análise e métricas que ensejam qualificar os resultados de pesquisa.
Um atributo complexo que leva em conta vários fatores, a qualidade da pesquisa envolve importância, originalidade, rigor e impacto. Como não há uma formulação matemática capaz de quantificar a “qualidade”, um conjunto de diferentes indicadores baseados em citações é utilizado para qualificar os outputs de pesquisa na forma de publicações e citações. Este é o campo dos estudos bibliométricos [1] que, ano a ano, conquista mais adeptos entre profissionais da informação, acadêmicos e decisores. 
O impacto de pesquisa é a medida em que a publicação, o trabalho de um pesquisador ou o trabalho de um grupo de pesquisa atinge, influencia e ajuda a construir novas pesquisas e resultados científicos. Identificar pesquisa de impacto pode ajudar pesquisadores e instituições a realizar investimentos mais qualificados e relevantes para a sociedade e para a própria ciência. Como resultado, torna-se possível analisar o impacto de um artigo, de um autor, de uma revista, de uma instituição/organização, até mesmo o impacto científico de um país. Ainda que o impacto de uma pesquisa possa ser medido de várias maneiras, incluindo métodos qualitativos como a revisão por pares e especialistas; e os métodos de análise quantitativa como a publicação e rastreamento de citações, todos os métodos de cálculo têm limitações e os resultados gerados por esses métodos devem ser interpretados com precauções. 

25 abril 2016

Workshop de Publicação Científica

AJE Workshop
Como um pesquisador pode aumentar suas chances de publicar seu artigo e ser altamente citado? De início é necessário ter uma profunda compreensão do processo de estruturação, formatação e publicação de artigos científicos. Para fornecer essas informações e construir esses conhecimentos, o Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBiUSP), em conjunto com a American Journal Experts (AJE), está promovendo o Workshop de Publicação Científica – AJE na USP, em duas edições: 19 ou 20 de maio de 2016. (Obs. Os workshops são gratuitos e abertos).
Público-alvo: docentes, pós-doutorandos, doutorandos e mestrandos de universidades, institutos e centros.
Objetivo: O objetivo do Workshop de Publicação Científica – AJE na USP é apresentar aos participantes informações que tornem o processo de produção do artigo científico, assim como a submissão do mesmo, mais rápido, eficiente e eficaz. 
Local: Auditório Safra da Biblioteca da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA/USP) – 05508-010, Avenida Professor Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária (USP), São Paulo, São Paulo
Inscrições: Faça a sua opção:  
TURMA 1: 19 de maio de 2016 - Quinta-feira (9h – 17h) ou 
TURMA 2: 20 de maio de 2016 - Sexta-feira (9h – 17h) 

Programação:  http://migre.me/tBO0X

12 abril 2016

Workshop Scopus - ScienceDirect ​- Mendeley na USP

O SIBiUSP, ​por meio da organização de suas Bibliotecas, em parceria com a Empresa Elsevier, promove o Workshop das Bases Scopus, ScienceDirect ​& Mendeley, em maio de 2016.
O treinamento é gratuito e tem como objetivo propiciar aos docentes, pesquisadores, alunos de graduação, alunos de pós-graduação e equipes bibliotecárias a oportunidade de conhecerem os conteúdos e recursos disponíveis nas fontes de informação descritas a seguir.
​​Scopus​: Base de resumos e referências bibliográficas de literatura científica revisada por pares, com cerca de 21.000 títulos de 5.000 editoras internacionais.
​​ScienceDirect​: Coleção eletrônica com 2.500 periódicos, 30.000 livros e mais 12 milhões de artigos em texto completo.
​​Mendeley​: Gerenciador de referências e rede social científica.

Workshop Scopus – ScienceDirect – Mendeley – Piracicaba
Data: 02/05/2016
Horário: 9h – 12h
Local: Anfiteatro Epaminondas Ferraz.
Centro de Energia Nuclear na Agricultura – CENA/USP
Av. Centenário, 303 – Piracicaba – SP
Ministrante: Sergio Vidal (Elsevier)
Link para inscriçõeshttp://bit.ly/Scopus_CENA_2016


11 abril 2016

Sabe das últimas tendências em publicação científica?

  
© 3379 / iStock / Getty Images / ThinkstockSpringer Nature Webinars é uma série de conferências transmitidas em tempo real pela internet que abordam diversos aspectos da publicação de artigos científicos e que são de interesse do público acadêmico, do aluno de iniciação científica ao pesquisador sênior. O objetivo é ser uma fonte de atualização profissional tanto para autores e revisores de artigos acadêmicos como para editores de periódicos.
Ao longo de 2016, especialistas discutirão temas como técnicas de escrita acadêmica, a utilidade do identificador digital ORCID, plágio e outros tipos de má-conduta. As apresentações têm 1h de duração, seguida de 30 minutos para perguntas da plateia. A participação é gratuita e as vagas são limitadas. Confira a programação e inscreva-se.

Fique por dentro dos próximos webinars. Confira a programação em nosso website


  

06 abril 2016

Russian Science Citation Index na Web of Science

A Thomson Reuters fez parceria com a Russia’s Scientific Electronic Library para criar uma nova base de dados das publicações científicas da Rússia, introduzindo o Russian Science Citation Index (RSCI) que já se encontra disponível para pesquisa diretamente 
na Web of Science.

Acesso: http://migre.me/trNvk

01 abril 2016

Estudo mostra que colaborações científicas no Brasil ainda são influenciadas pela proximidade entre pesquisadores

Ocrescimento da colaboração entre pesquisadores brasileiros ainda é bastante influenciado pela proximidade geográfica dos parceiros. O achado, obtido a partir da análise dos dados de mais de 1 milhão de currículos acadêmicos da Plataforma Lattes, sugere que os avan- ços em tecnologias de comunicação não foram fortes o bastante para derrubar os efeitos da distância na hora de semear parcerias em artigos científicos. O peso da proximidade continua muito importante, indica artigo publicado em janeiro por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do ABC no Journal of the Association for Information Science and Technology. Segundo o estudo, uma distância de 100 quilômetros (km) entre dois pesquisadores brasileiros reduz a probabilidade de colaboração em 16,3% em média. Mas o efeito não é linear. Um aumento de 300 km na distância diminui a probabilidade de cooperação em 41,3%. Observou-se, ainda, que o fenômeno atinge de modo peculiar as colaborações em diferentes áreas do conhecimento (ver gráfico). Por exemplo: uma distância de 400 km entre dois pesquisadores reduz em 40% as chances de publicar um trabalho em colaboração se eles forem das áreas de linguística, letras e artes, enquanto o impacto chega a 65% caso eles pertençam ao campo das ciências agrárias, exatas e da Terra.
Leia mais: http://migre.me/tp9Mv

23 março 2016

Lançamento do Portal de Livros Abertos da USP

O Sistema Integrado de Bibliotecas da USP – SIBiUSP anuncia o lançamento do Portal de Livros Abertos da USP, no dia 18 de março de 2016, com o objetivo de agregar, divulgar e conferir maior visibilidade e acessibilidade aos livros publicados em acesso aberto, por docentes e funcionários técnico-administrativos da USP e dispersos em páginas pessoais, blogs e sites da Universidade.
Open Access BooksPara o lançamento do Portal de Livros Abertos da USP serão disponibilizadas mais de 40 obras, mas esse número deverá crescer nos próximos meses.  Há livros em fase de análise, mas também com o lançamento da plataforma os autores poderão solicitar a inclusão de suas obras no Portal. Para que o livro fique disponível é necessário que o detentor dos direitos autorais efetive o pedido que passará por uma análise pela equipe do Portal.
Portal de Livros Abertos da USP reúne livros de todas as áreas do conhecimento, o acesso aos seus conteúdos é gratuito e dispensa o uso de senha. Outra característica é que cada livro apresenta o Identificador de Objeto Digital (DOI), o qual permite sua identificação e localização precisa em sistemas diversos, tal como o registro, na Plataforma Lattes, de currículos de pesquisadores brasileiros e outros catálogos e bases de dados. Acesso através do link: livrosabertos.sibi.usp.br.

03 março 2016

A luta pela visibilidade - Divulgar um artigo científico é tão importante quanto publicá-lo

A possibilidade de aumentar a ressonância das produções científicas de modo a alcançar um público mais amplo tem feito com que muitos pesquisadores adotem as mídias sociais como ferramenta de divulgação de seus estudos. Não por acaso, a integração dessas plataformas à rotina do trabalho em laboratório é crescente, em parte porque elas permitem identificar o alcance e a influência dos artigos por meio da análise de menções em sites, redes sociais, número de downloads e de compartilhamentos no Twitter e Facebook. Hoje, 13% dos cientistas do mundo usam o Twitter como plataforma para a divulgação e discussão de estudos científicos, segundo um artigo publicado pela revista científica PLoS One.   Leia mais: http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2016/02/096-097_Carreiras_240.pdf?f7171d



02 março 2016

Google Docs: crie documentos de texto apenas usando o recurso de reconhecimento de voz

Um recurso pouco conhecido no Google Docs, disponível há cerca de 6 meses, é a ferramenta de digitação através do reconhecimento por voz. Através desse recurso é possível capturar toda a narração e transformá-la em texto. Esse tipo de funcionalidade é excelente como ferramenta de acessibilidade, estudo, ou em reuniões de trabalho. A digitação por voz está disponível somente para o navegador Google Chrome, ou para os aplicativos em dispositivos móveis.
Existem dezenas de idiomas suportados pelo reconhecimento de voz, porém para poder formatar o texto e inserir pontuação, por enquanto, só é possível através de comandos narrados em inglês. O idioma do usuário também precisa estar configurado na língua americana. Não foi divulgada uma previsão de data para o lançamento do recurso de formatação de texto através do comando de voz em outros idiomas.

Para usar a digitação por voz, siga os passos descritos abaixo: 

1 - Verifique se o microfone está funcionando.
2 - Abra um documento no Google Drive usando o navegador Google Chrome.
3 - Clique em Ferramentas > Digitação por voz. Será exibida uma janela com o controle do microfone.













4 - Quando você estiver preparado para falar, clique no ícone em formato de microfone.
5 - Fale claramente, em volume e ritmo normais. 










6 - Ao terminar, clique novamente no microfone.

Corrigir erros durante a digitação por voz

Se você cometer um erro durante a digitação por voz, posicione o cursor no erro e corrija-o sem desativar o microfone. Depois de corrigir o erro, mova o cursor para a posição de onde você deseja continuar. 
O ideal é que o ambiente seja o mais silencioso possível para evitar interferências durante a captura da narração. É possível realizar a digitação por voz por meio de uma gravação de som que for executada próxima ao microfone do computador.